Comer frango assado é saudável?

O frango assado é delicioso e fácil de fazer. No entanto, ele é saudável? Pode ser incluído na dieta regular? Descubra a seguir.
Comer frango assado é saudável?

Última atualização: 29 Agosto, 2021

O frango assado é uma preparação simples, rápida e barata. Você pode comprá-lo congelado, fazê-lo em casa ou pedi-lo no restaurante da sua preferência. Este é um prato farto e versátil. No entanto, muitos podem se perguntar se o frango assado é saudável.

Para o seu preparo, o frango é colocado diretamente no fogo. Pode ser em uma churrasqueira, em forma de espetinho, ou em uma assadeira no forno. A velocidade de cozimento depende muito do método usado. Quer saber mais sobre seu valor nutricional e suas desvantagens? Continue lendo!

Fatos nutricionais sobre o frango assado

Para definir se a receita é saudável ou não, alguns fatores devem ser levados em consideração. Entre eles, o principal é como o frango foi temperado. Além disso, o corte de frango utilizado também é relevante. O corte que mais fornece proteína é o peito, com 24 gramas. Aquele que mais contribui com calorias é a coxa, que contém mais gordura (12 gramas) e vitamina B12.

O peito contém entre 3 e 7 gramas de gordura, dependendo da presença ou não da pele. Além disso, contribui com 50% da ingestão diária recomendada de niacina, 9% de riboflavina e 35% de selênio. Ele também contém pequenas quantidades de outros nutrientes, como fósforo e zinco.

Fatos nutricionais sobre o frango assado
A recomendação geral é escolher o peito de frango, para obter mais proteína e menos gordura.

Os benefícios do frango assado

Os benefícios dessa preparação vão além da sua versatilidade. Conheça seus benefícios a nível nutricional.

1. Boa fonte de proteína

Uma pessoa precisa consumir em média 0,8 grama de proteína por quilo de peso corporal. Ou seja, se alguém pesa 50 quilos, deve comer 40 gramas de proteína por dia. Em relação a isso, é importante destacar que 100 gramas de peito de frango assado fornecem 24 gramas de proteína por dia.

Ou seja, se você combiná-lo com outras fontes desse macronutriente ao longo do dia, consegue obter sua cota diária de acordo com a sua necessidade.

2. Serve para reconstruir tecidos

Na verdade, não apenas tecidos, mas células, músculos, ossos e órgãos. A regeneração celular se refere ao processo natural de reparar células danificadas. Um exemplo é a cicatrização, a regeneração do cabelo e da pele e a cura de ossos quebrados.

A falta de proteína retarda a cicatrização. Sua baixa ingestão prolonga a fase inflamatória e impede a síntese de colágeno, essencial nesse processo.

3. Fortalece o sistema imunológico

O frango assado contém 843 unidades internacionais de vitamina A. Este nutriente desempenha um papel importante no sistema imunológico. Especificamente, ele mantém a função normal dos macrófagos, neutrófilos e células NK. Estas últimas matam as células infectadas. Portanto, ajudam a combater infecções.

Contraindicações do frango assado

Consumir frango assado pode ser prejudicial à saúde, principalmente pela maneira como ele pode ser temperado. Se tiver muito sódio, sua ingestão é prejudicial a médio e longo prazo. Em relação a isso, a Organização Mundial da Saúde afirma que os adultos não devem consumir mais do que 5 gramas de sódio por dia.

Consumir muito sal pode causar hipertensão, ataques cardíacos, derrames e danos aos rins. Portanto, é preciso cuidar da quantidade de sal que o frango assado contém.

O que deve ser levado em consideração na hora de comprar frango?

Para comprar o frango assado em uma mercearia ou congelado, há algumas coisas a serem consideradas:

Frescor do frango

Verifique a data de validade do frango. Se não houver data na bandeja ou embalagem, pergunte quando ele foi cortado. Se possível, verifique se a pele está macia, flexível e úmida. Não deve ter vestígios de penas ou manchas. Sua cor deve ser uniforme e não deve ter odores desagradáveis. Certifique-se de que o frango não tenha sido congelado e descongelado.

Cozimento correto

Você também deve se certificar de que ele tenha um cozimento correto. Se estiver branco, está totalmente cozido. Se houver alguma parte rosada, é porque está mal passado. Veja também como o frango é arrancado do osso. Se houver uma textura crua e fizer barulho, é outro sinal de que está pouco cozido.

O frango cru ou mal passado pode ser contaminado com bactérias como CampylobacterSalmonella. Comê-lo dessa forma pode levar à intoxicação alimentar.

Quantidade de sódio

Observe a tabela nutricional na embalagem para ver a quantidade de sódio no frango e com o que ele foi marinado. Se possível, remova a pele para diminuir a quantidade de gordura.

Peito de frango
Para fazer um frango assado saudável, certifique-se de usar um molho natural com baixo teor de sódio.

Como fazer frango assado no forno em casa

Você pode tentar fazer um frango assado no forno na sua casa. Você vai precisar de um frango inteiro, sal, pimenta, tomilho, manteiga e mostarda.

Instruções

  • Comece pré-aquecendo o forno a 230 graus Celsius. Lave o frango e seque-o para torná-lo mais crocante por fora. Adicione o sal e a pimenta por dentro. Amarre as pernas e arrume de forma que cozinhe bem por dentro.
  • Espalhe sal e pimenta por todo o frango. Em seguida, coloque em uma assadeira para assar por uma hora. Retire do forno, acrescente o tomilho, a manteiga derretida e a mostarda. Mexa bem e cubra o frango com a mistura. Deixe descansar por 15 minutos e estará pronto.

Como você pode ver, esta não é uma receita difícil. O que você deve levar em consideração é a quantidade de sal adicionado e a quantidade de vezes em que você a consome. De resto, pode desfrutar sem culpa, pois o frango assado é uma refeição saudável.

Pode interessar a você...
Delicioso frango assado com laranja e alecrim
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Delicioso frango assado com laranja e alecrim

Você já tentou preparar um frango assado com laranja e alecrim em casa? Conheça esta receita deliciosa e experimente! Você vai adorar!