Coisas que você não sabia sobre o café

29 de outubro de 2015
Se você for daquelas pessoas que não pode ficar sem beber uma xícara de café depois do almoço, talvez queira saber que o café é um remédio muito eficaz para aliviar a dor de cabeça. Experimente tomar uma xícara quando a cefaleia começar e verá como passa

Dizem que o café nos dá bom dia, que é um doce veneno que nos proporciona uma vida eterna e que, além disso, ajuda quem dorme pouco e sonha muito.

Seja como for, todo o mundo gosta de café e não poderíamos enfrentar os nossos dias sem essa xícara matinal, com ou sem açúcar, com ou sem leite.

Em nosso espaço, já falamos muitas vezes de seus benefícios, de como pode ser preparado e das quantidades adequadas para tomar sem lamentar as consequências.

Agora, nesta ocasião, queremos explicar para você algumas coisas que você não sabia sobre o café. E se houver outras mais que não aparecem neste artigo, não hesite em deixar seus comentários!

Coisas que você não sabia sobre o café

Os polifenóis do café duram até 14 horas no nosso sangue

Com certeza você já ouviu falar de polifenóis. Podemos defini-los como elementos bioativos com capacidade antioxidante que cuidam de nossa saúde e previnem muitas doenças, especialmente as cardiovasculares e neurodegenerativas.

Segundo os cientistas do Centro de Investigação Nestlé, de Vers-Chez-les-Blanc (Lausanne, Suíça), uma xícara de café nos fornece um grande número de polifenóis que vão ficar presentes em nossa corrente sanguínea entre 12 e 14 horas. Essa informação pode ser uma das coisas que você você não sabia sobre o café.

Os polifenóis nos protegem do ataque dos radicais livres, fortalecem os tecidos de muitos órgãos, favorecem a absorção de nutrientes no intestino delgado e cuidam de nossa flora intestinal.

Segundo esse mesmo estudo, podemos incluir um pouco de leite em nosso café porque esse tipo de antioxidante fenólico continuará presente nele.

Saiba mais: O que três xícaras de café por dia podem fazer pelo seu fígado

Ajuda a combater a dor de cabeça

É possível que você já conheça esse fato. Embora seja verdade que o café é um estimulante e, pela regra geral, deveria ser um ativador da dor de cabeça, para uma percentagem muito elevada de pessoas ele ajuda a reduzi-la.

Uma explicação para isso pode ser  a vitamina B3:

  • O café é rico em vitamina B3, que nos ajuda a realizar múltiplos processos metabólicos essenciais para que as células tenham suficiente energia.
  • Facilita o trabalho dos neurotransmissores, a síntese dos hormônios e nos permite manter um sistema nervoso saudável e forte.
  • Também nos permite manter o colesterol dentro dos níveis normais, reforçar a circulação sanguínea e tratar da dor de cabeça crônica ou daquela associada ao cansaço.

O café nos ajuda a prevenir e a tratar as câimbras musculares

sabia sobre o café

Este é um dado curioso que vale a pena ter em conta. Você sabia que uma xícara de café de 100 ml, nos fornece quase 10% da dose de potássio que necessitamos por dia? Pois é!

  • O café é uma das bebidas mais ricas em oligoelementos que podemos consumir. Contém, em sua composição, minerais essenciais como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, etc.
  • O potássio é, sem dúvida, um dos elementos mais abundantes no café e, por isso, o torna ideal para combater o cansaço e as câimbras musculares.
  • O café favorece a contração muscular e a transmissão do fluxo nervoso, contribuindo, além disso, para o bom funcionamento dos rins e nos fornecendo energia para começar o dia.

4 truques curiosos que ajudarão você a desfrutar mais do café 

sabia sobre o café

1. Começar o dia com o cheiro do café

Você tem um temporizador em casa?  São muito práticos para poder programar, por exemplo, o momento no qual desejamos que nossos eletrodomésticos comecem a funcionar.

Uma forma muito motivadora de começar o dia e de nos fazer levantar da cama com ânimo é sentir o cheiro agradável do café que acabou de ser feito.

Para isso,  você só tem que deixar sua cafeteira expresso já preparada, programar o temporizador para uns 10 minutos antes da sua hora de levantar e pronto!

A casa vai cheirar a café e ninguém será capaz de ficar mais tempo deitado.

2. Café com menta, café com canela…

Uma forma maravilhosa de desfrutar um pouco mais do café e das infusões é combinar “ambos os mundos”. Não são incompatíveis e os benefícios são múltiplos.

Se você sentir curiosidade por provar um tipo de café realmente delicioso, experimente adicionar ao seu café um pouco de canela em pó. Faça isso e verá que descoberta agradável pode ser.

Descubra: Como tomar café de forma mais saudável?

3. Café com gelo? Mas não deixe que fique aguado

sabia sobre o café

Quando estamos no verão, quase ninguém consegue resistir a um delicioso café com pedras de gelo. Contudo, sabemos que é desagradável quando deixamos o café ficar aguado.

Solução? Na próxima vez que fizer café, coloque-o em formas de gelo. Você obterá “cubos de café” que poderá adicionar em sua xícara sem deixar o café ficar sem graça de novo.

4. Uma soneca depois do café

Se você for daquelas pessoas que não conseguem deixar de tomar uma xícara de café depois do almoço, cairá bem tomá-lo bem quente para, depois, tirar uma soneca.

Você pode se perguntar como isso é possível, já que o café é um ativador natural. Isso acontece porque a xícara de café não fará efeito até que passem 15 ou 20 minutos.

Assim, tomar um café bem quente, ajudará você a ter um agradável sono. E quando despertar, depois dos 15 minutos, graças à cafeína e a essa soneca reparadora, estará mais do que pronto para continuar com o seu dia.

  • Esquivel, P., & Jiménez, V. M. (2012). Functional properties of coffee and coffee by-products. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2011.05.028

  • Wang, Y., & Ho, C. T. (2009). Polyphenols chemistry of tea and coffee: A century of progress. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf804025c