Como cuidar de mãos rachadas: 10 recomendações

· 10 de setembro de 2018
Não cuidar das mãos rachadas pode provocar infecções e envelhecimento precoce. Por isso é essencial protegê-las contra as agressões e usar tratamentos hidratantes.

Existem algumas recomendações básicas para cuidar de mãos rachadas sem a necessidade de tratamentos caros. Embora os cremes ajudem em seu processo de recuperação, de modo geral existem alguns hábitos que impedem o desenvolvimento de outras complicações.

A pele das mãos é igual a do resto do corpo. No entanto, requer mais atenção devido ao seu contato permanente com químicos. Além disso, tenha em mente que elas são usadas ​​excessivamente em muitas atividades e não têm proteção.

Por tudo isso, qualquer sinal de rachadura ou desidratação deve ser tratado de uma maneira especial, pois embora não pareça um problema sério, pode causar o aparecimento de infecções, irritação, e outros sintomas desconfortáveis ​​que são mais difíceis de tratar. Você sabe o que fazer? Anote!

1. Lave-as com água morna

Manter as mãos limpas e desinfetadas é um hábito essencial para evitar infecções. No entanto, quando se trata de cuidar de mãos rachadas é melhor fazê-lo de forma moderada, usando água morna e sabão neutro.

Embora a água quente diminua a presença de germes, seu uso prolongado não é recomendado porque piora o ressecamento. O sabão líquido antibacteriano também não deve ser usado em excesso, pois elimina as bactérias “boas” que protegem a pele.

Confira os 5 sinais emitidos pelas unhas das mãos de que há algo errado com a saúde

2. Utilize luvas de proteção

Os melhores aliados para evitar o aparecimento de rachaduras e agressões nas mãos são as luvas de látex para limpeza. Estes elementos, geralmente muito econômicos, evitam o contato direto com as substâncias químicas dos produtos de limpeza.

Por outro lado, evitam que a sujeira e a poeira se acumulem na superfície da pele. Embora muitos ignorem isso, elas são responsáveis ​​por alguns casos de ressecamento e infecções.

3. Agasalhe suas mãos

Um dos desencadeantes mais comuns de rachaduras nas mãos é o clima frio. Baixas temperaturas afetam a circulação e levam a um estado de desidratação.

  • Para lidar com este problema é melhor usar luvas de lã, ou casacos especiais.

4. Aplique produtos esfoliantes

Como cuidar de mãos rachadas, recomendações: utilize luvas de proteção

A textura granulada dos produtos esfoliantes permite a remoção das células mortas que se acumulam nas mãos. Por isso, estes são úteis como parte do tratamento de mãos secas e rachadas.

  • Para alcançar melhores resultados recomenda-se escolher aqueles à base de óleos.

5. Use protetor solar

O uso de protetor solar é essencial dentro dos hábitos para cuidar de mãos rachadas. Na verdade, não é necessário ter um problema de pele para começar a usá-lo.

  • Este produto é o único que pode reduzir a agressão dos raios UV na pele.

6. Hidrate-as por dentro e por fora

A hidratação das mãos é tão importante quanto a de outras áreas do corpo. Por isso, se você sentir ressecamento, rachaduras, ou qualquer imperfeição nas mãos, é essencial aumentar o consumo de água e usar cremes hidratantes.

  • Ambas as coisas revitalizam a pele e diminuem o risco de infecções, e envelhecimento precoce.

7. Dê-lhes um cuidado noturno

Alguns hábitos noturnos aceleram o processo de recuperação de mãos secas e rachadas. Por exemplo, a aplicação de vaselina ou óleo de amêndoa repõe as gorduras essenciais responsáveis ​​pela sua hidratação.

  • Além disso, estão disponíveis no mercado tratamentos exclusivos para as mãos que, antes de dormir, evitam rugas e manchas.

8. Faça uma massagem

A aplicação de massagens é um hábito que não leva muito tempo, e que proporciona benefícios interessantes. Isso permite estimular a circulação, para uma melhor oxigenação e reparo das células.

  • Seus efeitos são ainda maiores, quando complementados com óleos relaxantes e hidratantes.

9. Use gel de aloe vera

O gel contido nas folhas de aloe vera é talvez o ingrediente mais popular no que diz respeito à medicina natural para melhorar a pele. Devido ao seu alto teor de água, antioxidantes e compostos antimicrobianos, é excelente para cuidar de mãos rachadas.

Sua aplicação direta favorece a hidratação dos tecidos secos, e impede o crescimento de bactérias. Da mesma forma, promove o processo de cicatrização, e reduz a presença de manchas e pequenas imperfeições.

Veja também: Creme caseiro para hidratar as mãos com manteiga de cacau e vitamina E

10. Adquira um creme de calêndula

Como cuidar de mãos rachadas, recomendações : use um creme de calêndula

Há muitos benefícios de usar o creme de calêndula no tratamento de alterações da pele das mãos. Por concentrar compostos antibacterianos e anti-inflamatórios que previnem infecções e irritações.

Também é cicatrizante, e seus óleos essenciais hidratam profundamente a pele, acelerando o processo de cura. Atualmente, pode ser adquirido em lojas de ervas ou farmácias. Além disso, o unguento feito em casa também pode ser usado de forma opcional.

Suas mãos estão ásperas ou rachadas? Não hesite em seguir todas estas recomendações. Lembre-se de que, embora pareça sem importância, negligenciar esses problemas tem outras consequências. Por isso, tome o cuidado de agir o mais rápido possível.