Berinjelas empanadas, descubra como prepará-las

· 25 de março de 2019
As berinjelas são um alimento que fornece antioxidantes e múltiplos nutrientes. Ao preparar as berinjelas empanadas, obtemos um prato requintado que podemos adaptar ao nosso gosto.

Há muitas maneiras de preparar berinjelas; elas dão um toque apimentado ao resto da comida. Se você for fã delas, recomendamos que você faça esta receita de berinjelas empanadas, pois elas certamente darão sabor ao seu prato.

A berinjela é um vegetal que tem sido usado na maioria das cozinhas do mundo, além de ser apreciada em muitas culturas. Existem pratos típicos à base deste vegetal, uma vez que ela pode ser cozida, assada, refogada ou frita.

Ela contém vários flavonoides que ajudam a melhorar a pigmentação da pele e tem propriedades antioxidantes, por isso é recomendado consumi-la para prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas e tratar o câncer.

No que diz respeito às berinjelas empanadas ou à milanesa, esta técnica culinária consiste em cobrir ou formar uma camada com migalhas de pão uma carne, frango ou peixe antes de fritar com azeite, manteiga ou manteiga.

Porém, você não precisa necessariamente usar apenas pão para fazer o empanado. Sabemos que geralmente algumas receitas são feitas com esse ingrediente, mas você também pode usar farinha de trigo ou milho.

Ao fazer essa técnica com as berinjelas, garantimos que seu sabor ficará inigualável. Então, você não tem nada a perder! Descubra como fazer berinjelas empanadas neste artigo.

Como fazer berinjelas empanadas

Berinjels para fazer berinjelas empanadas

Esta é a melhor opção de receita saborosa para um vegetariano. Tenha em mente que, se você não preparar as berinjelas corretamente, será um pouco difícil consumi-las. Para isso, vamos falar sobre um truque que deixará as berinjelas macias e você poderá apreciá-las muito melhor.

E se o que você estiver procurando for um prato vegetariano ou vegano, esta é a receita ideal para você. Você pode adicionar qualquer ingrediente a esta receita, como arroz, quinoa ou macarrão. Caso decida usar o último, você deve cortar a berinjela em pedaços em vez de fatias e acompanhá-la com qualquer um dos seus molhos favoritos.

Não deixe de ler: Almôndegas de berinjela… para lamber os dedos

Ingredientes

  • 2 grandes berinjelas
  • 1 xícara de migalhas de pão (150 g)
  • 2 colheres de sopa de sal (30 g)
  • 1 colher de sopa de pimenta (15 g)
  • ½ colher de sopa de pó de salsa (8 g)
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (30 ml)
  • ¼ xícara de azeite (40 ml)
  • 1 ½ copos de água (300 ml)

Preparação

Normalmente, temos as nossas reservas quanto à berinjela porque ela tem um sabor muito peculiar. No entanto, é tudo sobre como você a prepara e quais ingredientes você usa para temperá-la.

Berinjela cortada

  1. Para começar, corte as berinjelas em fatias com 2 centímetros de espessura.
  2. Em seguida, em uma tigela grande, despeje as xícaras de água e adicione uma colher de sopa de sal. Coloque as fatias de berinjela na água e deixe que elas amoleçam um pouco. Isso também ajuda para que as berinjelas não absorvam tanto o óleo e permaneçam mais suculentas.
  3. Em seguida, em uma tigela separada, misture o vinagre balsâmico, a colherada restante de sal, a pimenta e a salsa.
  4. Quando a berinjela tiver amolecido um pouco, coloque as fatias na mistura previamente preparada e deixe marinar por 15 minutos.
  5. Em seguida, espalhe as migalhas de pão em um prato para cobrir as berinjelas.
  6. Por fim, frite as berinjelas com um pouco de azeite. Não se preocupe com a quantidade de azeite; as berinjelas não absorverão muito dele, pois absorveram a água antes da fritura.
  7. Sirva com qualquer molho que te agrade e desfrute de uma deliciosa berinjela empanada.

Confira também: 5 remédios com berinjela que você vai adorar

Dicas adicionais

  • Se você quiser que a berinjela tenha uma textura crocante, basta congelar as fatias por pelo menos 30 minutos antes de temperar e fritar.
  • Se você não quiser usar azeite, você pode usar o óleo de coco. Isso proporcionará um sabor melhor ao fritar.
  • O uso de vinagre balsâmico é opcional. Embora ele dê um toque ácido ao alimento, você pode optar pelo molho inglês ou molho de soja.
  • Para as pessoas que não gostam de frituras, podem preparar esta receita gratinada. Desta forma, você deixará esta receita um pouco mais saudável.
  • NESTLÉ ECUADOR. (2010). Recetario.
  • Rotino, G. L., Sala, T., & Toppino, L. (2014). Eggplant. In Alien Gene Transfer in Crop Plants, Volume 2: Achievements and Impacts. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-9572-7
  • Ullio, L. (2003). Eggplant growing. NSW Agriculture.