Como acabar com as baratas de maneira natural

· 22 de março de 2015
As baratas se manterão longe graças ao aroma das ervas aromáticas. Coloque algumas folhas de louro trituradas ou um pouco de hortelã nas áreas onde elas costumam aparecer.

As baratas são uma praga muito desagradável e, portanto, eliminá-las pode ser um grande desafio. Estes insetos, além de serem nojentos, também transmitem doenças e podem contaminar nossa comida sem que nos demos conta.

O mais preocupante de tudo é que as baratas podem estar escondidas em qualquer lugar da nossa casa e costumam atacar à noite, pois não sentem a nossa presença.

Então, você quer se desfazer das baratas? Hoje em dia há uma grande quantidade de produtos que nos permitem acabar com elas facilmente, em questão de segundos.

Entretanto, estes produtos costumam ser bastante tóxicos e podem afetar não só a nossa saúde, como também a dos nossos animais de estimação.

Por isso, hoje vamos mostrar alguns inseticidas caseiros que podem ser preparados com ingredientes muito econômicos e efetivos.

Então, onde as baratas se escondem em nossa casa?

Onde as baratas se escondem em casa?

Em primeiro lugar, antes de aprender a combater as baratas, é muito importante saber quais são as áreas favoritas delas para se esconder durante o dia:

  • Nas fendas e rachaduras de móveis na cozinha e no banheiro;
  • Móveis de madeira;
  • Elas podem vir da rua e entrar por pequenas frestas na porta principal ou janelas;
  • Ficam na tubulação de esgoto e canos da cozinha, banheiro, área de serviço, saídas de gás, calefação ou ar condicionado, caixas elétricas ou falso teto, por exemplo.
  • Elas gostam de se esconder atrás ou embaixo da geladeira, fornos, liquidificadores, micro-ondas e outros eletrodomésticos;
  • Caixas de papelão, caixotes e lugares de armazenamento de roupas, papéis, telas e ração de animais de estimação, por exemplo.
  • Debaixo dos pisos de madeira;
  • Lugares onde há entulho, madeira ou latas de lixo.

Leia também: Os melhores produtos naturais para limpar a casa.

O que fazer para eliminar as baratas?

  • Antes de tudo, você deve vedar os espaços ao redor da lava-louça, pias, chuveiros e banheiras. Além disso, também procure manter tanto a cozinha quanto o banheiro bem secos;
  • Aspire frequentemente espaços embaixo de poltronas, camas, colchões, almofadas, tapetes e, sobretudo, os buracos que existem entre estes móveis e as paredes;
  • Limpe e sacuda todas as caixas ou estantes de livros, documentos e roupas, por exemplo;
  • Evite deixar pratos sujos ou restos de comida na sua cozinha, pois eles podem atrair as baratas. Lembre-se também de vedar bem todos os seus alimentos e os dos seus animais de estimação.

Leia também: 10 conselhos para manter a casa limpa.

Remédios caseiros anti-baratas

Bicarbonato contra baratas

Folhas de louro

Este remédio simples consiste em colocar folhas de louro picadas nos locais onde você suspeita que as baratas se escondam. Estes insetos não suportam o seu odor e, dessa forma, costumam ficar longe imediatamente.

Cebola e ácido bórico

Este remédio se popularizou por sua efetividade e pelo fato de ser muito econômico. Consiste em criar uma pasta usando meia cebola finamente picada, meio copo de farinha comum, um pouco de cerveja ou água, uma pitada de açúcar e 3 ou 4 colheres pequenas de ácido bórico (que pode ser encontrado em farmácias).

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e, então, misture-os até formar uma pasta. Utilize tampas de garrafa para colocar a mistura e distribuí-la pelas áreas da casa onde as baratas ficam. Recomenda-se manter essa pasta longe de animais de estimação, já que ela pode ser tóxica para eles.

Bicarbonato e açúcar

Misture um copo de bicarbonato de sódio com um copo de açúcar e espalhe a mistura por toda a casa. As baratas se sentirão atraídas pelo açúcar e irão comer a mistura. No entanto, o bicarbonato de sódio fará com que elas tenham gases e provocará um caos em seu interior.

Bórax

Este ingrediente natural é usado constantemente para fabricar sabão para lavar roupa. Basta espalhar bórax pela casa, especialmente naquelas áreas onde você suspeita que as baratas se escondem.

Quando elas encostarem no bórax, irão se desidratar e morrer. Uma barata não pode se hidratar quando sua carapaça está prejudicada.

Nepenta

Espalhe nepenta por todas as áreas da sua casa. Este remédio tem o mesmo efeito que as folhas de louro; ou seja, as baratas odeiam seu cheiro e vão manter distância.