Como cuidar do pênis do bebê

· 4 de janeiro de 2019
Os cuidados que o pênis do bebê precisa são muito simples: lavar bem com água e sabonete, manter a área seca e não retrair a pele do prepúcio. Deixar que aconteça naturalmente é o melhor.

Sempre aconselham a uma mãe que terá um menino a ter cuidado com a troca de fraldas, porque com frequência o bebê escolhe esse momento para urinar na mamãe. É uma piada repetida, mas poucas vezes se fala com as mães de primeira viagem sobre os cuidados que deve-se ter com o pênis do bebê.

Não há espontaneidade para falar sobre o assunto, porque geralmente costuma haver vergonha e medo. Os casais de pais que optam pela circuncisão, têm o panorama mais claro, mas para o resto é um dilema: pode-se forçar que a pele do prepúcio desça ou deve-se esperar que aconteça naturalmente?

O que devo saber sobre o pênis do bebê?

Ao tocar a fralda, devemos ter cuidado com o pênis do bebê

No bebê, o prepúcio está colado com tecido à glande ou cabeça do pênis. A recomendação da Academia Americana de Pediatria é muito clara: não é necessário retrair a pele do pênis. O prepúcio tem um buraco suficientemente grande para que a urina flua com normalidade.

O prepúcio está aderido ao pênis do bebê porque protege a glande, assim, isso é normal e não é representa um problema. Em vários meses ou anos, se separará e retrairá de forma segura.

O prepúcio pode descer totalmente aos três ou quatro anos, mas também pode acontecer aos seis ou oito anos.

Se o prepúcio for forçado e se retrair antes de estar pronto, causará uma dolorosa hemorragia e descolamentos na pele. Isso pode afetar a elasticidade do prepúcio para que desça normalmente quando for separado.

Leia também: Ativar a fala do bebê

É necessário um cuidado especial?

Ainda que o pai saiba quais são os cuidados que o pênis do bebê requer, nem sempre será a fonte de informação a qual a mãe recorrerá para cuidar dessa região. Os novos pais são tão inexperientes quanto as mães, mas sabem como manter seus pênis limpos.

Para manter a higiene do pênis do bebê deve-se seguir o mesmo procedimento de um adulto. Água e sabonete para limpar e depois secar bem

No caso do bebê é importante deixar a pele bem seca, pelo uso de fraldas descartáveis. Se ficar umidade, a região se transforma em um ambiente ideal para o crescimento de fungos ou bactérias.

Sempre é possível que a matéria fecal se armazene até no pênis do bebê. Nesse caso, a recomendação básica é a mesma. Limpe de imediato com água e sabonete, e seque a área.

Não é necessário limpar o pênis, nem com cotonetes e nem com antisséptico.

E se o médico indica que é preciso dilatar o prepúcio?

Cuidar do pênis do bebê pode gerar desconforto

Há pediatras que indicarão aos novos pais que sigam este procedimento. Porém, é uma recomendação que está cada vez mais em desuso. Se seu médico indica que é necessário fazer uma dilatação do prepúcio, é importante que procure uma segunda opinião.

Este procedimento é doloroso para o bebê e, em muitas ocasiões, desnecessário.

Só nos casos em que consigam determinar que a urina está saindo em gotas, ou que para o bebê é doloroso urinar. Então poderia avaliar a necessidade de dilatar o prepúcio.

O que se pode fazer, no máximo, é abaixar a pele para melhorar a higiene da região depois de trocar as fraldas.

Enquanto dá banho no bebê pode-se esticar muito suavemente a pele até o ponto em que não cede mais.

Se o bebê fizer uma careta de dor, foi excessivo; então não tem porque incomodar mais.

É preciso ter paciência com isso. A pele vai se separar da glande e a abertura se tornará cada vez maior, até que ceda e abaixe facilmente. Em ocasiões, pode-se ajudar a pele a se esticar com a aplicação de um creme de corticoides durante alguns dias.

Veja também: 8 benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê

O que faço quando o prepúcio já se separou da glande?

Depois da separação do prepúcio é preciso retraí-lo de vez em quando, durante o banho.

Este procedimento é para limpar suavemente o extremo inferior do pênis.

Se filho precisará que você o ensine como lavar o pênis:

  • É preciso retrair suavemente o prepúcio até que a cabeça do pênis fique exposta.
  • Em seguida, deve lavar a cabeça do pênis e a prega interior do prepúcio com sabonete e água morna.
  • Depois de retirar o sabonete, precisa empurrar de novo o prepúcio em direção à cabeça do pênis.
  • Depois, deve repetir o procedimento para secar o pênis.

Ensine ao seu filho que a saúde de seu pênis depende dos cuidados e a higiene que desde pequeno ele mesmo pode realizar.

  • Doménech, E., & Rodríguez-alarcón, N. G. J. (2008). Cuidados generales del recién nacido sano. In Protocolos Diagnóstico Terapeúticos de la AEP: Neonatología. https://doi.org/10.1111/j.1475-679X.2009.00343.x

  • Arivabene, J., & Rubio, M. (2010). Método madre canguro: vivencias maternas y contribuciones para la enfermería. Rev Latino-Am Enfermagen. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000200018

  • Gómez-Menor Fuentes, J. (1975). Dos casos de circuncision por motivos terapeuticos y otros datos sobre medicos toledanos de los siglos XVI y XVII. Cuadernos de Historia de La Medicina Espanola.