Como cuidar dos dentes no verão

07 Outubro, 2020
Durante o verão, há uma maior probabilidade de ter sensibilidade dentária. Além disso, as atividades fora de casa dificultam a higiene bucal frequente. Como cuidar dos dentes no verão?

Você quer saber como cuidar dos dentes no verão? O verão é uma época em que saímos mais de casa, saímos de férias, comemos fora, tomamos sorvete, refrigerantes, doces, etc. Por isso, não damos tanta atenção à higiene bucal adequada.

Muitas vezes, esquecemos de escovar os dentes ou de usar fio dental várias vezes ao dia. Felizmente, existem algumas dicas que podem nos ajudar a cuidar dos dentes no próximo verão. Coloque-as em prática!

Sensibilidade dentária

A patologia que ocorre com mais frequência no verão é a sensibilidade dentária, devido ao consumo de alimentos frios e doces. A hipersensibilidade dentária é uma sensação que ocorre quando o estímulo frio atinge a polpa dentária. Isso pode ocorrer por vários motivos, como:

  • Exposição da raiz do dente devido a uma retração da gengiva.
  • Periodontite.
  • Alimentos ácidos que corroem o esmalte.
  • Exposição da dentina.
  • Desgaste do esmalte.
  • Escovação muito agressiva, que causa abrasão no esmalte.
  • Bruxismo.
Mulher tomando sorvete
O consumo de alimentos frios no verão pode causar problemas como o aumento da sensibilidade nos dentes.

Como o estímulo atinge a polpa dentária?

A dentina é composta por uma estrutura microtubular. Os microtúbulos são orientados de forma a permitir que o estímulo alcance facilmente a polpa a partir da superfície da dentina. Essa dentina é naturalmente protegida por uma camada superficial, seja de esmalte, se for a coroa, ou cemento, se for a raiz.

Quando exposta por qualquer uma das razões acima mencionadas, o estímulo passa pelos microtúbulos da dentina e atinge a polpa, onde os nervos recebem essas informações e as enviam sob a forma de dor ou punção.

Descubra também: Higiene bucal das crianças

Como a sensibilidade é diagnosticada?

A dor sempre aparece quando estimulada por alimentos doces, frios, ácidos ou quentes. Também ao respirar ar frio ou escovar os dentes. É uma dor intensa e de curta duração. Se a dor for persistente, é melhor buscar atendimento odontológico para obter um diagnóstico preciso.

Como podemos tratá-la?

Corrigir maus hábitos alimentares e aprender a escovar corretamente são os dois pontos fundamentais. Há também uma ampla gama de produtos farmacêuticos, como cremes dentais, géis e enxaguantes bucais, para tratar a patologia profissionalmente. Estes produtos sempre devem ser recomendados pelo dentista.

Você pode se interessar: 5 hábitos que ajudam a cuidar da saúde dental

Dicas para cuidar dos dentes no verão

Mulher escovando os dentes
Garantir uma higiene bucal adequada é a chave para cuidar dos dentes no verão. É essencial escovar e passar fio dental várias vezes ao dia.
  • Beba bastante água para evitar a desidratação, mantendo assim a quantidade de saliva necessária para preservar adequadamente os dentes e impedir o ressecamento da mucosa e dos lábios.
  • Mantenha uma dieta equilibrada, priorizando a ingestão de vegetais, frutas e peixes. Tente evitar, ou pelo menos reduzir ao máximo, o consumo de outros produtos, como carne e refeições pesadas.
  • Tente reduzir o consumo de refrigerantes, uma vez que eles contêm uma grande quantidade de açúcar e são ácidos. Essas duas condições podem prejudicar os seus dentes.
  • Tenha cuidado com traumas ao praticar esportes ou atividades ao ar livre. Use um protetor bucal sempre que necessário e, em caso de lesão, procure um dentista com urgência.
  • Cuide da higiene bucal. Embora estejamos de férias, a escovação é necessária após cada refeição, o uso de enxaguante bucal e fio dental também é relevante. Não esqueça que a escovação mais importante do dia é aquela antes de ir para a cama. Cada escovação deve durar aproximadamente 2 minutos.
  • Mascar chiclete sem açúcar. Se você não consegue escovar os dentes, mascar chiclete sem açúcar ajuda a limpá-los mecanicamente. Também aumenta a quantidade de saliva. O melhor é optar por produtos adoçados com xilitol, pois essa substância impede o desenvolvimento de cáries. No entanto, é errado pensar que o chiclete substitui a escovação.
  • Cuidado com cloro. O cloro presente na água da piscina afeta o pH da boca, ajudando a desmineralizar o esmalte. Para combater esse efeito, a melhor solução é usar uma pasta com flúor e um enxaguante bucal específico recomendado pelo dentista.

Conclusão

Para cuidar dos dentes no verão, é importante prestar atenção aos hábitos de higiene bucal e a todos os fatores que podem causar sensibilidade. Além disso, tente manter bons hábitos alimentares e tome medidas preventivas ao realizar atividades que o exponham a lesões.

  • Pashley DH. How can sensitive dentine become hypersensitive and can it be reversed?. J Dent. 2013;41 Suppl 4(0 4):S49–S55. doi:10.1016/S0300-5712(13)70006-X
  • Cunha-Cruz J, Wataha JC, Heaton LJ, et al. The prevalence of dentin hypersensitivity in general dental practices in the northwest United States. J Am Dent Assoc. 2013;144(3):288–296. doi:10.14219/jada.archive.2013.0116
  • Goldberg M, Kulkarni AB, Young M, Boskey A. Dentin: structure, composition and mineralization. Front Biosci (Elite Ed). 2011;3:711–735. Published 2011 Jan 1.
  • Mishra MB, Mishra S. Sugar-Sweetened Beverages: General and Oral Health Hazards in Children and Adolescents. Int J Clin Pediatr Dent. 2011;4(2):119–123. doi:10.5005/jp-journals-10005-1094
  • Tortolini P. Sensibilidad dentaria. http://scielo.isciii.es/pdf/odonto/v19n5/original3.pdf
  • Front Biosci (Elite Ed). Author manuscript; available in PMC 2012 May 27.
    Published in final edited form as: Front Biosci (Elite Ed). 2011 Jan 1; 3: 711–735. Published online 2011 Jan 1. Dentin: Structure, Composition and Mineralization. http://scielo.isciii.es/pdf/odonto/v19n5/original3.pdf
  • Journal of Dentistry. 2013 Sep; 14(3): 136–145. Dentin Hypersensitivity: Etiology, Diagnosis and Treatment; A Literature Review. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3927677/
  • Int J Clin Pediatr Dent. 2011 May-Aug; 4(2): 119–123. Published online 2010 Apr 15. Sugar-Sweetened Beverages: General and Oral Health Hazards in Children and Adolescents. doi: 10.5005/jp-journals-10005-1094