Café da manhã para aliviar a dor de cabeça matutina

· 4 de março de 2015
Muitas vezes a dor de cabeça matutina se deve à desidratação. Para reduzir ou evitar as cefaleias é muito importante incluir muitos líquidos em nosso café da manhã.

Dor de cabeça; não existe nada mais incômodo do que levantar com essa dor. É algo muito comum, principalmente de manhã. Sentimos tontura e a boca seca. Por que isso acontece? O que podemos fazer? Explicaremos a seguir como aliviar a dor de cabeça matutina.

Qual é a razão da minha dor de cabeça matutina?

Razões_da_dor_de_cabeça_de_manhã

  • Pular a janta da noite anterior: você já fez isso alguma vez? Não é adequado, pois o seu corpo dispõe somente de nutrientes, precisa de energia e você está fraco.
  • Cefaleia matinal por apneia: é um dado a se considerar. Muitas pessoas têm esse problema e não percebem que esse leve ronco quando estamos dormindo é sintomas de apneia, e isso causa dor de cabeça.
  • Excessos na noite anterior: comer mal ou em grandes quantidades devido às festas, ingerir álcool ou ficar acordado até tarde, são efeitos diretos que podem nos causar dor de cabeça.
  • Bruxismo: você já sabe o que é bruxismo. Acontece quando, sem perceber, apertamos os dentes ou a mandíbula enquanto dormimos. Pode aparecer em qualquer idade e gerar uma forte dor de cabeça, principalmente nas regiões laterais do rosto. Consequentemente, pode provocar contratura cervical, que por sua vez também causa dores de cabeça.
  • Postura incorreta ao dormir: você precisa tomar cuidado com o jeito e a postura em que dorme. Às vezes uma postura errada dificulta a circulação sanguínea.
  • Alguns medicamentos: os ansiolíticos, por exemplo, causam dor de cabeça se os tomarmos com frequência.
  • Síndrome das pernas inquietas: este problema, às vezes tão comum, também nos impede de descansar bem, causando dores de cabeça.
  • Insônia: às vezes muitos medicamentos que utilizamos para dormir causam dor de cabeça matutina; melhor escolher remédios naturais.
  • Ansiedade ou depressão: é um fator determinante na cefaleia matutina.
  • Pressão arterial alta: você precisa controlar, pois também é uma das causas da dor de cabeça.

3 cafés da manhã adequados para a dor de cabeça matutina

Opção 1 para aliviar a dor de cabeça matutina

Café_da_manhã_opção_1

  • Um copo de água morna com limão.
  • 30 minutos depois, um café ou uma infusão de gengibre com hortelã.
  • Uma torrada de aveia com azeite de oliva.
  • Uma tigela pequena com abacaxi e pepino em pedaços pequenos (se você preferir, também pode fazer um suco com estes alimentos no lugar da salada).

Leia também: Como perder peso com a raiz de gengibre?

Vamos começar por esse indispensável copo de água morna com limão para depurar e limpar o nosso organismo.

Depois, aproveite para tomar um banho. Deixe passar meia hora ou uma hora antes de tomar o café da manhã propriamente dito. Incluímos o café porque, geralmente, é muito eficaz para tratar a dor de cabeça.

De qualquer maneira, advertimos que o café pode não ser tão benéfico em determinadas pessoas, podendo inclusive causar o efeito contrário.

Por isso, deixaremos a decisão de tomar café em suas mãos, embora seja costume tomá-lo para nos fornecer essa energia indispensável de manhã. Lembre-se, além disso, de que é um excelente protetor do fígado.

Se você não quiser essa xícara de café, recorra ao infalível gengibre, que é um anti-inflamatório natural que também atua como um redutor da dor. É perfeito.

Depois, continuaremos com as torradas com azeite de oliva para obtermos esses ácidos graxos tão benéficos. Por último, a combinação de abacaxi e pepino é ótima para nos hidratar, conseguir vitaminas e sais minerais.

Uma das chaves para reduzir a dor de cabeça é estar bem hidratado; é por isso que de manhã temos que incluir bastante líquido na alimentação.

Opção 2 para aliviar a dor de cabeça matutina

Café_da_manhã_opção_2

  • Uma infusão ou um suco de morango.
  • 40 minutos depois um café ou um chá de camomila.
  • Uma salada de espinafre com abacaxi .
  • Um suco de pepino com meia maçã.

Recomendamos a leitura: Perca peso com a dieta do abacaxi com babosa

Aqui temos um exemplo de um café da manhã nutritivo, com o qual conseguiremos essa energia que precisamos para acabar com a dor de cabeça.

Primeiro vamos tomar a bebida depurativa feita com 5 morangos e um copo de água, sem açúcar; depois de uma hora ou 40 minutos, continuaremos com uma xícara de café.

Como sempre, se o café não cair bem, substitua-o por uma infusão de camomila.

Depois, prepare uma salada de abacaxi com um pouco de espinafre fresco para obter energia, e mais tarde faça um suco com um pepino pequeno e meia maçã para se manter hidratado. Veja como você vai se sentir bem!

Opção 3 para aliviar a dor de cabeça matutina

Café_da_manhã_opção_3

  • Um copo de bebida de amêndoas
  • Um sanduíche de pão de aveia com ovo cortado em fatias com umas gotinhas de azeite de oliva ou, se preferir, também pode ser um omelete com pequenos pedaços de presunto e pedacinhos de aipo.
  • Uma tigela com pedaços de melancia, nozes e algumas uvas.

Para outra opção de café da manhã nutritivo, começaremos com uma bebida de amêndoas. As amêndoas são um excelente analgésico, além de serem ricas em magnésio.

Os ovos também são adequados, já que a coenzima Q10 é ótima para estes casos. Conseguiremos a hidratação graças às uvas e à melancia, que são deliciosas e muito saudáveis. Você vai adorar esta receita.

  • Grzanna, R., Lindmark, L., & Frondoza, C. G. (2005). Ginger—An Herbal Medicinal Product with Broad Anti-Inflammatory Actions. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/jmf.2005.8.125
  • Farid Hossain, M. (2015). Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple. International Journal of Nutrition and Food Sciences. https://doi.org/10.11648/j.ijnfs.20150401.22
  • Butt, M. S., Tahir-Nadeem, M., Khan, M. K. I., Shabir, R., & Butt, M. S. (2008). Oat: Unique among the cereals. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-008-0698-7