Berinjelas, suas aliadas na perda de peso

· 30 de maio de 2018
Ainda que na hora de emagrecer a sua água seja a mais famosa, também podemos incluir a berinjela em nossa dieta como aliada para perder peso.

Para perder peso existem inúmeras estratégias que você pode encontrar na internet, com especialistas na matéria e até com aquelas teorias transmitidas de geração para geração. Se há algo no que as três coincidem é no uso das berinjelas.

Esta hortaliça é usada na gastronomia cotidiana, em saladas e pratos fortes. Porém, pouco se fala de suas excelentes propriedades que ajudam no processo de conseguir o peso ideal.

Devemos tudo a seu baixo teor de gorduras e suas enormes quantidades de água.

Órgãos saudáveis

A casca e as sementes das berinjelas têm fibras e nutrientes que fazem deste vegetal um delicioso alimento. Comê-la regularmente ajuda os órgãos a revitalizarem suas funções. Graças a ela o fígado e a vesícula biliar otimizam seus processos de desintoxicação.

Estimula o processo digestivo e age diretamente na diminuição da gordura visceral e corporal. Estes resultados se evidenciam na regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Da mesma forma, com seu consumo você poderá prevenir algumas doenças crônicas como a arteriosclerose e problemas cardiovasculares.

Outros benefícios

Berinjelas

A quantidade de fibras, vitaminas e minerais que você oferecerá ao seu corpo consumindo berinjelas é imensa.

Por isso, é um alimento ideal para controlar o peso e conseguir um estado ótimo, não só pela beleza, mas sim pela saúde.

  • Melhora a circulação graças ao seu alto teor de vitamina E e de antocianina, um antioxidante que previne doenças cardíacas e beneficia o fluxo sanguíneo.
  • É diurética, por isso é uma excelente opção se você está fazendo dieta. A berinjela evitará a retenção de líquidos e propiciará a eliminação de urina.
  • Oferece poucas calorias e muita água, por isso é ideal nos planos de alimentação saudável.
  • Contém níveis adequados de sódio e potássio, necessários para o correto funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular.
  • Seu baixo teor de gordura e açúcares depura o organismo de agentes malignos. Por esta condição, também é recomendada para pacientes diagnosticados com diabetes.
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol, porque absorve a gordura que os alimentos consumidos com ela contêm. Desta forma, elimina toxinas e regula o trânsito intestinal.
  • Graças ao seu teor de fibra, previne a prisão de ventre.
  • Previne a anemia e melhora as defesas do sistema imunológico graças ao seu teor de magnésio e ferro.

Água de berinjela para perder peso

Com esta receita, você poderá iniciar e acompanhar seu processo de perda de peso. É muito fácil de preparar e só precisará de rigorosidade para seguir o tratamento com constância. Esta bebida pode ser ingerida em qualquer momento do dia.

Ingredientes

  • 2 copos de vinagre de maçã (400 ml)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato (9 g)
  • 1 berinjela
  • O suco de um limão, que não esteja maduro
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Água de berinjela

Preparo

  • Lave e desinfete a berinjela com o bicarbonato e o vinagre de maçã. Desta maneira, eliminará as toxinas e os restos de pesticidas que ficam na fruta. Escorra em água.
  • Corte-a em lâminas finas (pelo menos de um centímetro de grossura), sem tirar a casca.
  • Introduza as lâminas na jarra e adicione o litro de água e o suco de limão.
  • Misture bem.

Importante: você deve guardar o preparo na geladeira, pelo menos uma noite inteira. Desta forma a berinjela soltará seus nutrientes na água. O suco de limão é muito importante porque potencializará os benefícios da hortaliça e, alem disso, lhe dará um gosto mais agradável.

Inclua as berinjelas em suas refeições

A seguir, compartilharemos um menu simples que você pode adicionar a sua dieta.

Café da manhã

  • Água de berinjela com limão e aveia.
  • Uma fruta que pode ser uma maçã ou uma banana.

Almoço

  • Um copo de água com berinjela e limão, sempre antes de cada refeição.
  • Um peito de frango assado ou ao forno com vegetais cozidos.
  • Uma salada que pode conter espinafre, tomates, oleaginosas e queijo pobre em gordura.

Lanche

Frutos secos

  • Um copo de água de berinjela com limão.
  • Um punhado de frutos secos.

Jantar

  • Um copo de água de berinjela com limão.
  • Uma salada que contenha proteína. Pode ser alface, mamão, tomates-cereja, azeite de oliva e peixe ou frango desossado.

Com estas receitas, você poderá começar seu processo de perda de peso.

Agora, lembre-se de que para mudar seu estilo de alimentação, você deve consultar um especialista que recomende um plano alimentar que se adapte as suas necessidades. Nele, certamente você poderá comer berinjela.

Acompanhe estas recomendações com exercício. Tenha em conta que o processo é lento, mas se você segui-lo a risca, os resultados virão e serão mantidos no tempo.