Os 10 principais benefícios do sal rosa do Himalaia

24 de dezembro de 2019
Ao sal rosa do Himalaia sõ atribuídos mais de 10 benefícios. Alguns até o vendem como um super alimento ou produto curativo. O que as evidências dizem sobre isso? É tão bom quanto parece?

O sal rosa do Himalaia é um tipo de sal que vem das montanhas do Paquistão, especificamente de Khewra, perto do sopé do Himalaia. Nos últimos anos, ganhou bastante popularidade, pois é atribuída a ele uma grande variedade de propriedades à saúde.

De fato, alguns o consideram “o sal mais puro do planeta” e afirmam que é muito mais saudável que o sal de mesa tradicional. Mas… isso é mesmo verdade? Ele realmente pode ajudar a melhorar a saúde? Abaixo detalharemos suas principais propriedades e esclareceremos essas questões.

O que é o sal rosa do Himalaia?

Como já mencionamos, o sal rosa do Himalaia é um tipo de sal rosa extraído de uma mina de sal que fica perto do Himalaia. Seus defensores apontam que é um dos sais mais puros do planeta, embora essas declarações tenham sido questionadas.

De fato, em uma publicação da Science-Based Medicine, afirma-se que precisamente sua cor é devida a impurezas. A razão? Em seu estado natural, o cloreto de sódio puro é branco. Portanto, é irônico anunciá-lo como o sal mais puro, quando a mesma cor oculta essa afirmação.

O sal HImalaya pode combater a enxaqueca por desidratação.

Agora, falando em cloreto de sódio, cabe destacar que este é o principal componente do sal do Himalaia. Ele também contém cerca de 84 minerais, que são precisamente o motivo pelo qual se diz que é um sal mais saudável.

No entanto, isso também foi questionado e até negado por alguns especialistas. Segundo a publicação mencionada, muitos desses minerais estão em quantidades quase imperceptíveis. Além disso, até agora é sabido que apenas 15 minerais desempenham papéis importantes nos processos biológicos, enquanto 7 são considerados “possivelmente essenciais, mas não confirmados”.

Assim, a presença de todos esses minerais não é uma razão para dizer que esse sal é “super saudável”. Mesmo alguns dos que ele contém, como mercúrio, arsênico, chumbo e tálio, são realmente prejudiciais, embora neste produto estejam presentes em quantidades mínimas.

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O sal do Himalaia traz 10 benefícios?

O sal do Himalaia recebeu mais de 10 benefícios desde que começou a ganhar popularidade. Até seus distribuidores estavam encarregados de vendê-lo como um produto “curativo” que pode melhorar a saúde e a qualidade de vida. Sem evidências científicas para apoiar isso, dizem que o sal do Himalaia:

  1. Combate a retenção de líquidos.
  2. Regula o pH do sangue.
  3. Aumenta a absorção de nutrientes.
  4. Aumenta o nível de energia.
  5. Melhora a saúde vascular.
  6. Reduz a pressão alta.
  7. Combate enxaquecas.
  8. Diminui cãibras musculares.
  9. Desintoxica o corpo.
  10. Melhora os padrões de sono.

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No entanto, nutricionistas e cientistas não puderam apoiar muitas das alegações feitas a esse respeito.

Ramón de Cangas, nutricionista, médico em Biologia Molecular e Funcional e membro da Academia Espanhola de Nutrição e Dietética, explicou ao jornal El País, Espanha, que o sal do Himalaia «fornece as mesmas quantidades de sódio que o sal de tabela ».

Portanto, de acordo com o especialista, as recomendações de consumo de sal estabelecidas pela OMS são aplicáveis. Ou seja, como no sal de mesa tradicional, seu consumo não deve exceder 5 gramas por dia, ou seja, o equivalente a uma colher de café.

Um consumo excessivo desse sal, como qualquer outra fonte de sódio, envolve uma série de riscos à saúde além do aumento da pressão arterial, como pode ser visto em uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology

Em conclusão

Apesar da popularidade do sal rosa Himalaia e de seus supostos benefícios, não há evidências para provar que é mais saudável que o sal de mesa normal. Tampouco existe garantia total de sua “pureza” e grande parte de sua popularidade se deve mais ao marketing do que à ciência .

Portanto, investir neste tipo de sal pode significar mais despesas do que benefícios. É muito mais caro que o sal tradicional e deve ser usado com as mesmas precauções. 

  • Farquhar WB, Edwards DG, Jurkovitz CT, Weintraub WS. Dietary sodium and health: more than just blood pressure. J Am Coll Cardiol. 2015;65(10):1042–1050. doi:10.1016/j.jacc.2014.12.039
  • Harriet Hall, MD. Pink Himalayan Sea Salt: An Update. 2017.
    Available in: https://sciencebasedmedicine.org/pink-himalayan-sea-salt-an-update/
  • Tan, W. L., Azlan, A., & Noh, M. F. M. (2016). Sodium and potassium contents in selected salts and sauces. International Food Research Journal23(5), 2181–2186.