Cogumelos no micro-ondas: uma receita fácil e rápida

Os cogumelos são consumidos há milhares de anos e são muito valorizados na cozinha, tanto pelo seu sabor delicado quanto pelo seu valor nutritivo.
Cogumelos no micro-ondas: uma receita fácil e rápida

Última atualização: 20 Maio, 2021

Quem nunca procurou uma receita fácil, rápida, saudável e com sucesso garantido? Neste artigo vamos contar como preparar cogumelos no micro-ondas passo a passo. Eles ficam prontos em poucos minutos e são muito saborosos e leves.

Este é um dos pratos infalíveis que você vai querer preparar no dia a dia. O nosso conselho é que o cozinhe como entrada, para acompanhar carne ou peixe ou como um aperitivo saboroso e saudável ao mesmo tempo.

Cozinhando com cogumelos

Cozinhar este alimento no micro-ondas é uma maneira fácil, rápida e saudável de introduzir cogumelos em sua dieta diária. Embora no nível botânico eles sejam cogumelos, no regime alimentar eles são agrupados com o resto dos vegetais.

O sucesso é certo na escolha, sejam champignons, Portobello, Maitake ou Trufa. Todos eles são pobres em colesterol, sódio e calorias, ao mesmo tempo que fornecem vários nutrientes, incluindo fibras, potássio, cobre, selênio, antioxidantes e vitaminas B.

Na cozinha, aceitam vários preparos e há um grande número de receitas que podemos fazer, como tortilhas, mexidos, grelhados, refogados ou em guisados de carne e arroz.

Embora não seja muito comum prepará-los no micro-ondas, este aparelho oferece a possibilidade de fazê-lo de forma limpa, rápida e, em geral, segura. E tudo isso sem se preocupar em controlar ou mexer de vez em quando. Você se anima a experimentar?

Usos do micro-ondas
Usar o micro-ondas é quase sempre seguro, com alguns cuidados.

Receita de cogumelos no micro-ondas

Um prato simples e leve com um toque de sabor extraordinário graças ao molho final. Vamos à receita:

Ingredientes necessários

  • 400 gramas de cogumelos frescos.
  • 3 dentes de alho.
  • Algumas folhas de salsa a gosto.
  • 3 colheres de sopa de azeite extravirgem.
  • O suco de meio limão.
  • Sal e pimenta-do-reino.

Receita passo a passo

  • A primeira tarefa a realizar é cortar o caule e lavar os cogumelos para retirar toda a terra que possam ter. Para fazer isso, você pode esfregá-los embaixo da torneira ou escová-los. Seque e reserve.
  • Em seguida, descasque e corte os dentes de alho e pique a salsa. Misture-os numa tigela com o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta a gosto.
  • Agora é a hora de cortar os cogumelos em fatias e colocá-los em um prato próprio para micro-ondas. Regue com o molho.
  • Cubra com uma tampa apropriada ou com um prato virado para baixo e cozinhe na potência máxima por cerca de 6 minutos. Se você os preferir um pouco mais cozidos, deixe-os alguns minutos a mais.
  • Antes de servir, tempere com sal e pimenta e termine de adicionar o restante do tempero.

Outra opção rápida e fácil: cogumelos com queijo no micro-ondas

Esta outra forma de cozinhar cogumelos no micro-ondas caracteriza-se pelo poderoso sabor do queijo feta, que combina muito bem com os cogumelos.

Ingredientes para prepará-los

  • 200 gramas de cogumelos grandes.
  • Azeite extravirgem.
  • 200 gramas de queijo feta.
  • Sal e pimenta.
  • Orégano.

Preparação passo a passo

  • Primeiramente, lave os cogumelos e certifique-se de remover toda a terra que eles possam conter. Retire o caule com cuidado para que o cogumelo não se rompa. Se estiverem em boas condições, podem ser reservados para uso em outros pratos, como guisados de arroz ou molho de macarrão.
  • Em seguida, corte o queijo em cubos do mesmo tamanho dos cogumelos.
  • Coloque os cogumelos em uma bandeja e recheie com o queijo. Tempere cada um deles e regue com um pouco de azeite. Leve ao micro-ondas e cozinhe por 4 minutos na potência máxima.
  • Para um resultado ainda melhor, deixe descansar por mais 3 minutos dentro do forno de micro-ondas. Antes de servir, acrescente um pouco de orégano.
Cogumelos na alimentação
Os cogumelos são versáteis e saudáveis. As suas propriedades nutricionais são benéficas para a saúde.

Descubra outras delícias: 3 receitas com cogumelos com poucas calorias

Inclua mais vegetais na dieta com esses cogumelos no micro-ondas

Os cogumelos feitos no micro-ondas podem se tornar uma parte regular da dieta diária. Saber preparar receitas com vegetais simples e variadas é interessante, pois é recomendável que eles estejam sempre presentes na dieta alimentar. No caso dos cogumelos, eles são identificados como fontes de compostos benéficos para o organismo, além do seu valor nutricional.

Além disso, uma das vantagens dos cogumelos é que eles podem ser temperados com as ervas aromáticas ou especiarias de que você mais gosta, permitindo ampliar o leque de sabores para nunca se cansar do seu sabor. Combinam bem com alho, salsa, manjericão, coentro e orégano. Os amantes de especiarias têm a opção de adicionar uma pitada de gengibre ou pimenta caiena em pó.

Quando você for comprar os cogumelos, o melhor indicador de qualidade é o seu frescor. Eles devem estar firmes, sem bolor e secos ao toque. Você pode conservá-los dentro de um saco de papel aberto na geladeira por cerca de 5 dias. Antes de usar, lave com um pano ou escova e enxágue com água.

Pode interessar a você...
Como fazer cogumelos recheados veganos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como fazer cogumelos recheados veganos

Os cogumelos recheados veganos são uma receita muito versátil e fácil de combinar, ideal como prato principal ou jantar leve.



  • Cross G.A, Fung D.Y. The effect of microwaves on nutrient value of foods. Critical reviews in food science and nutrition. 1982. 16(4):355-81.
  • Géczi G, et al. No major differences found between the effects of microwave-based and conventional heat treatment methods on two different liquid foods. PLoS One. Enero 2013.8(1):e53720.
  • Organización Mundial de la Salud. Campos electromagnéticos & salud pública: Hornos microondas. Hoja informativa. Febrero 2005.
  • Valverde M.E, et al. Edible mushrooms: improving human health and promoting quality life. International Journal of Microbiology. Enero 2015. 376387.