Comer muitas frutas e vegetais pode ser ruim?

Embora frutas e vegetais sejam alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo, quando consumidos em excesso, podem surgir algumas complicações. Descubra-as a seguir.
Comer muitas frutas e vegetais pode ser ruim?

Última atualização: 02 Setembro, 2021

Embora a maioria das pessoas os considerem alimentos saudáveis para o corpo, há quem se pergunte se comer muitas frutas e vegetais pode ser ruim ou ter consequências prejudiciais. O que sabemos sobre isso?

A verdade é que, como todos os alimentos naturais, eles estão carregados de nutrientes de que o corpo necessita todos os dias. No entanto, também é verdade que comer mais do que deveríamos pode levar a complicações ao longo do tempo. Leia e descubra as implicações a seguir.

Quantas frutas e vegetais você deve comer?

Um dos grandes problemas da sociedade atual é que as porções recomendadas desses alimentos não costumam ser consumidas. No entanto, pode acontecer que algumas pessoas excedam esta indicação e comam frutas e vegetais em grandes quantidades.

Quem restringe o consumo de outros produtos ou pessoas que praticam o vegetarianismo ou veganismo sem a orientação de um profissional correm o risco de exagerar.

Para ficar claro, entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam incluir pelo menos 400 gramas entre frutas e vegetais na dieta diária. Isso equivaleria a 5 porções ao longo do dia.

Claro, se uma quantidade superior for ingerida ocasionalmente, isso não afetará a sua saúde. No entanto, alguns problemas aparecem quando há um excesso de vários dias ou um aumento repentino da quantidade diária que desequilibra o funcionamento do organismo.

Quando o consumo de frutas e vegetais é considerado excessivo?

Embora não haja um máximo estabelecido, pode-se considerar que esse valor depende de cada pessoa. Por exemplo, se alguém não está acostumado a comer esses alimentos diariamente, é provável que, com 6 porções por dia, comece a notar algumas manifestações.

Por outro lado, uma pessoa que tende a consumir 400 gramas por dia, mas ingere 9 porções repentinamente, pode começar a sentir desconforto. Enfim, o limite é relativo.

Mulher vegana
Pessoas acostumadas a dietas vegetarianas ou veganas toleram mais porções de frutas e vegetais por dia.

Os riscos de comer muitas frutas e vegetais

Para responder a essa pergunta específica, vamos dizer quais são as consequências de comer muitas frutas e vegetais.

Pode haver um excesso de açúcares

Entre os componentes das frutas, está a frutose. Essa substância é o açúcar natural das frutas e é responsável por dar sabor a esse grupo de alimentos.

Quando as frutas são consumidas em quantidades moderadas, o nutriente não faz com que o açúcar no sangue aumente. No entanto, se ingerido em grande quantidade, pode afetar a glicose no sangue. Com isso, ocorrem alterações na secreção de insulina.

Como exemplo, podem ser citadas as preparações de suco concentrado. Para fazer um suco de laranja é comum as pessoas usarem 3 ou mais frutas em apenas 1 copo. O problema nesses casos seria que a fibra não é usada e a frutose é concentrada. Claro que, para que haja excesso de açúcar no sangue, é preciso consumir várias frutas por dia e em várias ocasiões.

Pode aumentar os triglicerídeos

Outra consequência do excesso de frutose é que, depois de metabolizado o que o corpo tolera, ainda há um excedente para digerir. Assim, o que não pode ser utilizado como energia estimula a produção de gorduras.

Em relação a essa questão, diversos estudos indicam quais são as consequências do excesso de frutose. Mas, acima de tudo, indicam que a frutose adicionada aos alimentos processados está associada aos seguintes problemas de saúde:

  • Elevação da pressão arterial.
  • Triglicerídeos aumentados.
  • Aumento do colesterol ruim (LDL).
  • Desenvolvimento de fígado gorduroso.

Pode causar problemas digestivos

Embora a fibra seja um componente essencial para regular o sistema digestivo, quando há um excesso, pode surgir desconforto. Flatulências e distensão abdominal são comuns se você comer alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas.

Em relação a isso, dependendo da quantidade de gases que são gerados, podem surgir desconfortos e dores significativas devido ao meteorismo. Isso ocorre porque os flatos se acumulam no trato gastrointestinal.

Em relação a esta questão, vários estudos mostram que se os valores normais de ingestão forem excedidos, os seguintes problemas também estarão presentes:

  • Diarreia ou fezes moles
  • Obstrução intestinal, se não for consumida água suficiente.
  • Cólicas intestinais

Pode reduzir a absorção de alguns minerais

Relacionado ao acima exposto, o excesso de fibra pode arrastar certos nutrientes para fora do trato digestivo. Por esse motivo, o efeito seria antinutritivo em minerais como zinco, cálcio, ferro e cobre.

O que ocorre é que a fibra desse grupo alimentar se liga aos micronutrientes e forma compostos insolúveis, que acabam sendo eliminados com as fezes. Este é um dos riscos de abusar da fibra alimentar.

Gases por comer muitas frutas e vegetais
O excesso de fibras aumenta a produção de gases intestinais, com a consequente dor abdominal.

Comer muitas frutas e vegetais pode apresentar riscos?

Frutas e vegetais são alimentos ricos em nutrientes de que o corpo necessita para funcionar de forma ideal. No entanto, se forem consumidos em excesso, podem gerar desequilíbrios e ter um impacto negativo.

Desconforto intestinal e fezes moles são os primeiros sintomas que aparecem. Além disso, este hábito pode levar a aumentos repentinos da glicose no sangue. Se isso ocorrer com o tempo, um estado inflamatório crônico pode se desenvolver.

Em qualquer caso, para evitar estes problemas, é aconselhável comer 5 porções diárias destes alimentos, o que equivale a 2 ou 3 porções de fruta e 1 ou 2 pratos de vegetais crus ou cozidos por dia. Lembre-se de que se você seguir essa recomendação e mantiver uma dieta de acordo com as suas necessidades, seu corpo estará em equilíbrio.

Pode interessar a você...
10 frutas para combater os sinais do envelhecimento
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 frutas para combater os sinais do envelhecimento

Uma alimentação equilibrada, que inclui as frutas que apresentamos a seguir, irá ajudá-lo a combater os sinais do envelhecimento. Confira!



  • Carvallo, P., Carvallo, E., Barbosa-da-Silva, S., Mandarim-de-Lacerda, C. A., Hernández, A., & del-Sol, M. (2019). Efectos metabólicos del consumo excesivo de fructosa añadida. International Journal of Morphology37(3), 1058-1066.
  • Riveros, M. J., Parada, A., & Pettinelli, P. (2014). Consumo de fructosa y sus implicaciones para la salud: malabsorción de fructosa e hígado graso no alcohólico. Nutrición Hospitalaria29(3), 491-499.
  • García, O. E., & Rodríguez, C. C. (2011). La educación en nutrición: el caso de la fibra en la dieta. Revista de Investigación35(73), 11-24.
  • Fundación Española del Corazón. CONTROLA EL CONSUMO DE FRUCTOSA. Disponible en: https://fundaciondelcorazon.com/corazon-facil/blog-impulso-vital/2394-controla-el-consumo-de-fructosa.html.