Bolo de banana, mel e canela: não fique sem experimentar

· 26 de abril de 2019
O bolo de banana, mel e canela combina os sabores e propriedades de três ingredientes muito benéficos para a sua saúde de uma forma deliciosa e única.

As sobremesas fazem parte da culinária mundial. Além disso, elas também são a fraqueza de muitas pessoas. O problema é que elas nem sempre desfrutam da melhor fama ou recomendação em um estilo de alimentação saudável. Seu alto teor de açúcares geralmente não é recomendado.

No entanto, hoje você vai descobrir uma alternativa simples e nutritiva: um bolo de banana, mel e canela.

Por que você deveria experimentar este bolo de banana, mel e canela?

Banana, pão e mel

Certamente, uma das razões que podem fazer você sentir um pouco de desconfiança com receitas doces é que elas contêm muito açúcar. Geralmente, traduzimos isso como algo negativo, porque geralmente o açúcar é transformado em gordura ou em muitas calorias.

Prepare-se, pois hoje você também vai descobrir algumas coisas que ainda não tinha considerado antes sobre este assunto.

É que as sobremesas, especificamente aquelas que são baseadas em farinha de trigo ou laticínios, não são necessariamente um prazer intocável. Na verdade, parte do mito que se espalhou tem como base o tipo de alimentação que você segue ou até mesmo o seu estilo de vida.

Consequentemente, se você for uma pessoa atlética, com rotinas regulares de exercícios e geralmente come todos os grupos de alimentos, certamente as implicações negativas do açúcar ou doces não farão muita diferença no seu peso corporal. O importante é ter uma dieta balanceada e não exceder o consumo de qualquer nutriente.

No entanto, esta receita de bolo com banana, mel e canela é considerada baixa em açúcares e muito saudável. Basta prestar um pouco de atenção a cada um dos ingredientes que a compõem e que são de alta qualidade nutricional. 

Além disso, a banana é repleta de muitos benefícios, entre os quais se destaca um elemento especial: o potássio. Por sua vez, a canela e o mel também nos fornecem vários nutrientes, como vitaminas A, B e C.

Não deixe de ler: 3 maneiras de fazer bolo de banana

Descubra como fazer um bolo de banana, mel e canela

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo (300 g)
  • 1 colher de sopa de fermento químico (15 g)
  • 1 colher de sopa de canela em pó (15 g)
  • 4 colheres de sopa de mel (100 g)
  • ½ xícara de açúcar mascavo (100 g)
  • 1 pitada de sal
  • 2 bananas maduras
  • 1 xícara de nozes picadas (150 g)
  • 3 colheres de sopa de manteiga (60 g)
  • 1 xícara de leite (250 ml)
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de mel (extra) (50 g)

Preparação

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 180°C. O calor deve ser uniforme para este cozimento.
  2. Logo, com um pouco de manteiga, espalhe-a sobre um molde refratário e mantenha reservado para usar quando terminar de preparar a massa.
  3. Agora, em uma panela pequena, você introduzirá os seguintes ingredientes: leite, manteiga e mel. Deixe-os quente sem ferver. Reserve.
  4. Posteriormente, peneire a farinha de trigo, a canela e o fermento químico. Pouco a pouco, adicione o açúcar e as nozes picadas.
  5. Ao mesmo tempo, em outra tigela, amasse as bananas maduras e bata os ovos. Depois, adicione a mistura de manteiga, leite e mel. Mexa bem.
  6. Com a ajuda de uma colher de pau, dê a espessura necessária para o bolo de banana, mel e canela. Certifique-se de que não haja grumos.
  7. Posteriormente, passe a mistura para o molde e levar ao forno por 45 minutos.
  8. Logo após 30 minutos você notar que o bolo está com a superfície dourada, você pode cobrir com uma folha de alumínio para evitar queimá-lo.
  9. Finalmente, deixe esfriar alguns minutos. Você pode espalhar mel sobre a superfície. Pronto!

Confira ademais: Banana vermelha: 3 receitas deliciosas com esse ingrediente

Ideias simples para acompanhar o bolo de banana, mel e canela

Chá para acompanhar torta de banana

Depois de ter terminado a preparação do bolo de banana, mel e canela, você pode saboreá-lo sem limitações. No entanto, é sempre bom saber com o que você pode acompanhar esta sobremesa nutritiva, seja no café da manhã ou durante a tarde como um lanche.

Para isso, você pode tomar um café tipo americano e outro com leite e espuma. Eles são ideais para os dias de inverno ou outono. Por outro lado, se você for um amante do chá, com esta sobremesa deliciosa seria bom tomar um chá gelado de limão ou pêssego. Assim você pode dar um pequeno contraste entre o doce e o ácido, adquirindo doses extras de vitaminas.

Então, agora você já sabe; não importa qual escolha o agrade mais. O importante é que não haverá nenhuma culpa ao comer esta incrível sobremesa de bolo de banana, mel e canela. Aproveite!