Bolo espelhado: confira a técnica dessa cobertura

· 14 de março de 2019
A chave para conseguir um efeito espelhado em nosso glacê é seguir os passos e não parar de mexer a mistura para evitar que ela grude

Você pode ser capaz de fazer um bolo espelhado sem precisar recorrer a tutoriais complicados na Internet ou se encontrar na necessidade de pagar preços caros para alguém fazer por você.

Portanto, preste muita atenção aos detalhes que você está prestes a ler. Recomendamos que você sempre tenha o dispositivo de sua preferência por perto para qualquer consulta. Assim será possível rever qualquer passo que você possa ter esquecido.

O que é um bolo espelhado?

Para esclarecer este conceito, é importante que você saiba que o que você conhece como bolo é, na verdade, um pão de ló doce e suave.

Isto é, a base de qualquer bolo é composta por este pão de ló que pode ou não ser decorado depois.

No que diz respeito à união do bolo espelhado, este último é uma técnica refinada e de passagem de calor que, quando cristalizada, simula o reflexo de um espelho comum.

O resultado é um acabamento brilhante, absolutamente suave e estético. É muito popular para sobremesas de doces finos que você pode encontrar em qualquer loja ou lanchonete; e eles existem em todos os tamanhos, cores, sabores e ingredientes.

Nesse sentido, é importante que você se lembre desses conceitos: primeiro você começará a fazer o bolo, ou o pão de ló, e depois o acabamento glaceado com efeito de espelho.

Bolinhos espelhados

Preste muita atenção aos detalhes que fazem do bolo espelhado algo especial e tenha calma.

Esta preparação requer procedimentos, paciência e dedicação. Nós não estamos citando isso como algo ruim, porque as melhores receitas têm isso em comum. Descubra o que você deve fazer.

Não deixe de ler: Bolo de cenoura delicioso sem ovo nem gordura

Aprenda a fazer bolo espelhado

Para que você possa fazer essa sobremesa excepcional, você deve levar em conta alguns passos. Primeiro, você terá que considerar o tempo que você vai usar para fazer o bolo separadamente e antes do glaceado com efeito de espelho.

Embora ambos os elementos façam parte da mesma receita original, não é menos verdade que você deve priorizar e segmentar toda a preparação. Lembre-se do que mencionamos acima: paciência e dedicação. Nesse sentido, enquanto você estiver fazendo o bolo, você não precisa necessariamente enfrentar uma limitação com a qual muitos se preocupam: a chave é simplificar.

Para exemplificar, entende-se como um bolo básico ou “simples”, um que seja feito com margarina, farinha, ovos, açúcar, leite e fermento em pó. Ou seja, um bolo que mantém um sabor doce sem alterações. Mas não tem problema se você decidir fazer um bolo de chocolate, cacau, baunilha ou qualquer outro sabor que preferir.

Uma vez que você esteja ciente de todos os detalhes e preparativos importantes, agora só resta que você comece a trabalhar e siga estas indicações que estamos prestes a mostrar. Você vai ver que tudo vai dar certo e o resultado será fantástico.

O açúcar é ingrediente para fazer o bolo espelhado

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar (300 g)
  • 3 sachês de gelatina
  • 4 copos de água (400 ml)
  • 1 xícara de nata (250 ml)
  • ¾ xícara de cacau em pó (150 g)
  • 1 pitada de sal (10 g)

Confira também: Receita de bolo de mel e especiarias

Preparação

  1. Antes de começar, você deve lembrar que o objetivo de fazer um bolo espelhado é que você conseguirá uma decoração semelhante a um espelho.
  2. Para atingir esse objetivo, você começará a hidratar muito bem os sachês de gelatina com um pouco de água. Reserve.
  3. Em seguida, você vai despejar os copos restantes de água em uma tigela média e incorporar o açúcar.
  4. Depois, você deve misturar tudo muito bem.
  5. Agora é hora de adicionar o cacau em pó e a nata. Como nos passos anteriores, você deve continuar misturando tudo.
  6. Quando você alcançar uma textura homogênea e sem caroços, passe o conteúdo para um panela e ajuste a temperatura a um fogo lento.
  7. Imediatamente, e sem deixar de mexer, deixe ferver por 1 minuto. Lembre-se: você não pode parar de mexer. Se você fizer isso, é provável que os ingredientes grudem no fundo da panela.
  8. Quando o minuto tiver passado, retire do fogo e adicione a gelatina previamente hidratada com água.
  9. Misture bem todos os ingredientes e retorne ao fogo (sem deixar de mexer) por 2 minutos.
  10. Finalmente, após o tempo indicado, você terá o glaceado pronto.
  11. Você pode usá-lo na superfície de qualquer bolo que tenha preparado.