O que a aveia brinda à sua dieta? 5 benefícios

4 de julho de 2019
A aveia é um alimento versátil e muito saudável. É ideal para usar como ingrediente básico ou como complemento em qualquer tipo de receita. Conheça aqui conosco todos os seus benefícios.

Cada dia o consumo diário deste cereal é mais frequente na dieta da maioria das pessoas. E não é para menos, porque quando você conhece os benefícios que a aveia brinda à saúde, não pode deixar de incluí-la em diversos pratos. Especialmente no café da manhã, lanches e, inclusive, como petisco para beliscar entre as refeições.

Por que a aveia é tão saudável?

A aveia é um alimento versátil e muito saudável. É ideal para usar como ingrediente básico ou como complemento em qualquer tipo de receita. Isso nos permite aproveitar os benefícios de suas propriedades nutricionais e dar um toque diferente aos nossos quitutes.

Os benefícios de consumir aveia

A aveia se caracteriza por ser rica em fibra e carboidratos complexos, os quais melhoram a absorção de glicose e possuem um efeito saciante, entre outros benefícios.

A sua base está composta por hidratos de carbono complexos. Estas substâncias fornecem energia progressivamente e durante mais tempo que os de composição simples.

Além disso, é rica em proteínas e as gorduras que ela contém são, em grande parte, insaturadas, quer dizer, são gorduras saudáveis.

Fornece um alto conteúdo de fibra (9 g/100 g). As fibras e o resto dos nutrientes que a compõem, podem ajudar a prevenir alterações como a prisão de ventre, a diabetes ou o sobrepeso. Aliás, ajudam também a reduzir o colesterol no sangue.

Não deixe de ler também: 4 vitaminas com leite de aveia para reduzir a fome

5 benefícios que a aveia brinda à saúde

1. Ajuda a reduzir o colesterol

Devido às características físico-químicas do beta-glucano, acredita-se que a aveia poderia contribuir para diminuir as cifras de colesterol sanguíneo, assim como também, controlar a glicose plasmática pós-prandial e a resposta insulínica.

Numerosos estudos sugerem o consumo regular de 3 g/dia de beta-glucano, como parte de uma dieta com um baixo conteúdo de gordura saturada e de colesterol. Isso contribuiria a diminuir o risco de doenças coronárias. Esse dado é confirmado por diversas agências reguladoras como a Agencia Europea de Seguridad Alimentaria.

2. A aveia fornece antioxidantes

A aveia possui entre seus componentes polifenóis que são praticamente exclusivos deste cereal. Estas substâncias são conhecidas como avenantramidas. Estes antioxidantes ajudam a combater a oxidação celular e, além disso, se encarregam de regular a pressão arterial. Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos e ademais, possuem um efeito anti-inflamatório.

3. Ajuda o sistema nervoso e os ossos

Evitar a osteoporose está entre os benefícios que a aveia brinda

Graças ao fornecimento de vitaminas e de minerais como o cálcio, o consumo de aveia se relaciona com uma menor incidência de osteoporose.

Aliás, as vitaminas do complexo B que a aveia fornece, desenvolvem, mantêm e equilibram o funcionamento do sistema nervoso. Em relação aos ossos, conta com uma grande quantidade de cálcio que ajuda a evitar a desmineralização e, portanto, previne a osteoporose.

4. A aveia e a prevenção de doenças

O consumo regular de aveia previne o hipotireoidismo já que contém iodo, mineral que permite o correto funcionamento da glândula tireoide.

Além disso, as propriedades expectorantes e mucolíticas da aveia, melhoram os problemas da tosse e da bronquite.

Inclusive, alguns estudos demonstram que introduzir aveia na alimentação das crianças desde cedo, pode reduzir o risco de asma.

5. Dentre os benefícios que a aveia brinda, ela regula os níveis de açúcar

Os beta-glucanos, ao ser solúveis em água, formam um gel durante a digestão que desacelera o esvaziamento do estômago e a passagem do açúcar ao sangue. Portanto, a aveia ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhora a resposta da insulina. A aveia se considera especialmente útil no caso da diabetes do tipo 2.

As melhores alternativas para consumir aveia

Receitas saudáveis com aveia

Seja em preparações doces ou salgadas, a aveia é um excelente ingrediente que poderemos acrescentar em uma grande variedade de receitas.

A aveia é um cereal muito versátil que podemos usar não somente em preparações doces, mas também em pratos salgados. Por exemplo, para empanar hambúrgueres ou para formar uma casquinha crocante em uma carne.

Gosta de aveia? Então experimente estas receitas: 4 receitas de aveia imprescindíveis

Dicas para aproveitar os benefícios que a aveia brinda

  • Combinar a aveia com frutas frescas. Como em um bricher muesli suíço, porque o ácido da fruta favorece a sua absorção em nosso organismo.
  • Para preparar doces saudáveis. Como, por exemplo, umas deliciosas trufas de aveia e chocolate ou barrinhas de aveia e amêndoas que podem substituir perfeitamente as guloseimas comerciais.
  • Para substituir a farinha de rosca. Por exemplo, em um hambúrguer ou para empanar carnes, peixes e vegetais, o que permitirá somar muita fibra às receitas.

Apesar de existirem dúvidas sobre se é um cereal apto para celíacos, aqueles que não possuem intolerância ao glúten podem se beneficiar enormemente com a sua incorporação na dieta habitual. E você, consome aveia com frequência?

  • Virtanen SM, Kaila M, Pekkanen J, Kenward MG, Uusitalo U, Pietinen P, Kronberg-Kippilä C, Hakulinen T, Simell O, Ilonen J, Veijola R, Knip M. Early introduction of oats associated with decreased risk of persistent asthma and early introduction of fish with decreased risk of allergic rhinitis. Br J Nutr. 2010 Jan;103(2):266-73. doi: 10.1017/S0007114509991541. Epub 2009 Aug 13. PubMed PMID: 19674492.
  • Revista Española de Nutrición Humana y Dietética. Efectos del consumo del beta-glucano de la avena sobre el colesterol sanguíneo: una revisión. 2016; 20(2): 127 – 139. http://scielo.isciii.es/pdf/renhyd/v20n2/revision1.pdf
  • Clemens R, van Klinken BJ. Oats, more than just a whole grain: an introduction. Br J Nutr. 2014; 112(Suppl 2): S1-3. doi: 10.1017/S0007114514002712.
  • Ortega RM, Aparicio Vizuete A, Jimenez Ortega AI, Rodriguez Rodriguez E. Wholegrain cereals and sanitary benefits. Nutr Hosp. 2015; 32(Suppl 1): 25-31. doi: 10.3305/nh.2015.32. sup1.9475.