Como escolher as cortinas certas para a sua casa?

As cortinas são essenciais para decorar e oferecer proteção, segurança e privacidade. Por isso, é possível encontrar cada vez mais estilos e é importante entender quais são os mais adequados para incorporar à nossa casa.
Como escolher as cortinas certas para a sua casa?

Última atualização: 26 Maio, 2021

As pessoas dedicam muita atenção e importância aos momentos de planejamento, análise e escolha de todos os detalhes das suas casas, pois estes são aspectos fundamentais para criar um espaço que se adapte às suas preferências. Isso também envolve escolher as cortinas certas.

As cortinas cumprem funções específicas, como, por exemplo, tornar o ambiente mais agradável. Além disso, a diversidade de estilos permite que elas sejam usadas ​​para fazer combinações, para complementar outros acessórios e para destacar cores ou detalhes. Inclusive, com elas é possível até mesmo focar mais a atenção dos visitantes.

Escolher as cortinas certas também é essencial para se proteger da luz solar que pode passar pelas janelas e interromper o conforto, principalmente quando a escuridão é necessária para manter um sono profundo. Elas são ideais para encontrar tranquilidade, privacidade e segurança.

Dicas para escolher as suas cortinas corretamente

Sendo um elemento tão importante para a decoração e as necessidades de cada uma das nossas casas, há cada vez mais variedade nos estilos de cortinas no mercado.

Por isso, é preciso ter em mente que o ideal não é recorrer à compra de qualquer uma apressadamente, mas sim reservar um tempo para analisar e considerar todos os fatores que são determinantes. A seguir, vamos dar algumas dicas para fazer a sua escolha.

1. Determinar o objetivo principal da cortina

Para escolher as cortinas certas, é preciso pensar em qual será a principal tarefa desse novo elemento que vai ser incorporado. Isso ocorre porque pode haver objetivos diferentes:

  • Expandir a decoração e manter o estilo. Ou seja, fazer com que a cortina reforce a ideia de um lugar moderno, rústico ou tradicional.
  • Destacar uma determinada parte do local.
  • Iluminar uma sala ou quarto que esteja opaco.
  • Neutralizar a luz em um espaço com luminosidade excessiva que se torna desconfortável.
  • Ajudar a manter ou aumentar a temperatura do local.

Neste ponto, também é importante esclarecer que nem todas as cortinas da casa precisam iguais, pois podem existir necessidades diferentes em cada local.

Abrir a janela pela manhã
As cortinas têm uma função primordial de regular a luz que entra nos espaços.

2. As medidas são importantes

Antes de comprar as cortinas, é preciso medir as janelas. Esta etapa sempre deve ser executada para que, na hora da instalação, todos os vidros fiquem cobertos, a aparência planejada seja obtida e seja proporcionado o bem-estar procurado pelas pessoas.

Com o conhecimento das medidas, também será possível adquirir os varões corretos para pendurar as cortinas. Este aspecto às vezes é esquecido, mas é algo fundamental para evitar a aquisição de suportes que fiquem curtos ou sejam pouco resistentes.

3. A escolha da cor 

A escolha da cor é um dos pontos mais importantes ao escolher uma cortina, pois é um fator muito notório que pode ajudar a realçar o local ou tirar a sua harmonia.

A maneira mais comum de fazer uma boa escolha é selecionar um tom de cor que seja da mesma gama das paredes, sofás ou almofadas. Inclusive, é possível usar a mesma cor das paredes se quisermos que tudo funcione como um conjunto.

No entanto, outra alternativa bem vista é selecionar uma cor que contraste com a das paredes e móveis, para formar um jogo agradável aos olhos. Esta opção é bem-sucedida desde que sejam selecionadas as combinações adequadas.

4. Selecionar o estilo de acordo com a necessidade

Existem vários tipos de cortinas com diferentes tecidos e texturas. Cada um deles é mais adequado para uma necessidade. Portanto, é importante reconhecê-los para obter um resultado consistente:

  • Os tecidos de seda são os mais indicados quando a prioridade é a decoração. Este tipo de cortina dá um toque de elegância e modernidade.
  • O algodão é ideal para decorar preservando um estilo mais natural do que sério. Além disso, é essencial para ajudar a manter ou aumentar a temperatura da casa.
  • Os modelos de tule são para quando se deseja que a luz solar entre no ambiente, mas, ao mesmo tempo, seja mantida a privacidade e a segurança. Este tipo de cortina é amplamente utilizado nos quartos durante o dia.
  • O tecido espesso ou o veludo podem ser muito procurados para os quartos, especialmente para que não entre nenhuma luz durante a noite e se consiga dormir sem desconforto. Pode ser usada juntamente com uma cortina de voil para que o local não fique escuro o tempo todo.

5. Definir uma boa altura e disposição para escolher as cortinas certas

Cabe notar que, se possível, a cortina deve ser instalada a partir de uma boa altura. É aconselhável que isso seja feito quase desde o teto para que todo o espaço adquira amplitude.

As cortinas nunca podem ficar curtas, porque esteticamente não se conseguiria uma boa aparência e, como resultado, pode entrar alguma luz intensa que causaria incômodo.

O mais aconselhável é que elas toquem o chão. Podemos até mesmo deixá-las cair alguns metros para fazer a janela parecer maior e mais moderna.

Cortinas de várias cores
É importante escolher o tamanho certo das cortinas. Recomenda-se que elas cheguem até o chão.

Planejar, idealizar e escolher as cortinas certas para a sua casa

Nunca se deve improvisar nas medidas, pois é possível que seja comprada uma cortina que não atenda aos requisitos de largura e comprimento.

Se quiser incluir um estilo mais ousado, é possível comprar cortinas estampadas. No entanto, é preciso garantir que não haja um excesso de figuras que sobrecarregue o local.

Se houver muitas texturas em todo o ambiente, é recomendável usar cortinas lisas para que possam se misturar e equilibrar o espaço. Assim, como você deve ter percebido, é o entorno da própria cortina que determina a sua coerência ou não com o espaço que está sendo decorado.

Pode interessar a você...
Como fazer cortinas com materiais reciclados?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como fazer cortinas com materiais reciclados?

A reciclagem nos permite economizar e personalizar o nosso lar. Saiba como fazer as suas próprias cortinas com materiais reciclados.



  • Madrigal J. Guía práctica de interiorismo y decoración [Internet]. Puerto Rico: OBRAPROPIA; 2012. [citado 23 de febrero de 2021]