O que a aveia brinda à sua dieta? 5 benefícios

A aveia é um alimento versátil e muito saudável. É ideal para usar como ingrediente básico ou como complemento em qualquer tipo de receita. Conheça aqui conosco todos os seus benefícios.
O que a aveia brinda à sua dieta? 5 benefícios

Última atualização: 24 Maio, 2021

Cada dia o consumo diário deste cereal é mais frequente na dieta da maioria das pessoas. E não é para menos, porque quando você conhece os benefícios que a aveia brinda à saúde, não pode deixar de incluí-la em diversos pratos. Especialmente no café da manhã, lanches e, inclusive, como petisco para beliscar entre as refeições.

Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da introdução regular de aveia na dieta. Também vamos oferecer ideias criativas para consumi-la. Com certeza você ficará surpreso ao conhecer suas propriedades, descubra tudo o que você precisa saber sobre este cereal!

Por que a aveia é tão saudável?

A aveia é um alimento versátil e muito saudável. É ideal para usar como ingrediente básico ou como complemento em qualquer tipo de receita. Isso nos permite aproveitar os benefícios de suas propriedades nutricionais e dar um toque diferente aos nossos quitutes.

Os benefícios de consumir aveia
A aveia se caracteriza por ser rica em fibras e carboidratos complexos, que melhoram a absorção da glicose e têm efeito saciante, entre outros benefícios.

Sua base é composta por carboidratos complexos, que fornecem energia de forma progressiva e por mais tempo do que os simples. Também é rica em proteínas, e as gorduras que contém são, na sua maioria, insaturadas, o que significa que ela contém gorduras saudáveis.

Possui  alto teor de fibras (9 g/100 g) que, juntamente com os demais nutrientes que a compõem, podem ajudar na prevenção de distúrbios como prisão de ventre, diabetes ou excesso de peso, além de auxiliar na redução do colesterol no sangue.

Especificamente, a fibra contida na aveia é solúvel na natureza. Elas são chamadas de beta-glucanas, e sua ingestão regular é considerada como uma prevenção para vários tipos de câncer, de acordo com as pesquisas mais recentes.

5 benefícios que a aveia brinda à saúde

Agora vamos apresentar a você 5 benefícios específicos do consumo regular de aveia. Não se esqueça de que o segredo de uma boa alimentação está na variedade e que nenhum produto isoladamente melhorará o seu estado de saúde se não for introduzido junto a uma alimentação equilibrada.

1. Ajuda a reduzir o colesterol

Devido às características físico-químicas do beta-glucano, acredita-se que a aveia poderia contribuir para diminuir as cifras de colesterol sanguíneo, assim como também, controlar a glicose plasmática pós-prandial e a resposta insulínica. De acordo com pesquisas publicadas no International Journal of Molecular Medicine, o consumo regular do cereal é capaz de diminuir o colesterol LDL e aumentar ligeiramente o HDL.

Numerosos estudos sugerem o consumo regular de 3 g/dia de beta-glucano, como parte de uma dieta com um baixo conteúdo de gordura saturada e de colesterol. Isso contribuiria para diminuir o risco de doenças coronárias, conforme indicado por diversas agências reguladoras, como a Agência Europeia de Segurança Alimentar.

2. A aveia fornece antioxidantes

A aveia possui polifenóis praticamente exclusivos desse cereal, conhecidos como avenantramidas. Graças a estes antioxidantes, não só conseguirá combater a oxidação celular, como eles também são responsáveis ​​por regular a pressão arterial, permitindo a dilatação dos vasos sanguíneos e conseguindo um efeito anti-inflamatório.

3. Ajuda o sistema nervoso e os ossos

Evitar a osteoporose está entre os benefícios que a aveia brinda
Graças ao aporte de vitaminas e minerais como o cálcio, o consumo de aveia está relacionado a uma menor incidência de osteoporose.

Graças às vitaminas do complexo B fornecidas pela aveia, desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso. Já os ossos, possuem uma grande quantidade de cálcio que ajuda a prevenir a desmineralização óssea e, portanto, previne a osteoporose.

4. A aveia e a prevenção de doenças

O consumo de aveia evita o hipotireoidismo, pois contém iodo, um mineral que faz a glândula tireoide funcionar corretamente. Além disso, as propriedades expectorantes e mucolíticas da aveia melhoram os problemas de tosse e bronquite.

Alguns estudos até indicam que a introdução precoce de aveia em crianças pode reduzir o risco de asma. Este efeito é provavelmente produzido a partir do crescimento seletivo de bactérias da microbiota induzido por beta-glucanos. Atualmente, suspeita-se que o perfil da flora intestinal esteja intimamente relacionado a algumas patologias pulmonares.

5. Dentre os benefícios que a aveia brinda, ela regula os níveis de açúcar

Os beta-glucanos, sendo solúveis em água, formam um gel durante a digestão que retarda o esvaziamento do estômago e a passagem dos açúcares para o sangue. Isso faz com que a aveia ajude a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a melhorar a resposta à insulina. A aveia é considerada especialmente útil em casos de diabetes tipo 2.

As melhores alternativas para consumir aveia

Receitas saudáveis com aveia
Quer seja em preparações doces ou salgadas, a aveia é um excelente ingrediente que podemos incorporar em uma ampla variedade de receitas.

A aveia é um cereal muito versátil que podemos usar não só em preparações doces, mas também em pratos salgados. Por exemplo, para cobrir hambúrgueres ou formar uma crosta crocante na carne.

Algumas das melhores alternativas para consumi-lo são as seguintes:

Gosta de aveia? Então experimente estas receitas: 4 receitas de aveia imprescindíveis

  • Junto com frutas frescas como em um bricher de muesli suíço, que permite aproveitar melhor seus minerais e vitaminas, pois o ácido da fruta favorece sua absorção no corpo.
  • Para conseguir doces saudáveis como farinha de aveia e trufas de chocolate ou barras de aveia e amêndoa que podem substituir perfeitamente os doces comerciais.
  • Como substituto da farinha de rosca como parte dos hambúrgueres ou para empanar carnes, peixes e vegetais, que agregam muita fibra às receitas.

Inclua aveia em sua dieta regularmente

Embora haja dúvidas sobre se é um cereal adequado para celíacos, quem não tem intolerância ao glúten pode se beneficiar muito com sua inclusão na dieta habitual. E você, você consome aveia com frequência?

Pode interessar a você...
Biscoitos de aveia, linhaça e gergelim ideais para dietas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Biscoitos de aveia, linhaça e gergelim ideais para dietas

Combine sabor e saúde nestes biscoitos de aveia, semente de linhaça e gergelim, que oferecem diversos benefícios ao corpo humano.



  • Baldassano S., Accardi G., Vasto S., Beta glucans and cancer: the influence of inflammation and gut peptide. Eur J Med Chem, 2017. 142: 486-492.
  • Sima P., Vannucci L., Vetvicka V., B glucans and cholesterol. Int J Mol Med, 2018. 41 (4): 1799-1808.
  • Aparicio Vizuete A., Ortega Anta RM., Efectos del consumo de beta glucano de la avena sobre el colesterol sanguíneo: una revisión. Rev Esp Nutr Hum Diet, 2016.
  • Virtanen SM., Kaila M., Pekkanen J., Kenward G., et al., Early introduction of oats associated with decreased risk of persistent asthma and early introduction of fish with decreased risk of allergic rhinitis. Br J Nutr, 2010. 103 (2): 266-73.