Almôndegas de berinjela… para lamber os dedos

· 7 de março de 2019
Preparar almôndegas de berinjela é muito fácil e não deixa de lado o bom gosto ou a nutrição. Além disso, apesar de ser uma alternativa vegetariana, quem come carne também pode adorar!

Dentro das opções vegetarianas e veganas, as almôndegas de berinjela são uma das opções mais deliciosas, já que incluem mais vegetais do que farinha. Ao cozinhá-las, em um tempo muito curto, elas conseguem permanecer crocantes por fora e consistentes por dentro. Por outro lado, se não formos muito fãs de tofu ou seitan, as berinjelas funcionam como excelentes substitutos.

A grande vantagem da berinjela é que ela fornece uma base macia que podemos digerir facilmente e que admite vários ingredientes e temperos. Assim, poderemos fazer as variações que quisermos e escolher qual é o sabor que desejamos destacar.

Visto que a berinjela é um vegetal carnudo, com apenas algumas unidades podemos obter o suficiente para fazer um prato. E, dependendo do tempero que lhe dermos, podemos fazer com que ela fique parecida com a carne de nossa preferência.

Confira também: Bolinhos de quinoa e grão-de-bico

Almôndegas de berinjela e espinafre

Ingredientes

Berinjela para fazer almôndegas

  • Pão ralado ou farinha de rosca
  • 1 ovo médio
  • 1 raminho de salsa picada
  • 3 dentes de alho fresco
  • 1 cebola pequena
  • 3 grandes berinjelas
  • ⅓ xícara de espinafre (10 g)
  • 3 colheres de sopa de migalhas de pão (45 g)
  • Condimentos: sal e pimenta preta
  • Opcional: orégano em pó

Preparação

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 200 ºC.
  2. Logo descasque e corte o alho em pedaços pequenos.
  3. Corte a berinjela em pequenos cubos e, em seguida, coloque-a aos poucos no liquidificador. Temos que conseguir uma espécie de creme de berinjela.
  4. Posteriormente, pré-aqueça uma panela, levemente untada com azeite, em fogo médio.
  5. Além disso, corte a cebola em pedaços pequenos (o máximo que conseguir) e refogue. Quando ela ficar transparente, adicione um pouco de pimenta e alho.
  6. Assim que o alho estiver dourado, adicione o creme de espinafre e berinjela.
  7. Salgue a gosto e deixe tudo esfriar por cerca de dez minutos, mexendo constantemente.
  8. Por outro lado, depois de 10 minutos, retire a panela do fogo e deixe tudo esfriar até a temperatura ambiente.
  9. Bata o ovo junto com a salsa. Em seguida, misture o creme de berinjela com a ajuda de uma batedeira de mão.
  10. Posteriormente, pegue um pouco da mistura, forme uma bola com as mãos e passe pelas migalhas de pão antes de colocá-la na bandeja do forno. Elas devem ficar prontas em cerca de 20 minutos.
  11. Finalmente, assim que tiver a quantidade de almôndegas de berinjela desejada, leve-as ao forno por 10 ou 15 minutos, aproximadamente. Você também pode prepará-las fritas em uma panela, como preferir.

Não deixe de ler: Almôndegas de aveia e queijo em molho picante

Almôndegas de berinjela com molho de tomate

Molho para almôndegas de berinjela

Ingredientes

  • Salsa fresca
  • Azeite de oliva
  • 1 cabeça de alho
  • Manjericão fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar (30 g)
  • 4 ou 5 berinjelas (600 g)
  • 1 ovo médio
  • Opcional: ½ xícara de água (125 ml)
  • 1 xícara de pão duro (150 g)
  • Condimentos: sal, pimenta do reino, cominho moído
  • 1 pote grande de tomate inteiro descascado (800 g)

Preparação

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça uma panela em fogo médio com um pouco de azeite. Separe e descasque os dentes de alho. Em seguida, corte-os em pedaços (o menor possível). Faça o mesmo com a salsa e reserve.
  2. Além disso, corte o pão em pedaços pequenos e rapidamente molhe-o com água (para que amoleça).
  3. Também, corte a berinjela (com casca) em pequenos cubos e refogue-a na panela. Quando estiver pronto, leve os cubos para o liquidificador com o pão, o alho, a salsa e um pouco de azeite e um pouco de água. Misture até conseguir um creme.
  4. Agora, se o creme tiver ficado com uma boa consistência, não precisa mais batê-lo no liquidificador. Caso contrário, adicione água e bata novamente. O creme de berinjela deve ser deixado em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos, coberto com um pano.
  5. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 °C. Logo cubra o ovo e bata-o à mão com uma pitada de sal e pimenta. Em seguida, adicione ao creme de berinjela e bata tudo novamente.
  6. Forme pequenas bolas com um pouco da massa, da espessura que você desejar. Tenha em mente que quanto maior e mais grosso, mais demorará para cozinhar. Para evitar grudar na bandeja, será necessário untá-la antes de colocar as almôndegas por cima. Cozinhe por 20 minutos a 180 ºC.
  7. Finalmente, coloque todo o conteúdo do pote de tomate no liquidificador (incluindo seu suco) junto com uma pitada de sal e açúcar. Misture para obter um molho. Por fim, adicione o manjericão e reserve.
  8. Assim que as almôndegas estiverem cozidas, coloque o molho de tomate por cima.

Conclusão

Em conclusão, as almôndegas de berinjela também ficam requintadas com um toque de muçarela por dentro. Se formos amantes de queijo, certamente esta alternativa ficará fascinante. Por outro lado, se quisermos dar mais consistência à mistura de almôndegas, podemos adicionar um pouco de quinoa que, quando cozida, ficará crocante e simplesmente deliciosa!