Cenoura roxa: fonte de saúde e adequada para perder peso

A cenoura roxa é rica em antocianinas, os antioxidantes que lhe conferem esta tonalidade e que nos ajudam a combater a inflamação e inclusive alguns tipos de câncer.
Cenoura roxa: fonte de saúde e adequada para perder peso

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

É estranho pensar em uma cenoura sem a sua atrativa tonalidade laranja. Por mais curioso que seja, a cenoura roxa foi no passado a mais comum e mais consumida entre a população da Ásia e Europa.

As cenouras roxas remontam ao século 2000 a.C. Foram os comerciantes árabes que as popularizaram por diversos países durante vários séculos.

Contudo, naqueles tempos abundavam cenouras de várias cores. Segundo a região e os componentes da terra de cultivo era possível encontrar desde cenouras de cor branca, amarela, até as de uma cor púrpura muito intensa que quase alcançava o negro.

Mas… e as cenouras laranjas? Esta variedade apareceu na Holanda durante o século XVII.

Na verdade, elas nada mais são do que híbridos, uma combinação criada pelos agricultores holandeses que quiseram homenagear em um dado momento a casa real de Orange.

Eles tiveram tanto êxito que não tardaram em comercializá-las fora de suas fronteiras, estabelecendo um mercado imbatível até a atualidade.

Uma história, sem dúvida, curiosa, que vem a nos explicar por que não é tão habitual ver cenouras roxas em nossos mercados.

Apesar disso, atualmente elas estão voltando a ganhar importância por serem consideradas um “superalimento”.

A seguir, explicaremos a você tudo o que a cenoura roxa pode fazer pela sua saúde.

Cenoura roxa, fonte de saúde

cenoura-roxa

Comecemos averiguando a origem desta tonalidade tão única. Trata-se de uma substância hidrossolúvel chamada antocianina.

  • A antocianina é um antioxidante que se encontra em diversos alimentos como as uvas vermelhas, as berinjelas, os mirtilos, o feijão, o repolho vermelho ou as romãs.
  • Ao perceber como são saudáveis os alimentos citados, deduzimos, sem dúvida, o grande poder medicinal que se esconde também nas cenouras roxas.
  • São capazes de melhorar nossa saúde cardíaca, são anticancerígenas e reduzem o colesterol ruim, o LDL.
  • O poder das antocianinas presentes nas cenouras roxas é muito recomendável para pessoas com diabetes.
  • Seu consumo regula o nível de açúcar no sangue.
  • Seus antioxidantes protegem por sua vez os vasos sanguíneos e neutralizam as enzimas que prejudicam o colágeno e os tecidos conjuntivos.

As cenouras roxas e a perda de peso

Você gostará de saber que as cenouras roxas são muito pobres em calorias. Você pode consumi-las de forma natural ou ao vapor. São saciantes e, principalmente, nos oferecerão um alto nível de fibras.

  • Também é interessante saber que este vegetal nos ajudará na digestão. Além disso, não somente reduziremos o nível de açúcar no sangue, como também, graças à fibra, absorveremos melhor os nutrientes.
  • A maior parte da fibra das cenouras roxas é solúvel. Esta absorve água no trato digestivo formando uma substância similar a um gel.
  • Pouco a pouco, em seu trânsito pelos intestinos, ela vai arrastando toxinas e reduzindo por sua vez o nível de colesterol, uma vez chegada à corrente sanguínea.

São boas pra combater as varizes

cenoura-roxa

Se você possui varizes ou insuficiência venosa, as cenouras roxas podem reduzir a dor e a pressão.

  • Novamente, são as antocianinas que nos ajudam graças ao seu poder anti-inflamatório. Elas também otimizam o fluxo sanguíneo.
  • As cenouras roxas ativam uma série de proteínas capazes de reparar as paredes lesadas dos vasos sanguíneos, o que melhora a saúde de nosso sistema vascular.

Cabe ressaltar, de fato, que elas não farão nossas varizes desaparecerem, mas aliviarão a sua sintomatologia.

Adequadas para prevenir o câncer de cólon

As cenouras roxas, assim como os mirtilos, os rabanetes ou as uvas vermelhas, dispõem de minerais adequados e antioxidantes que nos protegem contra a proliferação de células cancerígenas.

  • Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição e Bromatologia da Universidade de Maryland (Estados Unidos), o consumo regular destes alimentos inibe o crescimento destas células nocivas no cólon.
  • No entanto, lembre-se: busque sempre produtos de cultivo orgânico para garantir a sua máxima qualidade e propriedades.

Suco natural de cenoura roxa e maçã

suco-cenoura-roxa

Um modo sensacional de aproveitar ao máximo as virtudes da cenoura roxa é preparando uma bebida deliciosa. Ela é ideal para começar o dia ou para acompanhar algumas de nossas refeições.

Explicaremos a você como preparar este suco:

Ingredientes

  • 2 cenouras roxas
  • 1 maçã
  • Suco de ½ limão
  • 1 copo de água

Preparação

  • O primeiro passo será lavar bem tanto as cenouras roxas quanto a maçã. Em seguida, corte a maçã em quatro partes para facilitar a trituração.
  • Agora, coloque no liquidificador as cenouras e a maçã e leve toda a combinação ao seu copo preferido.
  • Uma vez pronto, acrescente o copo de água e o suco de meio limão. Agite bem e consuma.

O sabor oscila entre o ácido e o sabor de terra fresca, que é bem delicioso e irá deixá-lo cheio de saúde.

Não resista… se ainda não conhece os benefícios das cenouras roxas, este é o momento!

Pode interessar a você...
Descubra os incríveis benefícios da cenoura para a pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Descubra os incríveis benefícios da cenoura para a pele

Essa verdura oferece inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar, tanto se a ingerirmos quanto se a aplicarmos externamente. Conheça os benefíci...



  • Charron, C. S., Kurilich, A. C., Clevidence, B. A., Simon, P. W., Harrison, D. J., Britz, S. J., … & Novotny, J. A. (2009). Bioavailability of anthocyanins from purple carrot juice: effects of acylation and plant matrix. Journal of agricultural and food chemistry, 57(4), 1226-1230.
  • Metzger, B. T., Barnes, D. M., & Reed, J. D. (2008). Purple carrot (Daucus carota L.) polyacetylenes decrease lipopolysaccharide-induced expression of inflammatory proteins in macrophage and endothelial cells. Journal of agricultural and food chemistry, 56(10), 3554-3560.
  • Poudyal, H., Panchal, S., & Brown, L. (2010). Comparison of purple carrot juice and β-carotene in a high-carbohydrate, high-fat diet-fed rat model of the metabolic syndrome. British journal of nutrition, 104(9), 1322-1332.