Como combater o vômito com remédios naturais

· 16 de novembro de 2018
Embora esses remédios sejam muito eficazes para combater o vômito, é possível que alguns nos caiam melhor que outros, por isso devemos provar até encontrar o mais adequado ao nosso caso.

O vômito pode ser a consequência do consumo de algum alimento em mau estado, ou de uma má digestão. No entanto, também pode estar relacionado a gravidez, infecção, ou outra doença. Em todos os casos, é importante ter algumas soluções caseiras para combatê-lo, e evitar a desidratação.

Neste artigo, compartilhamos 7 remédios naturais para pôr fim aos vômitos e reidratar o organismo. O gengibre, a água do mar, a menta, ou a canela são alguns dos ingredientes que usaremos para nos recuperarmos rapidamente deste problema.

Remédios naturais para combater o vômito

1. Gengibre

Remédios naturais para combater o vômito

Um dos remédios mais conhecidos e eficazes para os vômitos é o gengibre. Este alimento de sabor picante e refrescante também é uma solução segura durante a gravidez. Além disso, tem muitas outras propriedades para combater a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo, o que nos ajuda a perder peso.

No momento da crise podemos cortar um pedaço de gengibre cru e chupá-lo como se fosse uma bala, até que o mal-estar passe. Se sofrermos de enjoo matinal, podemos tomar assim que levantarmos uma água com gengibre adoçada com mel ou estévia. Nós também podemos encontrar balas e gengibre cristalizado para ter sempre à mão.

Leia este artigo: Isso é o que acontece quando você bebe água com gengibre todos os dias em jejum

2. Água do mar e mel

A solução que compartilhamos a seguir vai ajudar a evitar a desidratação e os vômitos ao mesmo tempo, já que funciona como um soro. As pessoas que têm a possibilidade de adquirir a água do mar adequada ao consumo, pode combiná-la com o mel de abelhas do seguinte modo:

  • Tome uma colher de chá de água do mar, e deixe-a debaixo da língua para evitar vômitos.
  • Tome ao mesmo tempo a ponta de uma colherada de mel, também via sublingual.
  • Repita continuamente, desde que o organismo aceite.
  • Aumente a quantidade de forma progressiva.

3. Ginkgo biloba

A ginkgo biloba é uma planta medicinal que é caracterizada pela sua capacidade de promover a oxigenação, especialmente nas extremidades do corpo. Isso inclui a cabeça e, portanto, é muito eficaz na prevenção de tonturas, vertigens e vômitos.

Podemos tomar ginkgo biloba em infusão. Se formos tomá-la como tratamento preventivo, não se recomenda mantê-la por mais de 3 meses. É muito importante fazer pausas para que não deixe de ser efetiva.

4. Menta (hortelã)

Como combater o vômito com remédios naturais: Menta (hortelã)

A menta ou hortelã é um dos remédios que mais nos atrai quando sofremos de vômitos, graças ao seu delicioso sabor e seu poder refrescante. Esta planta medicinal acalma a acidez estomacal e equilibra a função do estômago. Além disso, também é muito útil para evitar os enjoos durante viagens.

É muito fácil ter sempre algum remédio feito à base de menta. Podem ser chicletes ou balas, ou também podemos levar sempre uma garrafinha de óleo essencial. Uma opção para evitar enjoos e vômitos seria a combinação de gengibre com hortelã em forma de infusão.

5. Melissa

A melissa ou erva-cidreira é um remédio digestivo muito conhecido. Destaca-se porque, além de prevenir doenças do estômago, também acalma os nervos que afetam a digestão. Portanto, quando combinada com o gengibre, é adequada para vômitos causados ​​por problemas nervosos e também durante a quimioterapia.

A maneira mais fácil de consumir melissa é em infusão de sua folha fresca ou seca. Também podemos encontrar o seu óleo essencial para complementar o tratamento, e conseguir um efeito relaxante duradouro.

Não perca: Como preparar um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para aliviar a tosse

6. Alcaçuz

O alcaçuz, com seu sabor doce e intenso, é um remédio natural para combater o vômito e a náusea. Além disso, basta chupar um pedaço de alcaçuz, seja em raiz, pastilhas, ou balas para sentir alívio. Nós também podemos prepará-lo em bebida ou infusão.

O alcaçuz também tem propriedades digestivas e expectorantes. No entanto, é importante notar que o alcaçuz pode aumentar a pressão. Por isso devemos consumi-lo moderadamente, e evitá-lo se sofrermos de pressão alta.

7. Canela

A canela é uma especiaria doce e aromática muito benéfica para os problemas digestivos. Também é adequada para acelerar o metabolismo, e reduzir os níveis de açúcar no sangue, bem como para estancar os vômitos. Além disso, seu sabor é muito agradável.

Podemos tomá-la em infusão, ou adicioná-la às refeições. No entanto, ressaltamos que devemos sempre escolher a variedade de canela do Ceilão. Esta é a que tem mais propriedades medicinais e que, portanto, será mais eficaz para controlar o vômito.