Remédio com louro e canela para perder peso

Além de favorecer a digestão e evitar gases, o chá de louro e canela tem efeito saciante, ajudando a não beliscar entre as refeições.
Remédio com louro e canela para perder peso
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 outubro, 2022

Hoje, em nosso espaço, propomos um remédio maravilhoso para perder peso, à base de louro e canela.

Não se trata de um “milagre”, mas sim de um aliado para que nosso organismo possa enfrentar aquela gordura mais resistente que, às vezes, demora tanto para sumir.

Em suma, esse chá natural contém dois ingredientes fabulosos para o nosso bem-estar. No entanto, é preciso levar em conta um aspecto importante: não convém abusar dele.

Se nos excedermos no consumo de louro, por exemplo, notaremos efeitos adversos.

O segredo está, então, no equilíbrio. Se temos uma dieta variada e incluímos uma xícara dessa infusão logo após as refeições, notaremos grandes benefícios.

Estamos diante de uma bebida aromática, digestiva e, além disso, reparadora. Faz-nos sentir realmente bem e vale a pena descobri-la.

A seguir, explicamos tudo o que pode fazer por você.

Louro e canela, um remédio com muita tradição

É possível que algum de nossos leitores nunca tenham ouvido falar do louro. É um arbusto perene com múltiplas propriedades, muito comum na culinária mediterrânea.

  • Os gregos e os romanos, por exemplo, têm integrado o louro em sua tradição desde a antiguidade. Sempre foram destacados seus benefícios digestivos, expectorantes, nutritivos e até curativos.
  • De fato, de sua raiz latina “laurus” derivam palavras como “laurear ou laureado” que denotam, por sua vez, essas características de poder ou de virtuosismo frente aos demais.

Estamos diante de uma planta com grande transcendência dentro da medicina natural, que, por sua vez, combinada com uma especiaria sempre maravilhosa como a canela, fará com que consigamos um remédio que vale a pena provar.

Explicaremos por que é conveniente incluí-lo em nossa dieta regular.

Um remédio digestivo

Tanto a canela quanto o louro se caracterizam por sua ação antisséptica, digestiva, tônica e diurética.

Algo tão simples como tomar uma xícara logo após as refeições nos ajudará a fazer a digestão sem sentir nenhum incômodo. Nem flatulências, nem acidez…

  • Por sua vez, ajuda a prevenir as infecções do aparelho urinário. A ação desses dois ingredientes ajuda a enfrentar a bactéria E. coli ou o fungo Candida albicans, que causa infecções vaginais.
  • A título de curiosidade, contaremos que na culinária asiática é comum combinar a canela e o louro em muitos pratos. Não apenas dão um sabor excepcional aos alimentos, como também é possível obter um efeito saciante com o qual chegar sem fome até a próxima refeição.

Um chá com muitos nutrientes

Este chá é um aliado natural do bem-estar, da saúde e do equilíbrio interno com o qual enfrentar o dia a dia de modo ótimo.

Além de ser depurativo, diurético, saciante e digestivo, este chá lhe oferecerá os seguintes elementos:

  • Vitaminas A, C e do complexo B, como a niacina, a riboflavina, a piridoxina, o ácido pantotênico ou o ácido fenólico.
  • Também é uma fonte de minerais (cálcio, potássio, magnésio, manganês, cobre, ferro, selênio e zinco).

Regula nosso metabolismo

Combinar canela e louro é uma maneira muito adequada de regular nosso metabolismo.

O louro, por exemplo, não só ajuda a eliminar toxinas. Graças a sua ação, também reduzimos o ácido úrico de nosso organismo, assim como níveis elevados de açúcar no sangue.

  • Tanto o louro quanto a canela melhoram nossa circulação, cuidam de nosso fígado e, por sua vez, aceleram o metabolismo, para que possamos queimar gordura mais facilmente.
  • Cabe destacar também que esta bebida é muito adequada para diabéticos.

No entanto, leve em conta que as folhas de louro não podem ser consumidas: lembre-se sempre de retirá-las quando servir seus pratos ou quando for beber o chá.

Preparação deste remédio à base de canela e louro

Chá de canela e louro: muitos benefícios

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 paus de canela
  • 5 folhas de louro

Modo de preparo

Você pode encontrar tanto o louro quanto a canela em qualquer loja de produtos naturais. Compre o louro desidratado e a canela em pau, não em pó. Assim, o chá será mais benéfico.

  • O procedimento é muito simples. Basta levar o litro de água ao fogo para ferver.
  • Depois que entrar em ebulição, junte a canela e as folhas de louro.
  • Deixe em infusão por 20 minutos. Passado esse tempo, deixe repousar, pelo menos, por meia hora.
  • Depois, basta coar o chá e beber o líquido. Você pode colocá-lo numa garrafa de vidro para melhor conservá-lo.
  • O chá deve ser consumido ao longo do dia. A primeira xícara em jejum e as seguintes após as refeições. Continue com este tratamento duas ou três vezes por semana, para saber como se sente.

Se você segue uma dieta adequada e faz um pouco de exercício, este chá ajudará você a perder peso e diminuir o inchaço com mais facilidade.

Vale a pena!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Batool S, Khera R. A, et al. Bay leaf. Medicinal Plants of South Asia. 2020: 63-74.
  • Bay leaf (herb). (n.d.). britannica.com/EBchecked/topic/56673/bay-leaf
  • Biglar M, Sufi H, et al. Screening of 20 Commonly Used Iranian Traditional Medicinal Plants Against Urease. Iranian Journal of Pharmaceutical Research. 2014. 13 (Suppl): 195-198. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3977070/#__ffn_sectitle
  • Fittall, K. Herbs that heal. Good Health. (2014). 80-81
    connection.ebscohost.com/c/articles/97507653/herbs-that-heal.
  • Kawatra P, Rajagopalan R, et al. Cinnamon; mystic powers of a minute ingredient. Pharmacognosy Research. Junio 2015. 7 (Suppl 1): S1-S6.
  •  Khan, A., Zaman, G., Anderson, R. Bay Leaves Improve Glucose and Lipid Profile of People with Type 2 Diabetes. 2008.
    ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2613499/ – __abstractid549508title.
  • Kirkham S, Akilen R, et al. The potential of cinnamon to reduce blood glucose levels in patients with type 2 diabetes and insulin resistance. Diabetes, Obesity and Metabolism. Diciembre 2009. 11 (12): 1100-13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19930003.
  • National Center for Complementary and Integrative Medicine. Cinnamon. Mayo 2020.
  • Rao P. V, Gn S. H. Cinnamon: A Multifaceted Medicinal Plant. Evidence based Complementary and Alternative Medicine. 2014: 642942. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4003790/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.