Como combater a azia estomacal
A azia estomacal é algo que praticamente todo indivíduo já sentiu e provavelmente ainda irá sentir algumas vezes na vida.
Ela é caracterizada por uma sensação incômoda de queimação no estômago, que muitas vezes pode até subir para a garganta.
Ela não é uma doença, mas sim um sintoma causado pelo refluxo gastroesofágico, que ocorre quando um anel de músculos presentes no esôfago, que permite que os alimentos passem para o estômago, relaxa em momentos em que não deveria.
Com isso, os ácidos presentes no estômago conseguem subir para o esôfago.
O estômago foi desenhado para lidar com a presença destes ácidos, mas o esôfago não, por isso sentimos aquela conhecida e desconfortável sensação de queimação.
É possível ter refluxo sem sentir azia, mas não é possível sentir azia sem que ocorra o refluxo.
Quais são as causas da azia estomacal?
Alguns comportamentos e tipos de alimentos podem contribuir para a ocorrência do refluxo e, consequentemente, da azia. Fique atento às seguintes causas:
- Fazer refeições com quantidades abundantes de comida
- Exagerar na quantidade de álcool
- Manter o estômago vazio por muito tempo
- Fazer refeições com alimentos muito apimentados
- Ingerir em excesso alimentos ricos em gorduras
- Fazer uso de alguns medicamentos específicos
Como tratar a azia estomacal naturalmente?
A maioria de nós já passou por algumas destas situações, inclusive mais de uma vez e, portanto, estamos acostumados com os sintomas da azia. Mas como devemos tratá-los?
Há uma infinidade de remédios que podem ser facilmente comprados em qualquer farmácia, mas também existem formas naturais de lidar com a azia e inclusive prevenir que ela ocorra novamente.
Aloe vera
A aloe vera é conhecida por suas propriedades curativas, destinadas principalmente a tratamentos relacionados à pele. Ela costuma ser usada para acalmar e aliviar queimaduras, e pode fazer o mesmo pelo nosso estômago.
Suas propriedades anti-inflamatórias são capazes de reduzir inflamações que possam ocorrer tanto no estômago quanto no esôfago, reduzindo os sintomas da azia.
A recomendação é tomar meia xícara de suco de aloe vera antes das refeições. Mas cuidado com a quantidade, já que, em excesso, ela pode atuar como um laxante.
Chiclete
Além de melhorar o hálito após a refeição, mascar chiclete pode ser uma alternativa interessante para combater a azia.
Ele estimula o fluxo salivar e alivia os sintomas do refluxo gastroesofágico, já que o constante fluxo de saliva impede que os ácidos se acumulem no esôfago.
Opte sempre pela versão sem açúcar.
Bicarbonato de sódio
Um dos antiácidos mais conhecidos e popularmente utilizados, o bicarbonato de sódio neutraliza os ácidos e regula o pH do estômago, ajudando a reduzir a azia estomacal.
O ideal é diluir uma colher de bicarbonato em um copo de água e tomar após as refeições, quando sentir os sintomas de queimação.
Casca de olmo
Esta planta medicinal é amplamente conhecida e utilizada por suas propriedades anti-inflamatórias.
Ela pode ser uma grande aliada no tratamento da azia, já que é capaz de fortalecer a camada de muco que reveste as paredes do estômago, criando uma barreira mais eficaz contra o ácido.
Você pode tomar duas colheres de sopa de extrato natural de casca de olmo dissolvida em água após as refeições. Outra opção é ferver uma colher de sopa da sua casca e fazer um chá.
Mamão papaia
O mamão papaia é um ótimo remédio natural para a azia, principalmente devido às suas propriedades digestivas.
Ele estimula a digestão, contribuindo para prevenir o refluxo gastroesofágico e seus sintomas.
Para a sobremesa, em vez de comer um doce rico em açúcar refinado, aposte no mamão.
Além de ter menos calorias e ser muito mais saudável, a ação da fruta será muito melhor também para cuidar do seu estômago.
Leia também: Alimentos que ajudam a cuidar do estômago
Alcaçuz
O alcaçuz, também conhecido como regaliz, é outra planta medicinal que pode aliviar a azia e chegar à fonte do problema.
Ele possui propriedades naturais que são capazes de acalmar o estômago, mantendo a acidez em níveis normais.
Para fazer o chá, é utilizada a raiz de alcaçuz. Basta ferver 10 g em um litro de água por cerca de 10 minutos.
Você pode tomar o chá após as refeições ou ao longo do dia. Outra opção é procurar tabletes de alcaçuz em lojas de produtos naturais e ingeri-los antes das refeições.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.