Podemos encontrar pesticidas na comida?

Muitos dos produtos que consumimos podem estar contaminados por diferentes tipos de pesticidas que, a longo prazo, podem colocar nossa saúde em risco.

Se, em mais de uma ocasião, você já se perguntou se pode ou não haver pesticidas na comida que consome, falaremos sobre alguns pontos que podem nos ajudar a responder a esta pergunta.

Se pararmos para pensar nisso por um momento, há muitos alimentos que comemos que vêm do campo.

Além das frutas ou vegetais, tenha em mente que há muitos alimentos que possuem ingredientes derivados do campo.

Por exemplo, em um sanduíche, o pão usa derivados de milho, e o milho foi cultivado no solo. Este é apenas um dos muitos exemplos que podemos encontrar, mas não o único.

Na maioria dos países, os cultivos são produzidas pela agricultura industrial. Este tipo de agricultura usa pesticidas entre seus insumos. Isso envolve uma série de substâncias tóxicas.

Atualmente, ainda não existe uma norma que estabeleça limites máximos de resíduos de pesticidas que possam estar presentes nos alimentos e que permitam garantir o consumo de produtos não contaminados aos consumidores.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os países usam uma média de 4,55 toneladas de pesticidas por ano. Estes pesticidas são divididos entre fungicidas, herbicidas e inseticidas.

Possíveis problemas de saúde decorrentes dos pesticidas na comida

Lavar bem os alimentos antes de comer

Os pesticidas na comida podem causar diferentes problemas de saúde.

A probabilidade de desenvolver este tipo de problema como resultado do uso de um pesticida depende de dois fatores. Por um lado, encontramos a toxicidade do pesticida e, por outro lado, a quantidade de exposição .

Para que um pesticida afete a saúde do consumidor, ele deve estar em contato por qualquer meio, seja ele oral, respiratório ou por contato com a pele ou os olhos.

Mesmo que um pesticida muito tóxico seja usado em uma área próxima ao seu lar, o risco ainda é baixo.

Tenha em mente que os pesticidas podem conter mais de um ingrediente, o que tornará o seu nível de toxicidade diferente.

Para ver o nível de toxicidade, devemos procurar a palavra-chave, uma vez que é um indicador da toxicidade do produto.

Todos os pesticidas registrados devem ter palavras em seu rótulo como “perigo” ou “precaução”, e essa palavra reflete o nível de toxicidade do produto.

  • Nos produtos, vemos que a palavra “precaução” são aqueles que têm níveis de toxicidade mais baixos.
  • Aqueles com a palavra aviso” indicam produtos com toxicidade intermediária.
  • Finalmente, a palavra “perigo” é encontrada nos produtos mais tóxicos.

Os grupos mais vulneráveis ​​aos pesticidas na comida

Crianças comendo

Existem grupos de pessoas que são mais vulneráveis ​​a estes tipos de produtos. Entre elas estão os idosos, pessoas com certas condições médicas, mulheres grávidas e crianças.

Para reduzir a probabilidade de ter um problema ao usar ou consumir produtos com pesticidas, você terá que buscar maneiras de reduzir a exposição ou escolher um produto com menos toxicidade.

É importante que você leia sempre o rótulo do produto e siga as instruções para o uso de equipamentos de proteção pessoal.

Se você vai fazer algum tipo de cultivo ou será exposto a esses produtos, deve usar luvas e óculos de proteção.

Agricultura orgânica, a grande esperança

Alimentos orgânicos

agricultura orgânica seria, nesse sentido, a grande esperança. É um tipo de agricultura que combina ciência e inovação moderna com respeito pela natureza e biodiversidade.

É um tipo de agricultura que produz, acima de tudo, alimentos saudáveis. É também um tipo de cultura que protege o solo, a água e o clima.

Esta agricultura não polui o meio ambiente com substâncias químicas. Nem faz uso de culturas geneticamente modificadas.

Conclusões

Finalmente, se quisermos saber a quantidade de pesticidas que nossos alimentos podem conter, será melhor examinar o rótulo deles . E se quisermos evitar completamente estes pesticidas em nosso organismo, é conveniente optar por produtos orgânicos.

Desta forma, seremos capazes de reduzir ou mesmo eliminar esses índices tóxicos em nosso corpo.

Será mais fácil do que você pensa.

Recomendados para você