O que é febre Q?

Febre Q é o nome dado a uma doença causada por bactérias transmitidas de animais para homens. Foi detectada pela primeira vez em 1935 e recebeu o nome de febre Q porque, em princípio, não era possível estabelecer o que era. A letra “Q” vem de “query”, ou seja, “em pesquisa”.
Após investigações, descobriu-se que o agente que causa a febre Q é a bactéria Coxiella burnetii. Esta bactéria inicialmente se aloja em animais domésticos, como vacas, cabras, ovelhas e outros mamíferos. No entanto, em animais, geralmente não causa problemas de saúde.
Embora a febre Q possa ocorrer em qualquer época do ano, foi observado que ocorre principalmente na primavera e nos primeiros meses do verão. O maior número de casos ocorre entre abril e maio.
Origem da febre Q
A febre Q é geralmente uma doença leve muito semelhante à gripe. No entanto, existe também uma forma mortal desta doença que causa danos ao cérebro, coração, fígado e pulmões. Por outro lado, há pessoas que não apresentam sintomas.
A bactéria Coxiella burnetii, responsável por essa patologia, é encontrada principalmente nos produtos do parto de animais, isto é, na placenta e no líquido amniótico. Também está presente no leite, urina e fezes de animais infectados.
Algumas pessoas são infectadas mesmo sem ter contato direto com os animais. Simplesmente o fato de inalar a poeira que foi contaminada por fezes, urina ou produtos do parto dos animais infectado, é suficiente para o contágio.
Da mesma forma, a bactéria é transmitida através do consumo de leite não pasteurizado, extraído de animais que possuem a bactéria.
Continue lendo: 9 bactérias perigosas mais daninhas para o ser humano
Características e sintomas da febre Q
Estima-se que de cada 10 pessoas que recebem a bactéria, apenas cinco terão sintomas. Normalmente, eles ocorrem duas ou três semanas após a exposição às bactérias. As manifestações mais comuns da doença incluem:
- Febre com calafrios e suor.
- Dor de cabeça e dores musculares.
- Náusea, vômito e / ou diarreia.
- Fadiga.
- Dor no peito e / ou dor abdominal.
- Tosse seca.
- Perda de peso.
Todos esses sintomas podem ser leves ou graves. Se a infecção estiver alojada nos pulmões ou no fígado, pode causar pneumonia ou hepatite, respectivamente. Por outro lado, se uma mulher grávida contrair a doença, existe o risco de aborto espontâneo.
Pouco menos de cinco pessoas, para cada 100, desenvolvem uma febre Q crônica. Isso se manifesta meses ou mesmo anos após a infecção inicial. É um problema sério que pode ser fatal, pois geralmente envolve a infecção de uma ou mais válvulas cardíacas.
Saiba mais: Meu filho está com 39º de febre! O que fazer?
Fatores de risco da febre Q
É claro que a bactéria está presente em alguns animais domésticos, mas sua presença também foi detectada em alguns animais selvagens e em carrapatos.
Portanto, o principal fator de risco é o contato direto ou indireto com todos esses animais.
Obviamente, aqueles que correm maior risco de infecção são trabalhadores agrícolas ou de matadouros, além de veterinários, pesquisadores e processadores de alimentos. Da mesma forma, foi detectado que os homens são mais propensos que as mulheres a contrair a doença.
A grande maioria dos casos de febre Q ocorre em pessoas entre 30 e 70 anos de idade. É muito raro que esta doença apareça em crianças; quando isso ocorre, os sintomas iniciais são de pneumonia.
Outros dados de interesse
Existe muito mais risco de desenvolver a doença em sua modalidade crônica naqueles que possuem:
- Antecedentes de problemas nas válvulas cardíacas.
- Anormalidades nos vasos sanguíneos.
- Sistema imunológico enfraquecido.
- Mulheres grávidas.
No momento, não há vacina contra a febre Q. Portanto, é apropriado tomar as medidas preventivas do caso. Para a comunidade em geral, é importante não consumir leite não pasteurizado de qualquer tipo de animal.
Para quem deve trabalhar com animais ou viver em fazendas, é necessário que estejam atentos a qualquer manifestação desta doença e procurem o médico em caso de sintomas. Pessoas que fazem parte do segmento de alto risco não devem ter contato com animais.
Pode interessar a você...