Como evitar o aparecimento de cabelos brancos precoces

Você sabia que o estresse e a ansiedade podem precipitar o aparecimento dos cabelos grisalhos? Procure relaxar e dar a cada assunto a sua devida importância para que eles não afetem a sua saúde.
Como evitar o aparecimento de cabelos brancos precoces

Última atualização: 19 Setembro, 2021

Os fios grisalhos fazem parte daquele conjunto de sinais de envelhecimento que, em algum momento da vida, todas as pessoas terão que aceitar. Porém, os cabelos brancos precoces podem surgir antes do tempo devido a diversos fatores que aceleram o envelhecimento.

Como processo natural, aparecem quando uma redução na produção de um pigmento conhecido como melanina.

Essa deficiência geralmente é causada por mudanças que ocorrem com a idade. No entanto, também está associada a estresse, fatores hereditários e algumas alterações causadas pela poluição ambiental.

É verdade que tê-los não afeta a saúde do corpo. No entanto, quase todas as mulheres, e até mesmo os homens, preferem evitá-los por considerá-los feios e reveladores da idade.

Atualmente, existem muitos tratamentos que podem ajudar, seja no combate ou na prevenção do seu aparecimento precoce.

No entanto, antes de começar a aplicar qualquer tipo de remédio, é bom prestar atenção a algumas recomendações que desempenham um papel fundamental nessa prevenção.

Previna o aparecimento de cabelos brancos precoces melhorando a sua nutrição

Saladas

Uma das principais causas do envelhecimento precoce dos cabelos é a deficiência nutricional devido a uma dieta inadequada.

Na verdade, aqueles que não atendem a essa exigência do corpo muitas vezes sofrem de outros problemas nos cabelos, como fraqueza das fibras e queda.

Isso se deve a uma deficiência de nutrientes, o que facilitaria o envelhecimento precoce do mesmo, segundo diversos estudos. Entre os nutrientes necessários para evitar cabelos grisalhos e fraqueza, estão:

Evite o estresse

A tensão gerada por situações estressantes, assim como outras emoções negativas associadas, pode estar interferindo no processo de absorção de nutrientes para ter cabelos saudáveis.

De acordo com um estudo publicado na revista Nature, o estresse favoreceria uma diminuição da melanina, o que faria com que o cabelo ficasse grisalho ou branco.

Uma discussão, depressão devido a alguma perda ou estar sujeito a uma forte pressão no trabalho ou ambiente pessoal pode levar ao aparecimento de cabelos brancos precoces e até causar outros danos à estrutura natural dos fios.

É muito importante aprender a controlar esses tipos de distúrbios. Tente diminuí-los o máximo possível, mesmo que a situação seja bastante complexa.

Reduza a ingestão de sal

Reduza a ingestão de sal

Hoje se sabe que o consumo excessivo de sal está associado ao desenvolvimento de várias patologias que diminuem a qualidade de vida.

O que muitos ainda não sabem é que, além disso, a beleza dos cabelos e da pele também pode ser afetada, já que ele é um dos gatilhos do envelhecimento precoce.

Em vez de usar sal de cozinha com alto teor de ácido clorídrico, é aconselhável optar pelo sal marinho ou sal do Himalaia, rico em minerais e oligoelementos.

Além disso, é muito importante verificar os rótulos dos produtos que são adquiridos no mercado. Uma grande parte deles é feita com um alto teor de sal.

E quando eu tiver cabelos brancos, o que posso fazer?

Tingindo o cabelo com a sua cor natural

Tingir o cabelo

O uso de tinturas é, talvez, um dos truques mais usados. Elas escondem aqueles cabelos brancos que nos dão uma aparência envelhecida.

Não é um remédio para evitá-los, mas pode ser uma das melhores opções ocultá-los quando já é tarde demais.

Recomendamos a escolha de um tipo de tintura que não contenha amônia ou outros compostos agressivos, pois estes costumam ser prejudiciais ao cabelo, prejudicando seu tom natural e enfraquecendo-o.

Use remédios naturais

Muitas pessoas preferem evitar o uso de produtos químicos para combater os cabelos brancos por medo de seus possíveis efeitos na saúde do cabelo. Na cultura popular, existem algumas alternativas naturais. Acredita-se que elas ajudam a escurecer o cabelo sem sujeitá-lo a compostos agressivos.

Não há evidências científicas para apoiar sua eficácia. No entanto, elas contêm substâncias que podem ser benéficas para o nosso cabelo, ajudando a alimentá-lo.

Esperamos que, com a aplicação dessas dicas simples, muitos consigam vencer o medo dos cabelos brancos precoces. Deve-se observar que você deve ser constante com estas medidas para perceber os resultados.

Pode interessar a você...
4 razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem

É a melanina que dá ao cabelo a sua pigmentação característica. Existem muitas razões para o surgimento dos cabelos brancos. Conheça-as aqui!