10 conselhos para manter a casa limpa sempre

· 17 de fevereiro de 2018
Nosso lar deve ser mantido limpo e organizado, mas conseguir isso requer um grande esforço, já que às vezes nos complicamos por falta de tempo. Por isso, oferecemos 10 conselhos que ajudarão a manter a casa limpa.

Por mais que gostemos de manter a casa limpa e tê-la sempre reluzente, os afazeres da vida diária não nos permitem investir muito tempo nisso, pelo menos não em todos os dias da semana.

No entanto, há diferentes maneiras de manter nossa casa em ordem. Siga os seguintes conselhos e você conseguirá!

Dicas para manter a casa limpa

1. Estabeleça uma rotina diária

Assim como acontece quando vamos à academia, ter uma rotina diária é útil para fazer todas as tarefas necessárias em nosso lar.

Podemos fazer isso de uma maneira simples e em um curto período de tempo, para manter a casa limpa em sua totalidade.

Para conseguir, faça uma lista de todas as atividades importantes a realizar, como lavar roupa, varrer, esfregar ou encerar, limpar o banheiro e a cozinha, etc.

Posteriormente, divida as tarefas domésticos entre os 7 dias da semana (dependendo da quantidade de tempo que você tiver disponível em cada um deles).

Exemplo:

  • Segunda-feira: limpar os vidros
  • Terça-feira: tirar o pó, varrer e encerar
  • Quarta-feira: lavar a roupa
  • Quinta-feira: organizar o guarda-roupas
  • Sexta-feira: limpar a cozinha
  • Sábado: trocar os jogos de cama
  • Domingo: limpar os banheiros

Uma rotina similar ajudará a tornar mais simples a organização da sua casa.

Além disso, no fim de semana ou em seu dia de descanso o tempo dedicado às tarefas será muito menor se você já tiver feito algumas delas durante a semana.

2. Não tenha mais do que o necessário

Casa bagunçada

Claro que há objetos que são realmente indispensáveis, mas quando você for comprar algum elemento para o seu lar, como uma mesa, uma lâmpada ou qualquer item de decoração, pergunte-se: eu realmente preciso disso? Vai facilitar a minha vida de alguma maneira?

Se a resposta for “não” ou se você tiver dúvidas, o melhor é não comprar.

Lembre-se de que, quanto mais coisas você tiver em casa, mais bagunça e sujeira terá.

3. Use ganchos

Se você é daquelas pessoas que deixa as chaves, o guarda-chuva, a carteira e qualquer objeto espalhados pela casa, coloque ganchos nas paredes em pontos estratégicos.

Por exemplo, na entrada de casa, no quarto, e, se tiver filhos, no quarto deles também.

Assim organizaremos parte destes itens que, ao longo do dia, vão ficando espalhados.

4. Faça sua cama antes de sair

Mulher fazendo a cama

Nada é mais relaxante do que chegar em casa e encontrar a cama limpa e arrumada depois de um longo dia de trabalho. Isso também facilita a limpeza do quarto.

5. Lave a louça depois de cada refeição

Não é preciso desperdiçar água, mas é importante lavar a louça sempre que a usar. Se há algo que derruba o nosso humor é encontrar uma pia cheia de restos de comida e pratos sujos.

O ideal é lavar a louça logo depois da refeição, ou até ir lavando durante o preparo, pois isso fará com que seja mais fácil manter a cozinha limpa sem muito esforço.

6. Mantenha suas roupas organizadas

Roupas organizadas

Tudo começa com uma meia ou uma camisa jogada, mas rapidamente você se tornará a pessoa mais desorganizada do mundo.

Use cestos para a roupa suja e para a roupa limpa. Caso não tenha energia para dobrá-las e guardá-las na mesma hora, estarão juntas em um mesmo lugar, sem deixar sua casa bagunçada.

7. Limpe a lavadora com frequência

Embora seja um eletrodoméstico ao qual não damos muita atenção em termos de limpeza, para manter a casa limpa é necessário eliminar os resíduos que a lavadora acumula.

Para evitar que o mofo e os fungos cresçam cada vez mais, deixe a tampa aberta depois de cada ciclo. Com isso, a umidade vai evaporar.

8. Mantenha seu animal de estimação limpo

Cachorro tomando banho

Seja um gato, cachorro, passarinho, o que for, mantenha um alto nível de higiene no que diz respeito ao seu animal de estimação. Assim, você pode prevenir que ele manche seus móveis ou roupas de cama, que tragam bichos para a sua casa, e que alguns ambientes fiquem com maus odores.

9. Guarde tudo em seu devido lugar

Você economizaria muito tempo se guardasse cada coisa que usasse em seu devido lugar. Isso vai ajudar a manter a casa limpa e organizada.

10. Limpe as manchas imediatamente

Limpar o fogão

Se você derramou leite ou algum líquido no fogão, chão, criado-mudo ou mesa da cozinha, passe um pano imediatamente! Vai ser muito mais difícil eliminar a mancha depois que ela secar.

Manter a casa limpa e com uma boa aparência ajuda a fazer com que sua vida seja muito mais harmoniosa e reduz o estresse, já que seu lar será um lugar mais agradável. Aplique estas recomendações em seu dia a dia e você vai notar a diferença.