13 opções de café da manhã saudável

18 de novembro de 2019
O café da manhã é a primeira refeição do dia depois de passar a noite inteira sem comer nada. Por este motivo, você deve consumir alimentos saudáveis ​​que contenham vários nutrientes que lhe fornecerão energia para enfrentar a jornada.

Quer tomar um café da manhã muito mais saudável? Neste artigo mostraremos algumas ideias interessantes para fazer um café da manhã saudável, simples e delicioso. Com estas receitas, você pode começar o dia com um prato cheio de energia e perfeito para uma dieta saudável.

1. Café da manhã saudável de iogurte com muesli

É altamente recomendável tomar um café da manhã saudável para quebrar o jejum da noite anterior. Neste caso, propomos um delicioso iogurte com muesli, cujo teor de nutrientes é bem interessante.

De acordo com um estudo publicado na revista Hospital Nutrition, o consumo de iogurte pode ajudar a melhorar a ingestão de algumas vitaminas e minerais essenciais. Além disso, por ser uma fonte de probióticos, favorece a saúde digestiva. 

Esta preparação é muito fácil e com ela você terá o café da manhã pronto em 3 minutos.

  • Em uma tigela, misture o iogurte com o muesli, sem adição de açúcares, e a fruta de sua preferência.
  • Adicione um pouco de mel.

2. Sanduíche de salmão

Se você optar por um café da manhã salgado, experimente este delicioso sanduíche

Se você optar por um café da manhã salgado, experimente este delicioso sanduíche. Graças ao salmão, esta opção contribui para a obtenção de ômega 3. Além disso, segundo informações publicadas na Encyclopedia of Human Nutrition, oferece vitaminas A e D e minerais.

  • Em um par de fatias de pão integral, espalhe queijo cremoso e recheie com salmão defumado, espinafre fresco, e azeitonas.
  • Finalmente, polvilhe com endro.

3. Pudim de sementes de chia com frutas

Este é um café da manhã saudável e ideal para quem gosta de doce e está buscando uma porção extra de fibras. Inclusive, faz uma pequena contribuição de ácidos graxos ômega 3. A Chia, como destacado por um estudo publicado na Food Reviews International, é uma fonte natural de fibras solúveis e insolúveis, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes.

  • Em uma tigela, misture duas colheres de sopa de sementes de chia com 250 ml do leite de sua preferência.
  • Você pode adoçar a mistura de leite com mel.
  • Deixe descansar por uma hora — ou a noite toda, se você o preparar no dia anterior —.
  • Antes de comer, adicione sementes de abóbora e frutas vermelhas.

4. Crepes com baixo teor de gordura

Prepare essa receita de crepes com baixo teor de gordura recheando-os com requeijão, nozes e mel. Será outro desses cafés da manhã deliciosos e saudáveis​​, perfeito para o fim de semana.

  • Se quiser, adicione alguma fruta, como a banana.

5. Sanduíche de vegetais

Com esta receita, você pode começar o dia com um prato cheio de energia e perfeito para uma dieta saudável

Este prato é um dos mais escolhidos. Consiste em espalhar mostarda em duas fatias de pão integral e depois recheá-lo com pepino, pimentão vermelho, pimentão amarelo, espinafre fresco e brotos verdes.

6. Torradas com chocolate

Um capricho baseado em chocolate não precisa deixar de ser saudável, e este nos permitirá desfrutar dos benefícios deste produto. Como destaca um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association, o chocolate é rico em flavonóides e pode ser benéfico para a saúde cardiovascular.

  • Espalhe um pouco de creme de chocolate caseiro em duas fatias de pão — faça o creme misturando avelãs trituradas com cacau em pó puro, um pouco de açúcar e água ou leite até obter a textura desejada —.
  • Passe o sanduíche resultante em uma frigideira. Para que não grude, você pode colocar um pouco de óleo de girassol.

Leia também: Benefícios de comer chocolate: a melhor desculpa para consumir esse delicioso doce

7. Mingau de aveia

Se a aveia não ocupa um lugar especial em sua dieta, comece a incluí-la nesses cafés da manhã saudáveis ​​para descobrir todos os seus benefícios. De acordo com dados publicados no European Journal of Nutrition, a aveia é fonte de fibras dietéticas, vitaminas, minerais e outros elementos bioativos.

  • Em uma panela, ferva o leite de sua preferência com uma pitada de canela e flocos de aveia até obter a textura cremosa desejada.
  • Você pode adicionar frutas cortadas ou frutos secos.

8. Muffins de aveia, banana e maçã

  • Em uma tigela, amasse duas xícaras de flocos de aveia, 3 bananas maduras, 2 ovos, 4 tâmaras sem caroço, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de óleo de girassol e canela a gosto.
  • Em seguida, adicione maçã em pedaços e coloque a massa em um molde de muffins.
  • Asse a 180°C até que um palito inserido neles saia limpo.

9. Aveia com manga

Se a aveia não ocupa um lugar especial em sua dieta, comece a incluí-la em suas refeições ​​para descobrir todos os seus benefícios

Se você toma café da manhã no escritório ou está com pouco tempo, esta será uma das melhores opções para o café da manhã, já que você pode transportá-la em uma vasilha.

  • Em um pote, adicione flocos de aveia integral e iogurte natural
  • Se quiser, adoce com mel e manga.

10. Creme de aveia com banana e manteiga de amendoim

Este é um café da manhã realmente energético.

  • Aqueça o leite e a aveia juntos, sem a necessidade de ferver. Depois bata no liquidificador e adicione um pouco de canela.
  • Complete com fatias de banana, fatias de maçã e uma colher de sopa de manteiga de amendoim.
  • O mais recomendável é usar manteiga de amendoim 100% natural para evitar o excesso calorias.

11. Panquecas de chá matcha

Algumas panquecas não precisam ser necessariamente pouco saudáveis, e esta deliciosa receita de panqueca com chá matcha prova isso

Algumas panquecas não precisam ser necessariamente pouco saudáveis, e esta deliciosa receita prova isso.

  • Bata no liquidificador uma banana, um ovo inteiro, 3 colheres de sopa de aveia, duas colheres de chá de açúcar mascavo, e uma colher de chá matcha.
  • Coloque um pouco de óleo vegetal em uma panela e cozinhe as panquecas uma por uma, uma concha de massa por panqueca.
  • Você pode acompanhá-las com iogurte e frutas picadas.

12. Burrito de vegetais

Para provarmos da culinária mexicana, podemos fazer este café da manhã cheio de sabor.

  • Prepare guacamole amassando com um garfo um abacate maduro, pedaços de tomate cereja, um pouco de suco de limão e coentro picado.
  • Em uma tortilha de milho ou em pão pita, espalhe o guacamole, adicione rabanetes em fatias e os brotos verdes que você preferir.

Pode te interessar: Os incríveis benefícios de comer um abacate por dia

13. Torrada de batata-doce

Se você quer experimentar novas combinações de sabores, certamente irá gostar do último desses cafés da manhã saudáveis.

  • Corte a batata-doce em fatias e torre-a na torradeira até ver que está cozida por dentro.
  • Complemente com manteiga de amendoim e banana, creme de chocolate com mirtilos, ou queijo cremoso com geleia de framboesa.

Você se anima a preparar essas opções de café da manhã saudável? Experimente todos, porque são deliciosos e fornecem nutrientes que te ajudam a começar o dia com mais energia. Você vai adorar!

  • Fernandez, M. A., Picard-Deland, Le Barz, M., Daniel, N., & Marette, A. (2016). Yogurt and Health. In Fermented Foods in Health and Disease Prevention (pp. 305–338). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-802309-9.00013-3
  • Ariño, A., Beltrán, J. A., Herrera, A., & Roncalés, P. (2012). Fish and seafood: Nutritional Value. In Encyclopedia of Human Nutrition (Vol. 2–4, pp. 254–261). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375083-9.00110-0
  • Muñoz, L. A., Cobos, A., Diaz, O., & Aguilera, J. M. (2013). Chia Seed (Salvia hispanica): An Ancient Grain and a New Functional Food. Food Reviews International29(4), 394–408. https://doi.org/10.1080/87559129.2013.818014
  • Steinberg, F. M., Bearden, M. M., & Keen, C. L. (2003). Cocoa and chocolate flavonoids: Implications for cardiovascular health. Journal of the American Dietetic Association103(2), 215–223. https://doi.org/10.1053/jada.2003.5002
  • Butt, M. S., Tahir-Nadeem, M., Khan, M. K. I., Shabir, R., & Butt, M. S. (2008, March). Oat: Unique among the cereals. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-008-0698-7