Quais são as causas das infecções urinárias?

22 Abril, 2020
Podemos saber por que as infecções urinárias ocorrem analisando as condições que as predispõem. Cada idade e circunstância tem seus próprios fatores de risco.
 

Quando nos perguntamos quais são as causas das infecções urinárias, é importante primeiro definir o que é uma infecção urinária. Da mesma forma, é essencial entender quais são os fatores que nos predispõem a esta condição.

Uma infecção urinária é uma infecção que ocorre em algum lugar do sistema urinário, que inclui a uretra, a bexiga, os ureteres e rins, principalmente.

É uma infecção bastante comum. Entre as mulheres, estima-se que até 50% já sofreram uma. Isso envolve um grande número de consultas sobre sintomas urinários, especialmente em serviços de saúde que atendem a grandes volumes de pacientes do sexo feminino.

Para entender por que as infecções urinárias ocorrem, devemos esclarecer que sua origem é bacteriana. Esses microrganismos sobem pela uretra e se instalam em um dos órgãos urinários, causando o surgimento dos sintomas.

Sintomas de infecção urinária de acordo com a localização

Antes de mergulhar completamente no porquê das infecções urinárias ocorrerem, vamos conhecer seus sintomas. Sabemos que, dependendo da localização no sistema urinário, os sintomas variam.

Quando a infecção está nos rins, é chamada de pielonefrite. Esta quadro é a mais perigoso, com febre alta, vômito e dor lombar.

Se a infecção estiver localizada na parte inferior da bexiga, é chamada de cistite. É a forma de apresentação mais frequente e seus principais sintomas são ardor ao urinar e micção repetitiva. Pode haver dor na parte inferior do abdômen, mas ela nem sempre está presente.

 

Finalmente, temos a uretrite, que é a infecção urinária que coloniza a uretra. Geralmente tem como sinal primário uma secreção uretral que se confunde com infecções sexualmente transmissíveis, e que requer esclarecimento do diagnóstico com métodos complementares.

Infecção urinária em mulheres

Você também pode se interessar: 11 doenças sexualmente transmissíveis (DST) que você deve conhecer

Fatores de risco para infecções urinárias

Para saber exatamente por que as infecções urinárias acontecem, é necessário listar primeiro os fatores de risco. São situações ou características que, se presentes, aumentam a probabilidade de infecção.

Isso não significa que ter um desses fatores de risco seja uma condição indispensável para ter uma infecção do trato urinário, mas eles a favorecem. O risco é aumentado por:

 
  • Sexo feminino: as mulheres estão mais propensas a infecções urinárias. Sua uretra mais curta facilita a entrada de bactérias.
  • Atividade sexual: no estágio da sexualidade ativa, as mulheres podem sofrer de cistite associada à relação sexual. É um quadro bastante comum.
  • Menopausa: quando as mulheres param de menstruar, os níveis de estrogênio no corpo caem. Com menos estrogênio, as membranas mucosas, incluindo a mucosa do trato urinário, ficam ressecadas. Essa secura favorece o surgimento de bactérias.
  • Obstruções urinárias: se a via do sistema urinário estiver obstruída por qualquer causa, as bactérias encontrarão um caldo de cultura. Aqui podemos citar as pedras nos rins, a hipertrofia prostática nos homens e o uso de cateteres por indicação médica diante de alguma patologia mais séria.

Causas das infecções urinárias de acordo com a localização

Como mencionado anteriormente, a infecção do trato urinário pode estar na parte superior do sistema urinário ou na parte inferior. De acordo com a localização, as causas também irão variar.

Na pielonefrite, a principal causa é o aumento do número de bactérias da bexiga. Esse quadro geralmente começa como uma cistite – infecção da bexiga – que não se resolve adequadamente.

A cistite, por outro lado, é causada em grande parte pela bactéria Escherichia coli. Há, no entanto, cistites devido a outras bactérias, mas são casos específicos que aparecem com baixa frequência. Antes dos sintomas da cistite, o médico rapidamente suspeita da presença de Escherichia coli.

 

A infecção uretral, por sua vez, abre outra gama de causas. Na uretrite, a Escherichia coli não é a única bactéria protagonista. A proximidade da uretra com a vagina nas mulheres facilita que outros microrganismos se somem à infecção, como clamídia e micoplasma.

Mulher no banheiro

Leia também: Infecção por mycoplasma genitalium: sintomas e tratamento

A relevância da idade

Além das causas de infecções urinárias que citamos, também é possível analisar por que elas surgem de acordo com a idade daqueles que sofrem com ela. Em diferentes idades, algumas causas são mais prováveis ​​e outras deixam de ser:

  • Juventude: nas mulheres jovens, a cistite está associada à prática de relações sexuais.
  • Menopausa: mulheres que pararam de menstruar têm infecções urinárias devido à redução do estrogênio.
 
  • Homens mais velhos: quando o homem excede os quarenta, ele aumenta o risco de hipertrofia prostática. Uma próstata aumentada obstrui o fluxo urinário, favorecendo infecções.
  • Idosos: nessa faixa etária, o fator de risco é a hospitalização. Além disso, essas internações geralmente estão acompanhadas pela colocação de um cateter urinário.
  • Andreu, Antonia, et al. “Diagnóstico microbiológico de las infecciones del tracto urinario.” Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica 29.1 (2011): 52-57.
  • Jiménez, J. F., E. Broseta, and M. Gobernado. “Infección urinaria.” Actas Urol Esp 26.7 (2002): 563-573.
  • Durán, Ana María Guzmán, and Andrés Valdivieso Dávila. “Infección urinaria: diagnóstico y tratamiento.” ARS MEDICA Revista de Ciencias Médicas 26.3 (2018).