Chicletes de nicotina: concentrações e instruções de uso

9 de agosto de 2019
Para consumir esses medicamentos, você deve mastigar de maneira delicada e lentamente 5 a 10 vezes, até perceber um sabor amargo ou irritante característico da nicotina.

O chiclete de nicotina é um ótimo remédio que ajuda você a parar de fumar de forma muito eficaz.

Existem chicletes de nicotina de diferentes concentrações: 2 ou 4 mg de nicotina. A nicotina é liberada durante os primeiros 30 minutos, dependendo da intensidade da mastigação.

O chiclete de nicotina é indicado para uso em momentos em que a pessoa sente um desejo intenso de fumar. A nicotina é absorvida pela mucosa oral mais lentamente que a nicotina dos cigarros.

Desta forma, a quantidade de nicotina no sangue nunca será tão alta como quando você fuma. No entanto, você não sentirá a mesma sensação que ter um cigarro na boca.

Terapia de reposição de nicotina para o tratamento do tabagismo

Como largar o cigarro com chiclete de nicotina

A nicotina é a principal substância do tabaco. Isso causa dependência física. A dependência pode causar sintomas de abstinência desagradáveis ​​quando uma pessoa tenta parar de fumar.

A terapia de reposição fornece nicotina na forma de chicletes, sprays, inaladores ou pastilhas com essa substância. Todas essas alternativas não contêm os outros produtos químicos nocivos do tabaco.

Além disso, a terapia de reposição da nicotina pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas de abstinência física, para que o consumidor possa se concentrar nos aspectos psicológicos ocasionados quando se deixa o hábito.

Já foi demonstrado que o uso de chicletes de nicotina, bem como outras terapias de substituição, podem quase dobrar as chances de parar de fumar com sucesso.

Como se usa o chiclete de nicotina?

Para consumir esses medicamentos, você deve mastigar de maneira delicada e lentamente 5 a 10 vezes, até perceber um sabor amargo ou irritante característico da nicotina. Muitas pessoas também descrevem como um leve formigamento na boca.

Nesse momento, você tem que parar de mastigar e colocar o chiclete entre a gengiva e o interior da bochecha. Desta forma, a nicotina é absorvida pela mucosa lentamente. Uma vez que o sabor desapareça, mastigue o chiclete novamente e coloque-o em uma área diferente.

A duração do chiclete é de cerca de 30 minutos, portanto, você deve repetir essa operação enquanto permanecer esse efeito.

O consumo de outro tipo de chiclete não é recomendado antes de uma hora desde que o primeiro foi concluído. A razão para isso é diminuir a probabilidade de sofrer algum efeito adverso. Embora sejam chicletes, também podem ter efeitos colaterais porque possuem o princípio ativo.

Além disso, não é recomendado o uso de mais de 24 chicletes de 2 mg por dia ou mais de 15 de 4 mg por dia. Se estes valores forem excedidos, existe o risco de sobredosagem.

Recomenda-se fazer o processo em um total de 3 vezes ao dia, consumindo de 3 a 8 chicletes diariamente, e levando em conta que 1 cigarro é igual a 1 mg de nicotina.

Descubra: Quais as drogas mais perigosas do mundo?

Outras recomendações

Evitar o tabagismo pela saúde

  • Não mastigue energicamente o chiclete nem engula saliva depois de mastigar, pois isso poderia causar desconforto na boca e na garganta, bem como problemas de digestão e dores de estômago. Além disso, se ingerida, a nicotina não funcionará, não será absorvida na boca e será inativada no estômago.
  • Não beba 15 minutos antes ou depois do uso: café, refrigerantes ou bebidas carbonatadas. Estes produtos podem diminuir a absorção de nicotina. No entanto, a água é permitida.

Dicas sobre o chiclete de nicotina

Além das orientações explicadas na seção anterior, gostaríamos de oferecer uma série de dicas quando se trata de consumir chiclete de nicotina.

Antes de mais nada, recomendamos que você use este produto antes de uma situação na qual você sabe que vai sentir vontade de fumar e, em geral, sempre que precisar recorrer ao hábito.

Em segundo lugar, leve os chicletes sempre com você. Assim, poderá usá-los caso sinta o desejo de fumar e evitará acender um cigarro. Apenas com um cigarro, as chances de fumar novamente aumentam consideravelmente.

Finalmente, no caso de que apareça qualquer um dos seguintes sintomas, informe o seu médico ou farmacêutico:

Quer largar o cigarro? Então leia: 8 motivos para parar de fumar agora mesmo

Conclusão

Parar de fumar é possível. Seja claro sobre seu objetivo e ajude a você mesmo com alguma terapia de reposição de nicotina, como os chicletes. Isso ajudará você a ter mais força de vontade e ser mais constante.

  • Martín, F., & Corral, L. P. (2013). Tratamiento farmacológico del tabaquismo. Trastornos Adictivos. https://doi.org/10.1016/s1575-0973(04)70151-8
  • JR, H., JL, P., PW, C., Callahan, R., & Kenny, M. (2004). El mal uso y la dependencia de over-the-counter chicle de nicotina en una muestra de voluntarios. Nicotine & Tobacco Research : Official Journal of the Society for Research on Nicotine and Tobacco. https://doi.org/10.1080/14622200310001656894
  • Oncken, C., Dornelas, E., Greene, J., Sankey, H., Glasmann, A., Feinn, R., & HR, K. (2008). El chicle de nicotina para los fumadores embarazadas: un ensayo controlado aleatorizado. Obstetrics and Gynecology. https://doi.org/10.1097/AOG.0b013e318187e1ec