10 benefícios da berinjela para a saúde

· 11 de dezembro de 2017
A berinjela tem diversas propriedades que beneficiam nossa saúde. É pobre em calorias, sendo ideal para a perda de peso. Também melhora a circulação e é um excelente antioxidante. 

São muitos os benefícios da berinjela para a saúde.

É pobre em calorias graças ao seu alto teor de água, o que a torna o vegetal ideal para incluir uma dieta para perder peso. Ela melhora a circulação e é um excelente antioxidante .

Nesta publicação diremos o mais importante que você deve saber sobre a berinjela e por que você deve incluí-la em sua dieta regular.

Benefícios da berinjela para a saúde

1. Protege o sistema cardiovascular

Graças ao fato de que este vegetal é rico em potássio, ele ajuda a manter uma frequência cardíaca estável. Também contém flavonoides, reduz os níveis de colesterol ruim no corpo e estimula o aumento do colesterol bom.

É importante ressaltar que ambas as propriedades são muito importantes para reduzir o risco de doenças cardíacas.

2. Combate os radicais livres

Sendo um excelente antioxidante, a berinjela é especialista na luta contra os radicais livres. Ela protege as células combatendo e atrasando seu envelhecimento.

Também funciona como depurativo , ajudando a eliminar uma grande quantidade de toxinas .

3. Melhora o funcionamento do cérebro

Os fitonutrientes contidos na berinjela são benéficos para o sistema cognitivo e a saúde mental.

Eles mantêm o cérebro livre de toxinas e aumentam o fluxo de sangue para o cérebro, estimulando a boa memória e uma melhor capacidade de análise.

4. Ajuda a perder peso

Perder peso

A berinjela contém uma boa quantidade de fibra solúvel, que ajuda a equilibrar o sistema digestivo.

É pobre em calorias e, como mencionamos anteriormente, é composta principalmente de água, o que nos dá um efeito saciante, ajudando-nos a nos sentir satisfeitos por mais tempo e favorecendo a perda de peso.

5. Previne a anemia

Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro no sangue. A berinjela, por ser rica em ferro, é recomendável para evitar e tratar a anemia.

Da mesma forma, desempenha um papel importante no desenvolvimento de glóbulos vermelhos, ajudando a metabolizar proteínas.

6. Melhora a visão

Como fortalecer a saúde ocular

Uma vez que a berinjela contém antocianina (um composto solúvel que ajuda a melhorar o sistema nervoso central),  recomenda-se seu consumo para manter uma visão saudável e evitar cataratas.

7. Melhora a saúde dos ossos

A berinjela contém compostos fenólicos que são benéficos para ter ossos fortes e, portanto, reduzem a possibilidade de sofrer de osteoporose.

Como mencionado acima, contém uma boa quantidade de ferro e cálcio , nutrientes essenciais para manter nossos ossos saudáveis.

8. Para cabelos saudáveis

Mulher cuidando de seu cabelo

Contendo vitamina B3, a berinjela é usada para estimular o crescimento do cabelo.

Também é carregada de vitamina A , que estimula a produção de oleosidade, conseguindo hidratar o cabelo e evitar sua queda.

9. Combate a retenção de líquidos

Essa acumulação é apresentada por diferentes fatores como a menstruação, menopausa, gravidez, doenças cardíacas e nos rins, entre outros.

Recomenda-se beber água de berinjela, pois se revela um diurético por excelência, o que ajuda a expulsar os líquidos retidos.

Esta retenção também pode estar fazendo com que você pareça ter excesso de peso, então, se você quer perder alguns quilos, não hesite em incluir a água de berinjela em sua rotina diária.

10. Para tratar as queimaduras

Berinjela

Para queimaduras na pele, recomenda-se a utilização de polpa de berinjela na forma de mingau. Ele contém propriedades curativas e calmantes que ajudam a atenuar a dor e suavizar a pele.

Consumo diário de berinjela

Como você pode ver no decorrer deste artigo, são vários os benefícios da berinjela para a saúde. Ela contém muitos nutrientes essenciais para proteger o corpo. Por isso, hoje trazemos uma das técnicas mais simples e práticas para ingerir este alimento em seu dia a dia:

Ingredientes

  • 1 berinjela média (160 gr)
  • 1 litro de água
  • 1 limão (100 gr)

Procedimento

  • Lave a berinjela com muita água e corte-a em fatias.
  • Esprema o limão até obter o máximo de suco possível.
  • Ferva o litro de água e, quando atingir o seu ponto de ebulição, despeje os pedaços de berinjela.
  • Deixe cozinhar por 25 minutos até a berinjela ter diminuído e ficar macia.
  • Desligue o fogão e deixe descansar por uma hora.
  • Posteriormente, coe a mistura e armazene em um recipiente de vidro escuro.
  • Adicione o suco de limão e misture.

Esta água é ideal para beber ao longo do dia.

Você já conhecia estes benefícios da berinjela para a saúde? Já está acostumado a consumi-la regularmente? Não deixe de incluí-la em sua dieta para aproveitar todas estas propriedades!