Celecoxibe: tudo que você precisa saber

O celecoxibe tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos semelhantes aos AINEs não seletivos; no entanto, provoca menos lesões gástricas agudas.
Celecoxibe: tudo que você precisa saber

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 janeiro, 2023

O celecoxibe é um medicamento que pertence ao grupo de inibidores seletivos da COX-2. Tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos semelhantes aos AINEs não seletivos; no entanto, provoca menos lesões gástricas agudas.

O celecoxibe é prescrito para aliviar a dor, inflamação e rigidez causada por doenças nas articulações. Essas doenças são artrite, artrite reumatoide e espondilite anquilosante.

Também é usado no tratamento da artrite reumatoide juvenil. O celecoxibe também pode ser usado para tratar períodos menstruais dolorosos e até para aliviar outros tipos de dor a curto prazo, como a de cirurgias e de outros procedimentos médicos ou odontológicos.

Como o celecoxibe deve ser administrado?

Senhora com artrite nas mãos

Este medicamento é encontrado em forma de cápsulas para administração oral. Geralmente, é tomado uma ou duas vezes por dia e pode ser ingerido com ou sem alimentos.

Para não se esquecer de tomar o celecoxibe, tente tomá-lo aproximadamente nos mesmos horários todos os dias. Não aumente ou diminua a dose, nem a tome com mais frequência do que a indicada pelo seu médico.

Caso não consiga engolir as cápsulas ou se o tratamento for para uma criança, você pode abrir a cápsula e distribuir o conteúdo em alguns alimentos para, então, engolir com mais facilidade.

Uma vez que o risco cardiovascular do celecoxibe pode aumentar com a dose e a duração do tratamento, deve ser utilizada a dose diária eficaz mais baixa. Além disso, a duração do tratamento deve ser a mais curta possível.

Periodicamente, a resposta ao tratamento deve ser reavaliada, principalmente em pacientes com osteoartrite, para avaliar sua eficácia e segurança.

Dose dependendo da doença a ser tratada

Para o tratamento da osteoartritea dose diária recomendada é de 200 mg uma vez ao dia ou em duas doses. Em alguns pacientes, a dose pode ser aumentada para 200 mg duas vezes ao dia para aumentar a eficácia. Se após 2 semanas nenhum aumento no benefício terapêutico for observado, outras alternativas de tratamento devem ser consideradas.

A dose diária inicial recomendada de celecoxibe para o tratamento da artrite reumatoide é de 200 mg, administrada em duas doses. Como no caso da osteoartrite, se necessário, a dose pode ser aumentada para 200 mg duas vezes ao dia.

No entanto, se após 2 semanas não for observado maior benefício terapêutico, outras alternativas  devem ser consideradas. A dose diária máxima recomendada é de 400 mg para ambas as indicações.

Contraindicações do celecoxibe

Artrite e envelhecimento

O uso deste medicamento é contraindicado em casos de hipersensibilidade à substância ativa, a qualquer um dos excipientes e a sulfonamidas.

Também é contraindicado em caso de úlcera péptica ativa ou sangramento gastrointestinal. Pacientes que tiveram asma, rinite aguda, edema, urticária ou outras reações alérgicas após tomar ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) também não devem consumi-lo.

O celecoxibe é contraindicado durante a gravidez, e também para mulheres que desejam engravidar. Embora o risco potencial de causar malformações durante a gravidez seja desconhecido, ele não pode ser excluído.

Da mesma forma, é contraindicado em pacientes com doenças como disfunção hepática grave, distúrbios renais, doença inflamatória intestinal, insuficiência cardíaca congestiva, doença arterial periférica e/ou doença cerebrovascular estabelecida.

Possíveis efeitos colaterais do celecoxibe

Mecanisom de ação do celecoxibe

Como todos os medicamentos, o celecoxibe pode ter efeitos colaterais. Dependendo da frequência estimada do surgimento das reações adversas, elas são classificadas da seguinte forma:

Frequentes

Pouco frequentes

  • Ansiedade, depressão, cansaço, visão turva, rigidez muscular e sensação de formigamento.
  • Anemia, problemas renais ou hepáticos.
  • Pressão alta ou aumento da mesma, palpitações.
  • Infecções urinárias e bucais.
  • Reações cutâneas, como urticária.

Efeitos colaterais raros

Esta seção inclui efeitos adversos como úlceras digestivas e sangramento, perfuração intestinal, inflamação do esôfago e dificuldades para engolir. Também devemos citar a pancreatite aguda, colite, confusão, alucinações, perda auditiva e meningite asséptica.

Lembre-se de consultar o seu médico ou farmacêutico se detectar algum destes sintomas.

Conclusão

Atualmente, apesar dos diferentes efeitos colaterais do celecoxibe, este medicamento é prescrito em alguns casos. Isso ocorre porque os benefícios de tomar celecoxibe superam os seus riscos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Puljak, L., Marin, A., Vrdoljak, D., Markotic, F., Utrobicic, A., & Tugwell, P. (2017). Celecoxib for osteoarthritis. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD009865.pub2

  • Steinbach, G., Lynch, P. M., Phillips, R. K. S., Wallace, M. H., Hawk, E., Gordon, G. B., … Kelloff, G. (2002). The Effect of Celecoxib, a Cyclooxygenase-2 Inhibitor, in Familial Adenomatous Polyposis. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/nejm200006293422603

  • Singh, G., Fort, J. G., Goldstein, J. L., Levy, R. A., Hanrahan, P. S., Bello, A. E., … Triadafilopoulos, G. (2006). Celecoxib versus naproxen and diclofenac in osteoarthritis patients: SUCCESS-I study. American Journal of Medicine. https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2005.09.054


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.