10 benefícios da berinjela para a saúde

A berinjela tem diversas propriedades que beneficiam a nossa saúde. É pobre em calorias, por isso é ideal para a perda de peso. Também melhora a circulação e é um excelente antioxidante. 
10 benefícios da berinjela para a saúde

Última atualização: 15 Maio, 2021

Você conhece todos os benefícios da berinjela? Ela tem várias propriedades benéficas para a saúde. Este vegetal é baixo em calorias, graças ao seu alto teor de água, o que o torna um legume ideal para incluir na dieta para emagrecer.

Além disso, ajuda a melhorar a circulação e tem efeito antioxidante. Neste artigo, falaremos sobre o mais importante que você deve saber sobre a berinjela e por que deve ser incluída em sua dieta.

Benefícios da berinjela para a saúde

1. Protege o sistema cardiovascular

Os resultados deste estudo demonstraram que as berinjelas contêm compostos cardioprotetores capazes de aumentar a função ventricular esquerda e reduzir o tamanho do infarto do miocárdio e apoptose dos cardiomiócitos.

Graças ao fato de que este vegetal é rico em potássio, ele ajuda a manter uma frequência cardíaca estável. Também contém flavonoides que reduzem os níveis de colesterol ruim no corpo e estimula o aumento do colesterol bom. É importante ressaltar que ambas as propriedades são muito importantes para reduzir o risco de doenças cardíacas.

2. Combate os radicais livres

Sendo um excelente antioxidante, a berinjela é especialista na luta contra os radicais livres. Ela protege as células combatendo e atrasando seu envelhecimento. Além disso, tem propriedades depurativas, ajudando a eliminar uma grande quantidade de toxinas .

3. Melhora o funcionamento do cérebro

 benefícios da berinjela para a saúde

Os fitonutrientes contidos na berinjela são benéficos para o sistema cognitivo e a saúde mental. Eles ajudam a aumentam o fluxo de sangue para o cérebro, estimulando a boa memória e uma melhor capacidade de análise.

4. Ajuda a perder peso

A berinjela contém uma boa quantidade de fibra solúvel, que ajuda a equilibrar o sistema digestivo. A maior quantidade de fibras está na sua casca.

Além disso, é pobre em calorias e, como mencionamos anteriormente, é composta principalmente de água, o que nos dá um efeito saciante, ajudando-nos a nos sentir satisfeitos por mais tempo.

5. Previne a anemia

Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro no sangue. A berinjela, por ser rica em ferro, é recomendável para evitar e tratar a anemia. Da mesma forma, desempenha um papel importante no desenvolvimento de glóbulos vermelhos, ajudando a metabolizar proteínas.

6. Melhora a visão

benefícios berinjela

A casca da berinjela contém antocianina, um composto solúvel que ajuda a melhorar o sistema nervoso central. Por isso, recomenda-se o seu consumo para manter uma visão saudável e prevenir cataratas.

7. Melhora a saúde dos ossos

A berinjela contém ácido fólico, vitaminas e minerais que são benéficos para ter ossos fortes e, portanto, reduzem a possibilidade de sofrer de osteoporose. Como mencionado acima, contém uma boa quantidade de ferro e cálcio, nutrientes essenciais para manter os nossos ossos saudáveis.

8. Ajuda a manter os cabelos saudáveis

Como contém vitamina B3, a berinjela é usada para estimular o crescimento do cabelo. Também contém vitamina A, que estimula a produção de oleosidade para hidratar o cabelo e evitar a sua queda.

9. Combate a retenção de líquidos

benefícios da berinjela para a saúde

Esse acúmulo é causado por diferentes fatores como a menstruação, menopausa, gravidez, doenças cardíacas e renais, entre outros. Recomenda-se beber água de berinjela, pois se revela um diurético por excelência, o que ajuda a expulsar os líquidos retidos.

Esta retenção também pode estar fazendo com que você pareça ter excesso de peso. Por isso, se quer perder alguns quilos, não hesite em incluir a água de berinjela em sua rotina diária.

10. Para tratar as queimaduras

Outro dos benefícios da berinjela é servir como calmante da pele. Para queimaduras, recomenda-se a utilização da polpa de berinjela na forma de papa. Ela contém propriedades curativas e calmantes que ajudam a atenuar a dor e suavizar a pele.

Receita para aproveitar a berinjela

Como você pode ver no decorrer deste artigo, este legume contém muitos nutrientes essenciais para proteger o corpo. Por isso, hoje trazemos uma forma simples e prática para ingerir este alimento em seu dia a dia:

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • Limão (100 gr)
  • 1 berinjela média (160 gr)

Procedimento

  • Lave a berinjela com muita água e corte-a em fatias.
  • Esprema o limão até obter o máximo de suco possível.
  • Ferva o litro de água e, quando atingir o seu ponto de ebulição, despeje os pedaços de berinjela.
  • Deixe cozinhar por 25 minutos até a berinjela ter diminuído e ficar macia.
  • Desligue o fogo e deixe descansar por uma hora.
  • Posteriormente, coe a mistura e armazene em um recipiente de vidro escuro.
  • Adicione o suco de limão e misture bem.

Lembre-se de que, apesar dos benefícios da berinjela estarem comprovados, para ter uma boa saúde não se deve confiar apenas neste vegetal. Siga uma alimentação balanceada, variada e com alimentos de qualidade. Por outro lado, não se esqueça de praticar esportes com frequência e de consultar o seu médico ou nutricionista sobre mudanças em sua alimentação.

Pode interessar a você...
Água de berinjela ajuda na queima de gordura e controle do colesterol
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Água de berinjela ajuda na queima de gordura e controle do colesterol

A água de berinjela é uma dessas opções naturais que facilitam a limpeza arterial e a diminuição do peso corporal. Aprenda a usá-la neste artigo.



  • Aguilera-Otíz M, del Carmen Reza-Vargas M, Chew-Madinaveita RG, Meza-Velázquez JA. Propiedades funcionales de las antocianinas. Biotecnia 2011; 13 (2): 16-22.
  • García E, Hernández E, De Paula CD, Tatis HA. Caracterización bromatologíca de la berenjena (Solanum melongenaL.) en el Departamento de Córdoba. Temas Agrarios 2003; 8 (1): 27-32.
  • Rodríguez G. Ácido fólico y vitamina B12 en la nutrición humana. Revista Cubana de Alimentación y Nutrición 1998; 12 (2): 107-119.
  • Das S, Raychaudhuri U, Falchi M, Bertelli A, Braga PC, Das DK. Cardioprotective properties of raw and cooked eggplant (Solanum melongena L). Food Funct. 2011 Jul;2(7):395-9. doi: 10.1039/c1fo10048c. Epub 2011 Jun 10. PMID: 21894326.
  • Sukprasansap M, Sridonpai P, Phiboonchaiyanan PP. Eggplant fruits protect against DNA damage and mutations. Mutat Res. 2019 Jan;813:39-45. doi: 10.1016/j.mrfmmm.2018.12.004. Epub 2018 Dec 21. PMID: 30594791.