A melhor maneira de fazer um mural infantil

17 de fevereiro de 2019
Apresentaremos algumas ideias para que inclua um mural infantil no quarto das crianças. Um mural é um excelente coringa na decoração.

Não é preciso preencher toda a parede e nem recorrer às cores mais intensas para conseguir um mural infantil bonito e apropriado para o quarto de seu filho. Atualmente o que se procura é saber aproveitar os espaços e somar detalhes discretos em todos os sentidos: cor, textura, formas, quantidades, etc.

Aspectos preliminares a considerar

As paredes do quarto devem ser preferencialmente lisas, já que podem existir relevos o que torna muito mais difícil realizar traços à mão livre e criar formas. Por outro lado, a melhor forma de fazer murais infantis é optar pelo minimalista. Desta maneira, pode-se conseguir um desenho simples, mas com uma estética muito atraente que, além disso, é uma tendência dominante.

O que deve ser evitado na hora de fazer um mural infantil? As cores escuras, elétricas, os desenhos animados e os desenhos sobrecarregados, já que eles costumam entediar e sair de moda rapidamente. Ainda, devemos lembrar que as crianças crescem.

Portanto, não se pode pretender que mantenham sempre a mesma decoração que quando eram bebês. Por isso, o melhor que podemos fazer é pintar um mural que seja bonito, simples e que possa lhes agradar pelo tempo que for possível.

Não deixe de ler: 6 dicas para decorar quartos pequenos

Algumas ideias para o mural infantil

1.- Nuvens

A melhor maneira de fazer um mural infantil é usar os desenhos que seu filho escolher

Uma das maneiras mais simples e atraentes de fazer um mural infantil é pintar a parede de uma cor em particular e desenhar umas duas ou três nuvens de diferentes tamanhos. Em seguida, pinte-as de um ou vários tons de uma cor clara, que não tem necessariamente de ser branca.

Na verdade, o melhor é criar um certo efeito visual com tons diferentes para adicionar beleza e profundidade; porque embora o desenho seja simples, a cor vai fazer com que o quarto pareça muito bem decorado.

Por exemplo, se o quarto é para uma menina, você pode pintar a parede em uma cor lilás e adicionar algumas nuvens em tons diferentes de rosa pastel, deixando apenas uma nuvem branca no lugar que quer que seja mais chamativo aos olhos. Desta forma, conseguimos recriar um belo entardecer.

Por outro lado, se o quarto é para um menino, você pode pintar uma parede de tom azul ou verde e adicionar várias pequenas nuvens de cor branca. E no caso de termos escolhido algum tom de verde para o fundo, criaremos a sensação de que o fundo é uma montanha ou uma paisagem natural. Em suma, este tipo de parede é muito simples e é adequada tanto para bebês quanto para crianças.

2.- Árvores e plantas

Outro tipo de mural infantil muito popular é aquele que tem plantas e árvores. O mais comum é a típica árvore do bosque de um conto de fadas, que pode incluir alguns animais. Por outro lado, muitas pessoas optam por pintar apenas a silhueta da árvore. Desta forma não é tão “infantil” aos olhos e obtém uma aparência mais “atemporal” no quarto.

No que diz respeito a este tipo de parede, é necessário salientar que não só pode-se pintar árvores e galhos. Também pode-se pintar variedades diferentes de plantas, como uma floresta de bambu, palmeiras, grama ou cactos, entre outros. Tudo vai depender do tipo de paisagem que mais lhe convier para o quarto.

Além disso, não se deve limitar a criar uma paisagem típica. Pode-se pintar a parede de um tom claro ou pastel e adicionar várias árvores ou plantas pequenas, ao estilo dos desenhos do tipo “papel de parede”, que incluem elementos de repetição. Estes podem ser distribuídos horizontalmente e verticalmente, e até na diagonal. Tudo vai depender do nosso gosto e habilidade.

Pode lhe interessar: Frutas e ervas para aliviar problemas digestivos

3.- Mapa-múndi

Hoje, os mapas do mundo são populares na decoração de interiores como nunca se viu antes. Portanto, não deveríamos perder a oportunidade de decorar o quarto dos nossos filhos com este desenho. A característica que chama mais a atenção nos mapa-múndi é que servem perfeitamente para criar apresentações diferentes.

Por exemplo, você pode pintar o mural como se fosse um globo (com tons de terra com um fundo azul) ou pode pintar a parede de um tom único e destacar a silhueta dos continentes com dourado. No entanto, para obter a aparência de um verdadeiro mural infantil, podemos fazer o seguinte:

  • Deixar a parede em branco e pintar os continentes coloridos. Posteriormente podemos adicionar adesivos com árvores, animais e outros elementos de acordo com a área. Assim o conjunto ficará muito simpático e chamativo.
  • Você pode pintar a parede de uma cor neutra e os continentes de uma tonalidade diferente. As bordas são realçadas com branco e no centro de cada continente escreva palavras ou mensagens positivas tais como: “sonhe”, “sorria”, “compartilhe”, “acredite”, entre outras. Você também pode escrever os nomes dos continentes com o tipo de fonte que mais lhe agradar.
  • Outra opção muito apropriada para o quarto das crianças é mudar o típico mapa-múndi pelo mapa de uma obra de fantasia, como Nárnia ou da Terra Média.

4.- Figuras geométricas

A melhor maneira de fazer um mural infantil é usar figuras geométricas

As figuras geométricas são um dos desenhos mais modernos e fáceis de fazer. Decoram o quarto, mas não o sobrecarregam muito, portanto, não monopolizam toda a visão e permitem visualizar o quarto como um todo. Assim como os mapa-múndi, admitem diferentes desenhos. Algumas das melhores ideias para fazer um mural infantil são:

  • Deixe a parede em branco e desenhe várias figuras geométricas de tamanho pequeno. Pode-se colorir apenas a borda de cores diferentes ou preencher completamente.
  • Outra opção muito moderna e chamativa é desenhar uma mesma figura geométrica, de vários tamanhos, na parte central da parede e colori-la com efeito aquarela. Não é preciso se ocupar muito com as linhas. Pelo contrário, é preferível que a cor fuja das bordas e se dissemine na parede. Desta forma, conseguimos obter um projeto bonito e criativo.
  • Aos pais mais aventureiros, recomendamos pintar a parede de uma cor e desenhar um labirinto, exatamente como aqueles que costumam vir nas revistas de passatempo.

Lembre-se de que o quarto das crianças é um lugar que deve ser suficientemente divertido para. Ainda assim não devemos deixar de lado o conforto e o recolhimento. Afinal, elas também devem reabastecer as energias depois de um dia de escola ou uma tarde brincando.