A melhor maneira de descolorir o cabelo sem maltratá-lo

Se você quiser clarear o tom do seu cabelo ou estiver interessada em mudar de cor, aprenda estas técnicas simples para descolorir o cabelo sem maltratá-lo.

Existem diferentes produtos no mercado para clarear os cabelos, mas seus componentes químicos podem causar danos leves a severos, e às vezes até irreversíveis aos nossos cabelos. Além disso, muitas mulheres tendem a pintar os cabelos várias vezes por ano e, portanto, têm uma maior probabilidade de danificá-los. Alguma vez você já se perguntou como descolorir o cabelo sem maltratá-lo?

Mudar o tom e, especificamente, clareá-lo, pode nos deixar mais bonitas e ainda mais jovens. Portanto, vale a pena tirar proveito de técnicas menos agressivas e até naturais para clarear os cabelos e levá-los ao tom desejado. Além disso, estas técnicas podem servir para manter o clareamento por mais tempo, reduzindo a frequência de aplicação de produtos abrasivos.

Qual é o processo para descolorir o cabelo?

Descolorir o cabelo

O cabelo é dividido em três partes. Por um lado, encontramos a cutícula que é formada por células compostas de queratina e é responsável por proteger o interior do cabelo, influenciando também o brilho e a cor da fibra capilar.

Por outro lado, temos o córtex. O córtex forma o interior do cabelo, sua composição é em torno de 70% de massa, e o restante são células queratinizadas. E finalmente, a medula. É a parte central do cabelo, onde os pigmentos e gorduras naturais das glândulas sebáceas ficam concentrados. Sua estrutura é porosa e tem a consistência do cabelo.

Descolorir o cabelo é um processo onde a proporção da cor do cabelo diminui, afetando diretamente os pigmentos. A combinação de água oxigenada e produto clareador produz a ação de liberar oxigênio ativo, atacando o pigmento e resultando no clareamento. O clareamento dependerá da pigmentação inicial do cabelo.

Para conseguir um loiro intenso em cabelos escuros, devemos praticar o procedimento várias vezes. Agora, a descoloração com produtos químicos é um processo agressivo. Portanto, deve ser feito com cautela, pois pode trazer consequências negativas no futuro e até mesmo no momento da aplicação; quanto mais você descolorir o cabelo, mais danos pode causar.

Como descolorir o cabelo naturalmente e sem maltratá-lo?

Descolorir o cabelo naturalmente e sem maltratá-lo é possível. Com essas técnicas, diminuiremos a intensidade da cor que você tem naquele momento. Além disso, você pode ficar segura de uma coisa: o brilho do seu cabelo certamente será notado.

1. Clareamento com camomila

Camomila para clarear o cabelo

camomila é um dos produtos mais comumente usados para clarear o cabelo, por isso nós o citamos em primeiro lugar. O limão é outro agente de clareamento e irá se fundir com a camomila. O procedimento é fácil.

Em uma panela, ferva dois copos de água. Quando estiver fervendo, coloque dois sacos de flores de camomila. Depois, leve para a geladeira para esfriar. Quando estiver frio, adicione o suco de meio limão.

Com o cabelo molhado e com a ajuda de um borrifador ou spray, aplique a mistura no cabelo, deixando-a agir por cerca de vinte minutos. Esse procedimento deve ser feito pelo menos duas vezes por semana para obter resultados.

Para melhorar os resultados, podemos adicionar extrato de camomila ao xampu. Desta forma, aumentamos o efeito com o banho diário. Existem ainda produtos deste tipo vendidos comercialmente que possuem extrato de camomila.

2. Máscara de limão, ovo e cerveja

A primeira coisa que faremos para descolorir o cabelo sem maltratá-lo é bater a clara em ponto de neve. Neste ponto, vamos colocar meio copo de cerveja sem álcool. Misture com uma colher de madeira e adicione o limão.

Aplique esta máscara no cabelo molhado, massageando e deixando agir por vinte minutos. Enxágue com bastante água. Também faremos este tratamento duas vezes por semana. Está vendo? A cerveja também é boa para outras coisas.

3. Clareamento com vinagre de maçã e mel

Clareamento com vinagre de maçã e mel

Outra maneira de descolorir o cabelo sem maltratá-lo é colocar em uma panela em fogo médio água e duas colheres de sopa de melQuando a água atingir seu ponto máximo de ebulição, adicione duas colheres de sopa de vinagre de maçã e deixe a mistura inteira aquecer por mais alguns minutos. Retire do fogo e leve para a geladeira.

Quando estiver frio, aplique no cabelo com a ajuda de um secador a uma temperatura morna, facilitando assim a absorção da mistura. Como nas técnicas anteriores, deixe agir por 20 minutos e depois remova com bastante água.

Após o clareamento, devemos estar cientes de que será necessário dar aos cabelos o máximo de cuidado. É a coisa certa a fazer se quisermos exibir madeixas sempre maravilhosas.

Recomendados para você