Aplicações terapêuticas do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode nos ajudar a perder peso. Não é recomendado tomar mais de três colheres por dia, já que ele poderia causar problemas gastrointestinais.
Aplicações terapêuticas do bicarbonato de sódio

Última atualização: 29 Maio, 2020

Muitos médicos veem no bicarbonato de sódio um autêntico recurso que complementa muitos de nossos tratamentos.

É um componente químico maravilhoso, considerado como uma solução acessível e prática para diversas doenças. Quer saber em quais casos é possível recorrer ao bicarbonato de sódio? Então confira!

1. O bicarbonato de sódio e a saúde renal

O bicarbonato é um complemento excelente para todas as pessoas que sofrem de insuficiência renal. Mas, a que se deve todas essas propriedades?

Em primeiro lugar ao fato de que é um eletrólito de origem natural que nos ajuda a regular a acidez do sangue (nível do pH). É um modo magnífico de ajudar os rins a desempenharem suas funções.

É normal, por exemplo, que o nível de bicarbonato caia consideravelmente no organismo de pessoas que sofrem de insuficiência renal, ficando com um nível muito baixo que causa acidose renal.

Assim, o melhor que podemos fazer é tomar uma colher de sopa de bicarbonato diluída em água depois do jantar, pois isso ajudará a equilibrar o pH do sangue a níveis adequados, melhorando assim as funções metabólicas dentro do corpo. Vale a pena considerar essa propriedade.

2. Infecção urinária

Dor-ao-urinar
Quem já não sofreu de infecção urinária pelo menos uma vez? É algo muito habitual, principalmente em mulheres, e algo que podemos tratar – além de com os antibióticos prescritos pelo médico – com bicarbonato de sódio e limão.

Esses dois ingredientes reduzem a dor e a sensação de ardor, sintomas típicos de infecções urinárias. Essa capacidade se deve, antes de tudo, a uma substancia alcalina que faz com que a urina fique menos ácida, portanto, irrita menos o sistema urinário.

Um remédio simples que cai muito bem para as mulheres. Assim, basta adicionar o suco de meio limão a um copo de água com uma colher de sopa de bicarbonato e aproveitar!

3. Para limpar o cólon

o bicarbonato ajuda a limpar o cólon

A limpeza do cólon é essencial para equilibrar a saúde de nosso corpo. Em certas ocasiões essa parte de nosso intestino se satura com elementos tóxicos e leveduras, impedindo que consigamos processar o sal e obter vitaminas essenciais como a K.

Tudo isso, de algum modo, vai afetando nossa saúde sem que nos demos conta. O bicarbonato de sódio atua como um excelente anti-ácido, capaz de limpar as toxinas do trato gastrointestinal.

Se o misturarmos dissolvido em água com ervas medicinais, conseguiremos evitar a prisão de ventre e fortalecer nosso sistema imunológico, aumentando a proliferação de todas essas bactérias saudáveis que nos ajudam a depuração do organismo.

4. Para fazer a digestão melhor

use bicarbonato de sódio se quiser melhorar sua digestão

Tomar bicarbonato dissolvido em água depois das refeições é sem dúvidas um recurso que muito conhecem e provaram alguma vez, principalmente depois de algum jantar mais pesado do que o normal.

Quando sofremos, por exemplo, de uma indigestão, é habitual sofrermos de náuseas, inchaço e ardor no peito, e nesses casos é muito útil tomá-lo para decompor as gorduras e facilitar assim a digestão em nosso estômago.

Além disso, aqueles que costumam experimentar habitualmente acidez estomacal não podem perder a oportunidade de provar desse ótimo remédio para obter melhoras. O ardor será aliviado graças à neutralização do excesso de ácido, reduzindo assim o mal-estar e a sensação de ardor.

Porém, atenção, ao notar que experimenta episódios de acidez estomacal de duas a três vezes por semana, consulte um médico para descartar outras doenças. Nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

5. Bicarbonato de sódio para emagrecer

o bicarbonato de sódio ajuda a emagrecer

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio pode nos ajudar a queimar gorduras? Isso acontece basicamente porque esse elemento de origem natural consegue nos oferecer uma sensação de saciedade muito adequada.

Mas, ainda mais, o bicarbonato faz com que tanto a água como os alimentos estejam mais alcalinos se consumidos com esse elemento, assim, elevando o pH do sangue e tudo isso faz com que as gorduras sejam digeridas e queimadas.

O que os especialistas dizem é que os elementos alcalinos transformam a gordura em músculos e energia. Se, do contrário, consumimos açúcar branco e farinhas fazemos o caminho inverso, ou seja, queimamos músculos e armazenamos gorduras. Modo de dizer.

Mas, se tomamos água alcalina eliminamos rejeitos ácidos, equilibramos o pH e vamos perdendo peso. Assim, é recomendável tomar um copo de água com bicarbonato – uma colher – uma ou duas vezes por dia.

Mas lembre-se, nunca tome mais de três colheres de bicarbonato de sódio por dia. Mais do que isso pode chegar a ser prejudicial.

Para concluir, esse químico natural é um complemento magnífico para incluir em nossa alimentação. É um aliado da saúde que potencializa a funcionalidade renal e o equilíbrio do sangue.

Porém, vale ressaltar que o bicarbonato é só um complemento. Caso soframos de algum tipo de doença será sempre o médico quem nos indicará o tratamento mais adequado.

Pode interessar a você...
5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

Existem muitas maneiras de usar a mistura de bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa. Hoje explicaremos como ela funciona.



  • Romero, X., Navarro, P., & Noguera, J. (2005). Acidez y pH. Escuela Venezolana para la Enseñanza Química.
  • Miller, M. (2012). Alcalinidad. Parámetros Fisico-Químicos.
  • Jones, L. V. (2012). Acidosis tubular renal. Boletin Medico Del Hospital Infantil de Mexico. https://doi.org/10.1016/B978-84-9113-015-4/00529-3
  • Bodas, R., Fernández, B., Giráldez, F. J., López, S., & Mantecón, A. R. (2009). Efecto de niveles de suplementación con bicarbonato de sodio en el consumo alimentario y el comportamiento animal de ovinos de ceba. Revista Cubana de Ciencia Agrícola.