Como redecorar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz

26 Fevereiro, 2020
Redecorar a sua casa pode fazer a diferença entre ter um relacionamento feliz ou não. Quer saber mais a respeito do tema e de como você pode fazer mudanças no seu lar com esta finalidade?
 

É possível redecorar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz. No entanto, talvez você nunca tenha pensado nessa possibilidade.

Por esse motivo, neste artigo, você descobrirá como o design da sua casa afeta a convivência. Além disso, daremos mais algumas dicas para que o seu relacionamento seja mais positivo.

Você já ouviu falar no termo neuroarquitetura? Talvez não, embora muitos estudos estejam analisando esse conceito, afirmando que o design da casa pode ter um impacto importante no nosso estado emocional.

Use os princípios da neuroarquitetura para redecorar a sua casa

Casal planejando reforma
Os hábitos do casal devem ser levados em consideração para projetar uma casa funcional que favoreça o bem-estar de ambos.

Antes de começar a modificar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz, é necessário conhecer os princípios da neuroarquitetura. O que esse conceito leva em consideração? Aspectos importantes como privacidade, materiais e cores utilizados, janelas e iluminação, móveis e design.

Fazer uma análise prévia da situação é essencial. Por exemplo, se os dois membros do relacionamento trabalham em casa, um aspecto importante será a iluminação. Segundo a neuroarquitetura, um espaço bem iluminado aumenta a produtividade.

 

Quer mais dicas? Então leia: Ideias que tornarão sua casa mais aconchegante

Redecorar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz

Agora que você sabe algo sobre a neuroarquitetura, recomendamos que descubra como pode redecorar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz. A seguir, discutiremos alguns tópicos sobre os quais você deve refletir e, dependendo do que você precisar, poderá optar por uma ou outra forma de design.

Em busca de intimidade

O espaço íntimo do casal
Procure itens que deem um toque de intimidade ao ambiente. Assim, você favorecerá os momentos íntimos com o seu parceiro.

A falta de intimidade em um relacionamento é algo que, depois de muitos anos, torna-se um aspecto preocupante. Os encontros sexuais não são tão frequentes e parece que, pouco a pouco, vocês vão se distanciando. Se isso estiver incomodando o casal, uma opção é fazer sessões de terapia com um psicólogo especializado. Além disso, você também pode tentar modificar a decoração da sua casa.

O primeiro item a ser levado em consideração é a iluminação. Diminua a intensidade quando estiver em momentos de lazer. A iluminação tênue aumenta o nível de intimidade. Além disso, você pode adicionar algumas velas. Por último, recomendamos que você reserve um tempo de qualidade para estar com a outra pessoa.

 

Menos discussões

Redecorar a sua casa pode ter um objetivo claro: acabar com as discussões “bobas”. Embora isso possa ser um indicativo de má gestão emocional ou de problemas na comunicação, podemos alterar o ambiente para promover o bem-estar. Para fazer isso, você deve se concentrar nas janelas.

  • Remova qualquer cortina que possa impedir a entrada de luz natural.
  • Manter as janelas orientadas para uma paisagem clara é essencial.
  • Se houver poucas janelas ou nenhuma que tenha uma vista bonita, você pode colocar um quadro ou imagem de uma paisagem em um local visível da casa.
  • Em momentos de sol, deixe-o entrar na casa.

Não deixe de ler: 6 discussões que todo casal feliz tem

Um espaço mais confortável

Quarto de casal aconchegante
Crie espaços tranquilos e confortáveis ​​para passar um tempo juntos.

Se você deseja redecorar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz, o espaço precisa ser mais confortável. Se o ambiente for aconchegante, certamente também haverá bem-estar, e isso se traduzirá em conforto e redução do estresse das pessoas que vivem no local. Portanto, você deve prestar atenção ao seguinte:

  • Colocar plantas de interior proporcionará mais beleza e conforto à casa.
  • Pintar as paredes de verde ou de um amarelo quente reduzirá o estresse.
 
  • Não acumular lixo ou objetos inúteis proporcionará tranquilidade ao ambiente.

Estes são alguns pequenos detalhes que irão ajudá-lo a redecorar a sua casa para ter um relacionamento mais feliz. Por outro lado, se houver bagunça, cores espalhafatosas e móveis que não estejam de acordo com o seu gosto, isso pode afetar o relacionamento.

Portanto, recomendamos que você siga estas dicas: doe tudo que não usar e evite a luz artificial. Se você tiver janelas, permita que a luz natural entre livremente.

Você já tinha parado para pensar em como a sua casa afeta o seu relacionamento?

 
  • Muratori, Marcela, Zubieta, Elena, Ubillos, Silvia, González, José Luis, & Bobowik, Magdalena. (2015). Felicidad y Bienestar Psicológico: Estudio Comparativo Entre Argentina y España. Psykhe (Santiago)24(2), 1-18.
  • Noriega, F. M., Rodríguez, M. Á. J., Heppell, S., & Bonet, N. S. (2016). Creando espacios de aprendizaje con los alumnos para el tercer milenio. Bordón. Revista de pedagogía68(1), 61-82.
  • Pozos Gutiérrez, José Luis, Rivera Aragón, Sofía, Reyes Lagunes, Isabel, & López Parra, María Sughey. (2013). Escala de felicidad en la pareja: Desarrollo y validación. Acta de investigación psicológica3(3), 1280-1297. Recuperado en 08 de marzo de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-48322013000300008&lng=es&tlng=es.
  • Sosenski, Susana, & López León, Ricardo. (2015). La construcción visual de la felicidad y la convivencia familiar en México: los anuncios publicitarios en la prensa gráfica (1930-1970). Secuencia, (92), 193-225. Recuperado en 08 de marzo de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0186-03482015000200008&lng=es&tlng=es.
  • Sutil, L., & Perán, J. (2012). Neuroarquitectura y comportamiento del consumidor: una propuesta de modelo de diseño. Barcelona: Revista de Universidad Rey Juan Carlos.