Café com limão: esta nova tendência é uma boa ideia?

Café e limão são dois ingredientes com propriedades reconhecidas, mas e a soma de ambos? Seus efeitos benéficos se multiplicam? Descubra neste artigo.
Café com limão: esta nova tendência é uma boa ideia?

Última atualização: 07 Maio, 2021

Uma nova combinação virou tendência no mundo das bebidas: o café com limão. Há quem diga que ela oferece benefícios para a saúde, além daqueles fornecidos por ambos os ingredientes separadamente.

Embora não exista nenhuma orientação de que esses produtos não possam ser misturados, resta saber o que acontece com os benefícios que seu consumo promete.

O café com limão

A fórmula exata para prepará-lo é adicionar o suco de um limão a 240 mililitros de café. Embora possa parecer uma combinação incomum para algumas pessoas, para outras ela se revelou uma promessa de efeitos positivos para a saúde.

Muitos pensam que o limão seria um acompanhamento melhor para uma xícara de chá em vez do café. No entanto, essa mistura já era consumida em algumas regiões específicas.

Para começar a lançar alguma luz sobre seu uso e utilidade em termos de saúde, é melhor revisar os benefícios desses dois ingredientes separadamente.

Os benefícios do café

Para preparar um café, os grãos secos e triturados ​​são infundidos com água bem quente. Um processo simples para uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Segundo dados da British Coffee Association, são consumidas cerca de 2 trilhões de xícaras por dia. 

Com o tempo, seu consumo gozou de boa e má reputação. Por isso, a ciência fez dele um dos seus focos de atenção. É conhecido por ser um alimento estimulante, capaz de melhorar alguns aspectos como a memória, a concentração e o cansaço.

A ingestão de café tem sido investigada em relação a diferentes parâmetros de saúde. No entanto, como apontam os autores de um importante resumo dos estudos existentes, grande parte deles é observacional; portanto, você deve ser cauteloso com as suas conclusões. 

As associações positivas entre o café e a doença hepática (cirrose, fígado gorduroso não alcoólico ou fibrose hepática) estão entre as mais consistentes. Também parece haver uma chance menor de desenvolver câncer de fígado.

Da mesma forma, os autores destacam uma redução do risco de mortalidade por qualquer causa nas pessoas que consomem café em relação às que não o fazem. Além disso, há uma menor incidência de doenças cardiovasculares e problemas metabólicos, como a diabetes tipo 2.

O limite de consumo ideal parece ser de 3 xícaras por dia. Embora uma ingestão maior não pareça ser perigosa, não oferece mais benefícios.

Aparentemente, não há indícios de efeitos nocivos com o uso continuado da bebida, exceto pelas recomendações de não consumi-lo durante a gravidez e nas mulheres com maior risco de sofrer fraturas ósseas.

Pessoas tomando café
O café tem sido bastante estudado pela ciência. E não é à toa. Estima-se que 2 trilhões de xícaras sejam consumidas por dia no mundo.

Como o limão favorece a saúde do corpo?

As frutas cítricas são cultivadas em todo o mundo e são conhecidas por estarem entre as mais ingeridas. Suas contribuições de vitaminas e outros fitoquímicos as transformaram em alimentos usados ​​para fins terapêuticos.

Seu nutriente mais importante é a vitamina C. Elas desempenham funções essenciais no corpo, como auxiliar o desenvolvimento ósseo, cicatrizar feridas e manter as gengivas saudáveis.

Além disso, a nível metabólico, permitem a ativação das vitaminas B, a conversão do colesterol em ácidos biliares e a transformação do triptofano em serotonina.

Este importante micronutriente atua em sinergia com outros elementos, como flavonoides, carotenos, alcaloides e óleos essenciais. Graças a eles, a ciência foi capaz de relacioná-los a alguns efeitos positivos para a saúde:

  • Antioxidante: permite neutralizar os radicais livres. A presença destes desempenha um papel crítico no envelhecimento, inflamação e doenças cardíacas.
  • O aumento do consumo de frutas cítricas está relacionado à menor mortalidade e morbidade por problemas cardiovasculares.
  • A vitamina C protege o sistema imunológico, reduzindo a gravidade das reações alérgicas e ajudando a combater infecções básicas, como os resfriados.

Além dos efeitos positivos dos dois separadamente, existem algumas alegações de melhorias para a saúde relacionadas ao consumo de café com limão. Essas são as promessas dessa bebida. 

Redução da gordura corporal

Uma das promessas mais tentadoras é esta, embora nem o café nem o limão tenham se mostrado alimentos capazes de eliminar o acúmulo de lipídios do corpo. 

Alguns estudos analisaram a capacidade da cafeína de aumentar o metabolismo e, consequentemente, queimar calorias. No entanto, isso não tem efeito sobre a perda de peso e de gordura.

Portanto, parece que a ciência é clara sobre isso e a veracidade dessa crença não pode ser demonstrada no momento. Apesar de tudo, o café ajuda a reduzir a sensação de fome. 

Controle da dor de cabeça

A segunda afirmação popular sobre esta mistura também não é suportada por dados científicos. Pode até haver alguma contradição, já que em alguns casos o consumo de café tem sido associado a enxaquecas. 

Embora saibamos que a combinação de cafeína com medicamentos pode amplificar os efeitos das drogas, o limão não apresenta nenhum benefício nesse sentido.

O café com limão promove uma pele mais saudável

O alto consumo de frutas e vegetais é positivo para melhorar a saúde da pele, mas não se sabe, no momento, qual dos seus componentes é o responsável por essa contribuição.

Por isso, a recomendação geral de garantir o consumo de 3 frutas por dia é sempre positiva. Além disso, se estivermos falando do limão ou de outras frutas cítricas, a contribuição da vitamina C estimula a síntese de colágeno. Essa proteína promove a elasticidade e a resistência da pele.

Alívio da diarreia

Esta é a última das crenças populares sobre esta bebida e não parece ser suportada pelos dados obtidos até agora. Muito pelo contrário, porque a cafeína aumenta os movimentos do cólon e acelera a vontade de ir ao banheiro.

A ingestão de café não é indicada em episódios de diarreia, pois seu efeito diurético pode agravar a perda de líquidos que ocorre com o aumento da evacuação.

Mulher com dor de barriga
A diarreia envolve a perda de líquidos e eletrólitos; portanto, o café é contraindicado nessas condições, pois aumenta a diurese.

Misturar café com limão aumenta os seus benefícios?

A ingestão de café e limão tem efeitos positivos para a saúde, desde que ambos sejam consumidos dentro de uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Por enquanto, o mesmo não pode ser dito do resultado da sua mistura.

Isso significa que não é uma boa opção tomar o seu café habitual com um pouco de suco de limão? Esta pode ser uma das escolhas da manhã para acordar, mas nenhum efeito mágico deve ser esperado. Graças ao limão, o café ganha frescor e o seu sabor amargo fica mais suave.

A última tendência em bebidas não entrega os efeitos prometidos

Muitas pessoas tendem a beber água quente com limão ou café pela manhã. Cada um deles pode ser benéfico, embora a mistura de ambos não pareça ter efeitos mais positivos. Não está provado que esta combinação melhore as dores de cabeça ou ajude a reduzir a gordura corporal. 

Se você gostar do sabor e o consumo não lhe provocar efeitos colaterais adversos, não há problema em consumi-la.

A ingestão de doses moderadas de cada um deles ou da mistura parece ser segura, mas não se esqueça de que uma quantidade maior nem sempre é sinônimo de mais benefícios. Abusar deles pode ter efeitos prejudiciais.

Pode interessar a você...
Infusão de gengibre e aloe vera: uma bebida natural muito poderosa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Infusão de gengibre e aloe vera: uma bebida natural muito poderosa

A infusão de gengibre e aloe vera é uma das bebidas naturais mais curativas e poderosas que temos ao nosso alcance. Se ainda não testou, agora é a hora!



  • Chambial S, et al.  Vitamin C in disease prevention and cure: an overview. Indian Journal of Clinical Biochemistry. Septiembre 2013. 28(4):314-328.
  • Gunter M.J, et al. Coffee Drinking and Mortality in 10 European Countries: A Multinational Cohort Study. Annals of internal medicine. Agosto 2017. 167(4):236-247.
  • Lohsiriwat S, et al. Effects of caffeine on anorectal manometric findings. Diseases of the colon and rectum. Junio 2008. 51(6):928-31.
  • Lv X, Zhao S, Ning Z, et al. Citrus fruits as a treasure trove of active natural metabolites that potentially provide benefits for human health. Chemical Center Journal. Diciembre 2015. 9:68.
  • Martí N, et al. Vitamin C and the role of citrus juices as functional food. Natural product communication. Mayo 2009.4(5):677-700.
  • Maughan R.J, Griffin J. Caffeine ingestion and fluid balance: a review. Journal of human nutrition and dietetics. Diciembre 2003.16(6):411-20
  • Poole R, et al. Coffee consumption and health: umbrella review of meta-analyses of multiple health outcomes [published correction appears in BMJ. 2018 Jan 12;360:k194]. British Medical Journal. Noviembre 2017.359:j5024.
  • Pullar J. M, et al. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. Agosto 2017. 9(8), 866.
  • Velickovic K, et al. Caffeine exposure induces browning features in adipose tissue in vitro and in vivo. Scientific Reports. Junio 2019. 9(1):9104.