Os benefícios do café verde que você precisa conhecer

O café verde oferece propriedades muito benéficas: é antioxidante, anti-inflamatório, ajuda a regular a pressão arterial e a estabilizar os níveis de glicose.
Os benefícios do café verde que você precisa conhecer

Última atualização: 11 Setembro, 2021

O café verde nada mais é do que os grãos não torrados do café que estamos acostumados a beber. Eles contêm ácido clorogênico, que se perde quando são torrados. Acredita-se que o ácido clorogênico do café verde tenha muitas propriedades e benefícios para a nossa saúde. Neste artigo, vamos explicar quais são.

Qual é a diferença entre o café “normal” e o verde? Basicamente, o tipo de tratamento que recebem. O primeiro é torrado e o segundo é mantido da forma como é extraído da planta.

Trata-se do mesmo grão, embora o verde seja mais natural e seus nutrientes estejam intactos. O aroma é menos intenso e o sabor um pouco mais amargo, mas vale a pena experimentar.

O café verde está na moda pois muitos afirmam que ele possui propriedades emagrecedoras. No entanto, como já sabemos, não existem fórmulas mágicas. Para perder peso, o importante é seguir uma alimentação balanceada e fazer exercícios.

Os benefícios do café verde e seu poder antioxidante

Café verde, um poderoso antioxidante

Os principais componentes dos grãos de café são a cafeína e o ácido clorogênico. Quando passam pelo processo de torra, a ação da primeira aumenta e a do segundo é reduzida. Porém, ao deixá-lo em sua forma natural, o nutriente mais presente é o último.

Estudos comprovam que o ácido clorogênico é um poderoso antioxidante que traz muitos benefícios à saúde. É recomendado para diabéticos, hipertensos e cardíacos.

Equilibra a glicose

O metabolismo do açúcar no sangue fica desequilibrado quando sofremos de diabetes. O café verde tem a capacidade de regular os níveis de glicose no sangue.

No entanto, se você sofre desta doença, recomendamos consultar seu médico antes de começar a beber café verde.

Trata a artrite e dores reumáticas

Estas são as duas doenças mais comuns em idosos. Para atenuar os sintomas (inflamação, vermelhidão e dor, principalmente), o café verde é de grande ajuda. Isso se deve aos seus efeitos anti-inflamatórios.

Melhora a concentração

O consumo de uma infusão feita com grãos de café verdes ou a ingestão do extrato servem para aumentar a atividade cerebral. Como consequência, aumentam a concentração e a atenção, bem como a memória. É recomendado para momentos de muito trabalho, estudo ou outras obrigações.

Reduz a pressão sanguínea

Novamente temos que falar sobre o ácido clorogênico, que é o responsável por oferecer esse benefício às pessoas que tomam café verde. A dose recomendada para regular a hipertensão é de meia xícara por dia. Também pode ser consumido por pessoas com hipotensão.

Os benefícios do café verde para perder peso

Café verde para perder peso

O café verde é famoso pelo seu uso na perda de peso. O ácido clorogênico também é creditado com um efeito saciante. Portanto, está relacionado à perda de peso.

Vale esclarecer que o café verde, sozinho, não faz milagres, e que devemos acompanhá-lo com uma alimentação balanceada e exercícios físicos várias vezes por semana.

Como o café verde pode nos ajudar a perder peso?

Favorece a termogênese

Ao aumentar a temperatura corporal (como ocorre, por exemplo, com o gengibre) os processos metabólicos de queima de calorias são acelerados.

Transforma as reservas de gordura

O café verde ajuda as gorduras que acumulamos em diferentes partes do corpo a se tornarem energia calorífica. O que isso significa? Que você terá mais força para treinar, se exercitar ou realizar suas atividades diárias.

Efeito diurético

O café verde também se destaca pela sua ação purificadora. Além disso, auxilia na retenção de líquidos e favorece a redução da celulite.

Sacia o apetite

Beber uma xícara de café verde nos dá uma sensação de saciedade por mais tempo. Portanto, é recomendável consumi-lo quando temos muito apetite. Também é bom ingeri-lo uma hora antes do almoço ou do jantar.

O procedimento é simples: a infusão aumenta a secreção intestinal de um neuropeptídeo responsável por enviar sinais ao cérebro quando o estômago está cheio.

O café verde é popular por todos os benefícios listados acima. No entanto, ainda não existem estudos suficientes para apoiar essas propriedades. Por outro lado, não se esqueça de que ainda estamos falando de café, uma bebida que pode ter efeitos colaterais relacionados à cafeína.

Além disso, se você tiver algum problema de saúde, é melhor consultar seu médico antes de beber café verde. O ideal é seguir um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos, sem o uso excessivo de suplementos nutricionais.

Pode interessar a você...
Café verde: como usá-lo para emagrecer
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Café verde: como usá-lo para emagrecer

Você imagina que possa transformar o prazer de tomar café numa ajuda para emagrecer? Conheça os poderes do café verde e experimente!