Berinjelas recheadas: 2 receitas para provar

É bem importante indicar que a berinjela é um alimento que se consumido cru pode chegar a ser tóxico, por isso que devemos cozinhá-la bem para evitar problemas.
Berinjelas recheadas: 2 receitas para provar
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Uma opção que é tanto saudável como nutritiva é a de preparar berinjelas recheadas. É mais comum encontrar derivados deste ingrediente em macarrões, ou algum tipo de guarnição, inclusive como aperitivo. Mas, você acreditaria se falarmos que é possível fazer lasanha e, até melhor, tortilhas com ela?

E o que torna isso possível é a versatilidade da própria berinjela. É bem conhecido que em seu estado natural é de aspecto delicado e macio, mas sofre interessantes mudanças ao usarmos vários métodos de cozimento.

Outro aspecto importante em relevância e apropriado para destacar, é que é altamente recomendada para a saúde, principalmente para a prevenção de doenças de contágio aéreo. Fortalece o sistema imune e graças as suas propriedades antivirais e antibacterianos seu consumo é mais do que sugerido.

Além disso, se você é do tipo de pessoa que sofre com retenção de líquidos ou com problemas de peso, consumir berinjelas recheadas nos fará ir mais ao banheiro devido aos seus efeitos diuréticos e antioxidantes. A seguir mostramos 2 receitas que você pode preparar berinjelas recheadas.

2 opções para preparar berinjelas recheadas

1. Lasanha de berinjelas recheadas

Ainda que a lasanha costume ser feita de carne ou de frango, hoje trazemos esta peculiar, mas incrível, receita com berinjela, saudável e nutritiva.

Lasanha de berinjela

Ingredientes

  • 2 berinjelas cortadas em rodelas
  • 4 colheres de azeite de oliva extra virgem (60 ml)
  • 1 pitada de sal (15 g)
  • 1 pitada de pimenta negra moída (15 g)
  • 1 1/2 xícara de molho de tomate caseiro (375 ml)
  • 4 peitos de frango sem osso
  • 2 xícaras de queijo ricota ou muçarela (300 g)
  • 3 ovos

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, lave muito bem as berinjelas sem retirar a casca.
  2. Logo, pré-aqueça o forno a 180 ºC enquanto cumpre os demais passos.
  3. Posteriormente, corte em tiras as berinjelas (preferivelmente em cortes transversais).
  4. Por outro lado, tenha em mãos uma bandeja de forno e coloque nela as tiras de berinjela. Em seguida, utilize um pincel e aplique azeite para que não grudem ao entrar no forno.
  5. Com suficiente sal e pimenta tempere as tiras e coloque-as no forno por 10 minutos até que estejam macias.
  6. Enquanto isso, em uma frigideira com um pouco de azeite, refogue os peitos de frango cortados em cubos com o resto dos ingredientes (sal, pimenta, molho de tomate, ovos e o queijo ricota) até que se integrem bem.
  7. Posteriormente, retire as berinjelas do forno, deixe esfriar um pouco e depois comece a montagem da lasanha.
  8. Agora, faça dessa forma: tiras de berinjela, camada de recheio de frango, camada de queijo (o de sua preferência), colheres de molho do refogado, de novo camada de berinjela.
  9. Finalmente, coloque no forno por 30 minutos e depois deixe esfriar para poder cortá-la melhor.

2. Tortilha de berinjelas recheadas

Berinjela recheada com queijo

Em muitos países, as tortilhas mais famosas são as preparadas à base de batatas, mas nem por isso significa que não seja possível realizá-la com a berinjela. Na verdade, preparar berinjelas e fazê-la com este estilo trará a chance de combiná-la com outros ingredientes similares como os pimentões, abobrinhas ou tomates. É uma questão de criatividade.

Ingredientes

  • 5 berinjelas
  • 7 ovos
  • 3 chalotas
  • 1 colher de sal (15 g)
  • 1 colher de pimenta negra (15 g)
  • 2 colheres de azeite de oliva (30 ml)

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, comece cortando em cubos tanto as chalotas como as berinjelas e reserve-as.
  • Logo depois, em uma frigideira com 2 colheres de azeite de oliva, refogue por uns 5 minutos os cubos de chalotas e berinjelas.
  • Posteriormente, amasse o melhor que puder até quase aplaná-las. Apague o fogo por um momento e assegure-se de escorrer o excesso de azeite para que possa retirar e reservar o purê de chalotas e berinjela que tenha feito.
  • Por outro lado, em uma tigela, quebre os ovos e bata-os vigorosamente até que note a espuma. Volte a colocar a frigideira no fogo, deixe esquentar e verta a mistura de ovo em conjunto com o de berinjela e chalotas.
  • Deixe que de pouco a pouco se coalhe com o calor e não se esqueça do tempero de sal e pimenta.
  • Também, utilize uma tampa de uma panela grande para girar a tortilha na frigideira. Repita até conseguir cozimento em ambos lados da tortilha.
  • Finalmente, se for de sua preferência, espalhe um pouco mais de pimenta negra moída e um toque do queijo que preferir. Já pode desfrutar de sua deliciosa preparação.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gürbüz, N., Uluişik, S., Frary, A., Frary, A., & Doğanlar, S. (2018, December 1). Health benefits and bioactive compounds of eggplant. Food Chemistry. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2018.06.09
  • Das, S., Raychaudhuri, U., Falchi, M., Bertelli, A., Braga, P. C., & Das, D. K. (2011). Cardioprotective properties of raw and cooked eggplant (Solanum melongena L). Food and Function2(7), 395–399. https://doi.org/10.1039/c1fo10048c
  • Rodriguez-Jimenez JR, Amaya-Guerra CA, Baez-Gonzalez JG, Aguilera-Gonzalez C, Urias-Orona V, Nino-Medina G. Physicochemical, Functional, and Nutraceutical Properties of Eggplant Flours Obtained by Different Drying Methods. Molecules. 2018;23(12):3210. Published 2018 Dec 5. doi:10.3390/molecules23123210

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.