Chaves para cuidar do relacionamento

18 de janeiro de 2020
Tempo e rotina geralmente deterioram as relações dos casais. O que você pode fazer para evitar isso? Desta vez, queremos compartilhar algumas chaves para ter um relacionamento saudável e duradouro.

O amor deve ser cultivado, assim como uma planta. Portanto, hoje queremos compartilhar com você as chaves para cuidar do relacionamento. Estudos indicam que há pelo menos 4 que são indispensáveis.

Depois da família de origem, os estudos indicam que o relacionamento de casal é um dos mais significativos e intensos em nossas vidas, tendo uma influência significativa em nosso bem-estar.

Com tudo isso, não precisamos de mais explicações para entender o desejo de querer estar ao lado de uma pessoa. Mas, como podemos cuidar do relacionamento para que ele seja saudável e não caia em apegos prejudiciais ou em deterioração?

Algumas pesquisas indicam que existem quatro componentes essenciais: compromisso, romance, amor e intimidade. Além desses elementos, também existem outros fatores que podemos usar para proteger nossa convivência. Descubra-os aqui conosco!

Chaves para cuidar do relacionamento

1. Amar primeiro a nós mesmos

Para dar amor, primeiro precisamos amar a nós mesmos. Portanto, estar bem com nós mesmos e estar dispostos a nos aperfeiçoar como seres humanos é indispensável.

De fato, muitos conflitos do casal começam com suas próprias falhas. Quando isso acontece, um dos membros começa a exigir do outro o que ninguém mais pode dar a ele.

Devemos derrubar essas ideias limitantes, baseadas em mitos românticos, e que nos impedem de amar de verdade. Por exemplo, uma dessas crenças é que a outra pessoa nos completa. Isso é falso. Estamos completos desde que nascemos.

Cuidar de nós mesmos para poder cuidar do relacionamento

2. Reconhecer nossos erros

Isso é crucial para poder melhorar. Se quisermos um relacionamento saudável, a primeira coisa é reconhecer nossos defeitos e estar dispostos a mudar. Todos nós temos alguns aspectos da nossa vida para melhorar. Se formos honestos, podemos até pedir ajuda se acharmos que não podemos fazer isso sozinhos.

Não tenha medo de ir a um psicólogo, porque esse profissional pode ajudá-lo a vislumbrar as áreas que precisam ser trabalhadas para ser uma pessoa melhor. Quando você começar a controlar seus pensamentos e emoções da maneira certa, será muito mais fácil ter um relacionamento saudável.

Leia também: Hábitos para ser um casal feliz

3. Crie espaços para a intimidade

Isso não se refere apenas à sexualidade. Ter um espaço de intimidade, aproxima o casal. Além disso, permite expor nossos sonhos, expressar nossos medos, contar nossas ilusões, entre outras coisas.

4. Dar pouca importância às pequenas coisas

Às vezes, desencadeamos tempestades onde há apenas um leve chuvisco. O melhor antídoto para dissolver problemas é rir e se concentrar em grandes projetos.

Casal planejando o futuro

5. Criar projetos em comum

E trabalhar por eles. Isso permite que o relacionamento seja fortalecido. Ou seja, ambos olham em uma direção, mas sem negligenciar os sonhos um do outro. Alguns dos objetivos que podem ser planejados talvez variem, por exemplo, fazer uma viagem, reformar uma casa ou iniciar um negócio.

6. Uma escapadinha a dois

Uma escapadinha cheia de romance pode ajudar muito a cuidar do relacionamento. Nestas ocasiões, é possível fugir da rotina e encontrar-se um com o outro, sem outras distrações e problemas cotidianos.

Embora muitos casais esperem um dia especial para escapar da rotina, isso também pode ser feito a qualquer momento. Ou seja, não é preciso esperar um aniversário ou comemoração para fazer as malas e sair para compartilhar e desfrutar.

Não deixe de ler: Como motivar meu namorado a morar juntos?

7. Diálogo

Alguns casais só se comunicam quando têm problemas sérios, mas o diálogo é necessário o tempo todo. Dediquem pelo menos dez minutos, todas as manhãs, para conversar ou lembrar o quanto se amam. Além disso, aprendam a praticar a escuta ativa.

Aliás, ouvir é outra das chaves para cuidar do relacionamento.

Casal dialogando

8. Nunca se esqueça dos detalhes

Isso reforça o relacionamento a cada dia. Alguns podem ser, por exemplo, um bilhetinho romântico, uma massagem, um jantar surpresa, entre outros. Os detalhes podem ser inesperados. Todos nós gostamos de surpresas.

9. Respeito para cuidar do relacionamento

Este é outro componente chave. Tanto para você como para o seu parceiro. Quando nos respeitamos, é mais viável começar a experimentar o bem-estar, porque o respeito é o primeiro passo para a felicidade.

Seguindo essas dicas, você pode ter um bom relacionamento. Portanto, identifique os erros que você possa estar cometendo e mude a situação agora mesmo. Porque nunca é tarde para começar e muito menos para amar.

  • Aiquipa Tello, J. J. (2015). Dependencia emocional. Revista de Psicología.
  • Barroso, O. (2014). EL APEGO ADULTO: LA RELACIÓN DE LOS ESTILOS DE APEGO DESARROLLADOS EN LA INFANCIA EN LA ELECCIÓN Y LAS DINÁMICAS DE PAREJA. Revista Digital de Medicina Psicosomática y Psicoterapia.
  • Ferrer, V., Bosh, E., & Navarro, C. (2010). Los mitos románticos en España. Boletín de Psicología.
  • Maureira Cid, F. (2011). Los cuatro componentes de la relación de pareja. Revista Electrónica de Psicología Iztacala.
  • Ortiz, J. M. C., García, P., & Gómez, L. (2009). Celos y emociones : Factores de la relación de pareja en la reacción ante la infidelidad Jealousy and emotion : how partners react to infidelity. Athenea Digital. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v0n15.528