Folhas de goiaba para o cabelo mal tratado

As folhas da goiaba proporcionam vários benefícios ao nosso corpo, sejam consumida ou aplicadas de forma externa.
Folhas de goiaba para o cabelo mal tratado

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 dezembro, 2022

A goiaba é uma fruta tropical nativa da América do Sul. Geralmente, é usada para aliviar sangramentos nas gengivas e combater o mau hálito. As folhas da goiaba, por outro lado, possuem propriedades microbianas e adstringentes que ajudam a limpar o organismo.

A goiaba e suas propriedades estão presentes nos lares desde tempos antigos. Era utilizada como um acompanhamento nas refeições e suas cascas serviam para eliminar cheiros ruins.

As folhas dessa fruta têm propriedades medicinais importantes. Entre elas podemos destacar as anti-inflamatórias e analgésicas, como aponta um estudo realizado pela Universidade de Campinas (UNICAMP), no Brasil. Portanto, ajudam a tratar muitas doenças comuns.

As folhas da goiaba

As folhas da goiaba possuem propriedades microbianas e adstringentes que ajudam a limpar o organismo

As folhas da goiaba tem uma grande quantidade de nutrientes que lhes permitem ser de grande utilidade ao oferecer uma ampla gama de benefícios para a saúde.

Entre essas propriedades destaca-se seu alto teor de antioxidantes, pois são ricas em carotenoides e flavonoides. Além disso, é de grande importância do ponto de vista da medicina alternativa, já que são utilizadas na fabricação de produtos naturais comercializados em forma de chá ou comprimidos de suplementos nutricionais.

A goiaba é rica em uma grande quantidade de nutrientes que oferecem benefícios para a saúde, para a pele e para o cabelo. Um dos motivos pelos quais a goiaba é benéfica para cabelo é devido ao seu alto teor de vitamina B.

Essa vitamina ajuda no crescimento e na saúde do cabelo. A vitamina B2, por sua vez, é essencial para a restauração dos tecidos, como afirma um relatório do National Institutes of Health. Por este motivo, é a goiaba é incluída em muitos produtos para o cuidado do cabelo.

As folhas da goiaba são essenciais para prevenir a queda do cabelo, principalmente quando se usa continuamente para o cuidado do couro cabeludo.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • Folhas de goiaba

O que você deve fazer:

  • Ferva um litro de água com as folhas da goiaba.
  • Deixe esfriar e aplique suavemente no cabelo da raiz até a ponta.

A goiaba também é eficaz para tratar a caspa e combater as pontas duplas. Para isso, você deve preparar uma pomada moendo as folhas da goiaba com água quente e depois aplicá-la no couro cabeludo e nas pontas. Isso o ajudará a tratar esses problemas de forma significativa.

Outros usos das folhas da goiaba

O chá de folhas de goiaba revolucionou os campos da medicina natural devido à sua característica anti-inflamatória. Além disso, também auxilia no combate à anemia, como sugere uma pesquisa realizada pela instituição The Foundation for Medical Research, na Índia, e à diabetes, como afirma um estudo realizado pela Universidade de Taiwan.

E de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Granada, na Espanha, a goiaba também fornece grandes benefícios para o coração. Falamos sobre eles a seguir.

Para o coração

Os compostos das folhas da goiaba podem ajudar a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca

A goiaba é ácida e de reação alcalina. Possui um alto teor de vitamina C e vitamina A, além de conter potássio, fósforo, enxofre e ferro. É benéfica para os sistemas esquelético e linfático. O chá de folhas de goiaba também pode beneficiar o coração e o sistema circulatório.

Os compostos das folhas podem ajudar a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca, como afirma um estudo realizado pela Universidade Federal de Tecnologia da Nigéria, que revelou que animais de laboratório com pressão arterial alta alimentados com extrato de folha de goiaba apresentaram uma redução na pressão arterial e no ritmo cardíaco.

Além disso, beber chá de folha de goiaba também pode melhorar a concentração de lipídios no sangue. A folha de goiaba pode ajudar a diminuir o colesterol ruim no sangue e a taxa de triglicerídeos.

Goiaba para a diabetes

Para controlar a diabetes, você deve procurar levar um estilo de vida saudável, realizando exercícios físicos e mantendo uma boa alimentação diariamente

O alto teor de antioxidantes das folhas desse fruto tem múltiplos benefícios para a saúde; diminue o estresse, previne doenças e retarda o envelhecimento.

São muitos os benefícios das folhas da goiaba para a diabetes. Além disso, elas podem ser utilizadas para tratar diversos problemas de saúde. Sua infusão, por exemplo, pode ser incluída em cada refeição para melhorar a hipoglicemia e a resistência à insulina.

Para concluir, você deve procurar levar um estilo de vida saudável, realizando exercícios físicos e mantendo uma boa alimentação diariamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Luo Y, Peng B, Wei W, Tian X, Wu Z. Antioxidant and Anti-Diabetic Activities of Polysaccharides from Guava Leaves. Molecules. 2019 Apr 5;24(7):1343.
  • Díaz-de-Cerio E, Verardo V, Gómez-Caravaca AM, Fernández-Gutiérrez A, Segura-Carretero A. Health Effects of Psidium guajava L. Leaves: An Overview of the Last Decade. Int J Mol Sci. 2017 Apr 24;18(4):897.
  • Jayachandran M, Vinayagam R, Xu B. Guava leaves extract ameliorates STZ induced diabetes mellitus via activation of PI3K/AKT signaling in skeletal muscle of rats. Mol Biol Rep. 2020 Apr;47(4):2793-2799.
  • Kumar M, Tomar M, Amarowicz R, Saurabh V et al. Guava (Psidium guajava L.) Leaves: Nutritional Composition, Phytochemical Profile, and Health-Promoting Bioactivities. Foods. 2021 Apr 1;10(4):752.
  • Chandran KD, Karthikeyan K, Sujatha V, Mahalaxmi S. Antibacterial evaluation of guava leaves extract and its effect on reactive oxygen species formed by calcium hydroxide and chlorhexidine mixture. J Conserv Dent. 2021 Jul-Aug;24(4):389-392.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.