Descubra como fazer uma decoração com tons neutros na sua casa

26 Agosto, 2020
Um recurso estilístico muito popular na decoração de interiores é o uso de tons neutros. Eles permitem trazer mais luz para a casa e brincar com outras cores mais vibrantes.

Nossa casa é o refúgio onde passamos mais tempo. Torná-la um espaço harmonioso e equilibrado pode ser uma tarefa simples e barata se seguirmos essas dicas práticas. A seguir, mostramos como fazer uma decoração com tons neutros.

Usar uma paleta de cores neutras para decorar a casa é uma aposta segura. Esta opção nunca sai de moda e é muito versátil para combinar com qualquer estilo de mobília. Descubra os segredos dos tons neutros mais usados ​​na decoração de interiores: o branco, o cinza e o bege.

Como fazer uma decoração com tons neutros

O que é uma cor neutra?

As cores neutras têm a particularidade de poderem se combinar com outras cores. É por isso que são tão úteis e atemporais. Cores neutras não criam choques visuais e não competem, no que diz respeito ao contraste com outras cores. Poderíamos dizer que são cores básicas nas quais toda a paleta ou faixa de cores é bem recebida.

As cores neutras mais usadas em qualquer tipo de projeto entre os decoradores são o bege, o branco (com todos os seus tons, branco areia, branco pele, branco dente …) ou cinza. Também há algumas variedades de preto ou azul.

Esses tons pasteis ajudam a integrar qualquer textura ou móveis em um só lugar. Essas cores neutras podem ser usadas em tons frios ou quentes; até a mistura de ambas pode ser uma escolha muito boa.

A luminosidade

Sala iluminada
Os tons neutros proporcionam uma maior luminosidade às salas, com uma melhor recepção da luz externa ou de luzes artificiais claras.

Qualquer casa iluminada com muita luz natural é um sucesso por si só. Além disso, a iluminação, natural ou artificial, faz a diferença entre um ambiente comum e outro mágico.

É óbvio que a luz reflete e banha todos os objetos e móveis, incluindo as paredes. Portanto, é conveniente usar tons neutros que suavizam e dão harmonia ao espaço.

Por isso, tente sempre escolher lâmpadas quentes para ambientes onde quiser transmitir relaxamento e tranquilidade.

Leia também: Princípios da decoração japonesa para usar em casa

O contraste de tonalidades em uma decoração com tons neutros

Um recurso amplamente utilizado na decoração são os contrastes de cores. Para essa técnica estilística, as cores neutras são a ajuda ideal, já que sobre elas é possível colocar peças mais ousadas ou chamativas que quisermos destacar.

Qualquer tipo de mobiliário ou obra de arte fica bem em uma parede pintada em tons neutros. Lembremos, por exemplo, das salas de exibição de museus de arte, onde são exibidas obras de escultura e pintura de tantos períodos da história.

A escolha da cor complementar

Decoração colorida
A partir de um fundo neutro, os elementos poderão brilhar em cores intensas. Escolha aquele que melhor se adapte ao seu gosto.

Se estivermos com problemas para decidir sobre uma cor ou outra, podemos recorrer à cromoterapia: as propriedades de cada cor sobre a nossa saúde, emoções e estado de espírito. Conhecer esses benefícios pode nos ajudar a tomar a decisão certa a respeito de qual cor escolher.

As cores neutras não se destacam na cromoterapia. Em vez disso, procuraremos entre as cores mais fortes para dar personalidade ao ambiente e destacar a neutralidade:

  • Amarelo: melhora a concentração.
  • Laranja: cor que aprimora a criatividade e fornece calor.
  • Vermelho: estimulante, deve ser usado com cautela, em detalhes ou em paredes pequenas.
  • Rosa: estimula os sentidos.
  • Violeta: a cor da espiritualidade.
  • Azul: ajuda a relaxar.
  • Verde: cor muito equilibrada.

Leia também: Como redecorar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz

Acessórios decorativos em tons neutros

Finalmente, ao decorar uma parede, você pode misturar diferentes técnicas ou materiais nos tons neutros que escolher. Você pode ousar, por exemplo, usando o vinil.

O vinil é o complemento ideal para personalizar e projetar o estilo da sua casa em uma parede. Além disso, não deve apenas ser relegado aos temas infantis nos quartos das crianças; há inúmeras possibilidades para usá-lo em outros ambientes.

O papel de parede é outra opção para destacar algumas áreas da casa ou paredes soltas no mesmo ambiente. Por isso, vemos novamente a importância de usar cores neutras, que nos permitam expandir as possibilidades decorativas sem rigor.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as cores suaves ou neutras e os benefícios de usá-las em sua casa. Decorar sua casa com tons neutros abre um grande número de opções para brincar com acessórios, móveis, iluminação e algumas paredes específicas.

  • Ikeda, T., Matsuyoshi, D., Sawamoto, N., Fukuyama, H., & Osaka, N. (2015). Color harmony represented by activity in the medial orbitofrontal cortex and amygdala. Frontiers in Human Neuroscience. https://doi.org/10.3389/fnhum.2015.00382
  • Yousuf Azeemi, S. T., & Raza, S. M. (2005). A critical analysis of chromotherapy and its scientific evolution. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1093/ecam/neh137
  • Elliot, A. J. (2015). Color and psychological functioning: A review of theoretical and empirical work. Frontiers in Psychology. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00368