Como cuidar dos dentes no verão

Durante o verão, há uma maior probabilidade de ter sensibilidade dentária. Além disso, as atividades fora de casa dificultam a higiene bucal frequente. Como cuidar dos dentes no verão?
Como cuidar dos dentes no verão

Última atualização: 07 Outubro, 2020

Você quer saber como cuidar dos dentes no verão? O verão é uma época em que saímos mais de casa, saímos de férias, comemos fora, tomamos sorvete, refrigerantes, doces, etc. Por isso, não damos tanta atenção à higiene bucal adequada.

Muitas vezes, esquecemos de escovar os dentes ou de usar fio dental várias vezes ao dia. Felizmente, existem algumas dicas que podem nos ajudar a cuidar dos dentes no próximo verão. Coloque-as em prática!

Sensibilidade dentária

A patologia que ocorre com mais frequência no verão é a sensibilidade dentária, devido ao consumo de alimentos frios e doces. A hipersensibilidade dentária é uma sensação que ocorre quando o estímulo frio atinge a polpa dentária. Isso pode ocorrer por vários motivos, como:

  • Exposição da raiz do dente devido a uma retração da gengiva.
  • Periodontite.
  • Alimentos ácidos que corroem o esmalte.
  • Exposição da dentina.
  • Desgaste do esmalte.
  • Escovação muito agressiva, que causa abrasão no esmalte.
  • Bruxismo.
Mulher tomando sorvete
O consumo de alimentos frios no verão pode causar problemas como o aumento da sensibilidade nos dentes.

Como o estímulo atinge a polpa dentária?

A dentina é composta por uma estrutura microtubular. Os microtúbulos são orientados de forma a permitir que o estímulo alcance facilmente a polpa a partir da superfície da dentina. Essa dentina é naturalmente protegida por uma camada superficial, seja de esmalte, se for a coroa, ou cemento, se for a raiz.

Quando exposta por qualquer uma das razões acima mencionadas, o estímulo passa pelos microtúbulos da dentina e atinge a polpa, onde os nervos recebem essas informações e as enviam sob a forma de dor ou punção.

Descubra também: Higiene bucal das crianças

Como a sensibilidade é diagnosticada?

A dor sempre aparece quando estimulada por alimentos doces, frios, ácidos ou quentes. Também ao respirar ar frio ou escovar os dentes. É uma dor intensa e de curta duração. Se a dor for persistente, é melhor buscar atendimento odontológico para obter um diagnóstico preciso.

Como podemos tratá-la?

Corrigir maus hábitos alimentares e aprender a escovar corretamente são os dois pontos fundamentais. Há também uma ampla gama de produtos farmacêuticos, como cremes dentais, géis e enxaguantes bucais, para tratar a patologia profissionalmente. Estes produtos sempre devem ser recomendados pelo dentista.

Dicas para cuidar dos dentes no verão

Mulher escovando os dentes
Garantir uma higiene bucal adequada é a chave para cuidar dos dentes no verão. É essencial escovar e passar fio dental várias vezes ao dia.
  • Beba bastante água para evitar a desidratação, mantendo assim a quantidade de saliva necessária para preservar adequadamente os dentes e impedir o ressecamento da mucosa e dos lábios.
  • Mantenha uma dieta equilibrada, priorizando a ingestão de vegetais, frutas e peixes. Tente evitar, ou pelo menos reduzir ao máximo, o consumo de outros produtos, como carne e refeições pesadas.
  • Tente reduzir o consumo de refrigerantes, uma vez que eles contêm uma grande quantidade de açúcar e são ácidos. Essas duas condições podem prejudicar os seus dentes.
  • Tenha cuidado com traumas ao praticar esportes ou atividades ao ar livre. Use um protetor bucal sempre que necessário e, em caso de lesão, procure um dentista com urgência.
  • Cuide da higiene bucal. Embora estejamos de férias, a escovação é necessária após cada refeição, o uso de enxaguante bucal e fio dental também é relevante. Não esqueça que a escovação mais importante do dia é aquela antes de ir para a cama. Cada escovação deve durar aproximadamente 2 minutos.
  • Mascar chiclete sem açúcar. Se você não consegue escovar os dentes, mascar chiclete sem açúcar ajuda a limpá-los mecanicamente. Também aumenta a quantidade de saliva. O melhor é optar por produtos adoçados com xilitol, pois essa substância impede o desenvolvimento de cáries. No entanto, é errado pensar que o chiclete substitui a escovação.
  • Cuidado com cloro. O cloro presente na água da piscina afeta o pH da boca, ajudando a desmineralizar o esmalte. Para combater esse efeito, a melhor solução é usar uma pasta com flúor e um enxaguante bucal específico recomendado pelo dentista.

Conclusão

Para cuidar dos dentes no verão, é importante prestar atenção aos hábitos de higiene bucal e a todos os fatores que podem causar sensibilidade. Além disso, tente manter bons hábitos alimentares e tome medidas preventivas ao realizar atividades que o exponham a lesões.

Pode interessar a você...
Produtos naturais para branquear os dentes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Produtos naturais para branquear os dentes

Estão na moda os tratamentos odontológicos para branquear os dentes. Com produtos naturais, menos abrasivos e mais baratos podemos conseguir isso.



  • Pashley DH. How can sensitive dentine become hypersensitive and can it be reversed?. J Dent. 2013;41 Suppl 4(0 4):S49–S55. doi:10.1016/S0300-5712(13)70006-X
  • Cunha-Cruz J, Wataha JC, Heaton LJ, et al. The prevalence of dentin hypersensitivity in general dental practices in the northwest United States. J Am Dent Assoc. 2013;144(3):288–296. doi:10.14219/jada.archive.2013.0116
  • Goldberg M, Kulkarni AB, Young M, Boskey A. Dentin: structure, composition and mineralization. Front Biosci (Elite Ed). 2011;3:711–735. Published 2011 Jan 1.
  • Mishra MB, Mishra S. Sugar-Sweetened Beverages: General and Oral Health Hazards in Children and Adolescents. Int J Clin Pediatr Dent. 2011;4(2):119–123. doi:10.5005/jp-journals-10005-1094
  • Tortolini P. Sensibilidad dentaria. http://scielo.isciii.es/pdf/odonto/v19n5/original3.pdf
  • Front Biosci (Elite Ed). Author manuscript; available in PMC 2012 May 27.
    Published in final edited form as: Front Biosci (Elite Ed). 2011 Jan 1; 3: 711–735. Published online 2011 Jan 1. Dentin: Structure, Composition and Mineralization. http://scielo.isciii.es/pdf/odonto/v19n5/original3.pdf
  • Journal of Dentistry. 2013 Sep; 14(3): 136–145. Dentin Hypersensitivity: Etiology, Diagnosis and Treatment; A Literature Review. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3927677/
  • Int J Clin Pediatr Dent. 2011 May-Aug; 4(2): 119–123. Published online 2010 Apr 15. Sugar-Sweetened Beverages: General and Oral Health Hazards in Children and Adolescents. doi: 10.5005/jp-journals-10005-1094