10 conselhos para manter a casa limpa sempre

Nosso lar deve ser mantido limpo e organizado, mas conseguir isso às vezes é difícil pela falta de tempo. Por isso, oferecemos 10 conselhos que ajudarão a manter a casa limpa.
10 conselhos para manter a casa limpa sempre

Última atualização: 15 Junho, 2021

Queremos compartilhar com você 10 dicas para manter sua casa limpa que vão te ajudar a deixá-la brilhando com um pouco de esforço. E é que a rotina diária, às vezes, não permite investir tempo suficiente nas tarefas domésticas.

Se sente que a preguiça, o cansaço, a fadiga ou falta de vontade ao final do dia podem te vencer, não se preocupe. Aplique as dicas a seguir.

10 dicas para manter a casa limpa

É difícil para você manter a casa limpa por falta de tempo ou preguiça? Você se preocupa que alguém venha um dia e veja os quartos bagunçados?

Ter uma casa limpa e reluzente te ajudará a ter aquele espaço de conforto que você precisa. Anote esses pequenos truques porque, sem dúvida, o “eu” do futuro vai agradecer uma vez que o dia e a semana acabem.

1. Estabeleça uma rotina diária

Faça uma lista das atividades que são mais importantes para você; como lavar roupa, varrer, limpar o banheiro, trocar os lençóis… Distribua essas tarefas ao longo da semana, de acordo com o tempo que você puder dedicar a cada dia.

Agenda para organizar a limpeza

Uma rotina semelhante a esta o ajudará a tornar mais fácil a organização de sua casa:

  • Segunda-feira: limpar os vidros.
  • Terça-feira: tirar o pó e varrer.
  • Quarta-feira: lavar a roupa.
  • Quinta-feira: organizar o guarda-roupas.
  • Sexta-feira: limpar a cozinha.
  • Sábado: trocar os jogos de cama.
  • Domingo: limpar os banheiros.

Na verdade, nos dias de hoje estão sendo criado aplicativos como o desenvolvido por Carlos Valls Císcar em 2018 para manter a programação em dia nos aparelhos eletrônicos. Assim você saberá com antecedência quanto tempo terá que dedicar todos os dias e poderá fazer uma melhor distribuição.

2. Não tenha mais do que o necessário

Quanto mais se acumula, mais há para limpar. Existem objetos que são essenciais, mas antes de comprar um adorno pense que, no longo prazo, pode ser um fardo.

Manter sua casa limpa é mais fácil se você tiver superfícies livres. Além disso, os enfeites tendem a acumular poeira e aumentar a desordem.

Organização ajuda a manter a casa limpa
Às vezes, o segredo para manter uma casa limpa é não acumular itens desnecessários.

3. Use ganchos e prateleiras para manter a casa limpa

Esses elementos são úteis para deixar no mesmo lugar e à mão os objetos que você usa regularmente como chaves, guarda-chuvas, carteiras… Até as bolsas, lenços ou chapéus que você costuma usar.

Coloque-os em pontos estratégicos. Dessa forma, será mais fácil não se esquecer de nada antes de sair.

4. Faça sua cama antes de sair

Nada é mais relaxante do que chegar em casa e encontrar a cama limpa e arrumada depois de um longo dia de trabalho. Isso também facilita a limpeza do quarto.

Assim que você sair da cama, vários pesquisadores do Reino Unido aconselham ventilar o quarto para proteger contra patógenos e bactérias. E, depois de tomar o café da manhã ou preparar coisas para sair, arrume a cama antes de ir.

Você verá que, assim que o dia terminar, você apreciará este pequeno gesto.

5. Lave a louça depois de cada refeição

Se você tem uma lava-louças, enxágue os utensílios e coloque-os nela até a hora de lavar. Caso contrário, lave a louça após cada refeição, seque-a e guarde-a.

A cozinha ficará mais limpa e arrumada. Além disso, é um aspecto importante para manter a higiene e evitar o acúmulo de bactérias.

6. Mantenha suas roupas organizadas

Muitas vezes acontece que, quando se tem pressa para sair ou chegamos cansados do trabalho, deixamos as roupas nos armários e gavetas de qualquer forma. Para isso, o ideal é que você reserve um dos dias da semana para reorganizá-las.

Por outro lado, tente usar cestos de roupa suja e mantenha as roupas limpas dobradas ou penduradas nos armários. Dessa forma, será mais fácil saber o que você pode vestir e o que não vestir, e você evitará que suas roupas caiam no chão.

7. Limpe a lavadora com frequência

Para evitar mofo, deixe a tampa da lavadora aberta após cada lavagem; então a umidade irá evaporar.

Lembre-se de verificar também os compartimentos para sabão e amaciante; já que tendem a acumular sujeira que poderia ser transferida para as roupas, conforme explicado por pesquisa endossada pela Universidade de Ciências Aplicadas da Alemanha.

8. Mantenha seu animal de estimação limpo

Os animais podem sujar o chão, as paredes, os sofás, as camas…

Porém, se você mantiver o animal bem tratado, evitará manchas, insetos, bactérias e mau cheiro. Além disso, este pequeno parceiro de vida também vai agradecer.

É importante nunca descuidar dos mais divertidos da casa: um banho regular fará com que se sintam muito bem.

9. Guarde tudo em seu devido lugar para manter a casa limpa

Estabeleça um lugar para tudo e certifique-se de colocá-la lá sempre que parar de usá-la. Com esse pequeno hábito, será mais fácil para você manter sua casa limpa e arrumada.

10. Limpe as manchas imediatamente

Se você esperar o tempo passar depois que algo foi derramado, será mais difícil remover as manchas quando estiverem secas. Além disso, dependendo da substância que as produziu, são capazes de danificar superfícies.

Por esse motivo, assim que ver a mancha, limpe-a com um pano úmido imediatamente.

Incorpore essas dicas em sua rotina diária para manter sua casa limpa

A organização e a limpeza da casa, além de dar-lhe uma boa aparência, ajudam a tornar a vida mais harmoniosa e a diminuir o estresse; já que faz com que você se sinta confortável.

E você? Como você organiza sua rotina de limpeza? Ouse deixar uma opinião para nos dizer o que você achou dessas dicas simples, e se ao aplicá-las conseguiu perceber as mudanças.

Pode interessar a você...
5 maneiras de fazer uma limpeza energética em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 maneiras de fazer uma limpeza energética em casa

Fazer uma limpeza energética em casa ajuda a alcançar um equilíbrio mental e emocional. Confira algumas dicas neste artigo!



  • Bockmühl, DP (2017). Higiene de la ropa: cómo conseguir algo más que limpio. Revista de microbiología aplicada, 122 (5), 1124-1133. https://doi.org/10.1111/jam.13402
  • Hobday, RA y Dancer, SJ (2013). Funciones de la luz solar y la ventilación natural para el control de infecciones: perspectivas históricas y actuales. Journal of Hospital Infection, 84 (4), 271-282. https://doi.org/10.1016/j.jhin.2013.04.011
  • Valls Císcar, C. (2018). Aplicación móvil para la gestión de tareas domésticas en familias con hijos. http://hdl.handle.net/10251/107038