Como tratar o resfriado comum em casa?

O resfriado comum pode causar sintomas muito incômodos, como nariz entupido e tosse produtiva. No entanto, pode ser amenizado com alguns cuidados básicos. Descubra-os a seguir.

Última atualização: 26 Janeiro, 2021

Na maioria dos casos, é possível tratar o resfriado comum em casa. Essa condição pode afetar qualquer pessoa e geralmente não causa complicações graves. Mesmo assim, seus sintomas são incômodos e podem ser motivo de absenteísmo no trabalho ou na escola.

Sintomas como a congestão nasal, os espirros e a tosse geram um desconforto geral que impede o desempenho das tarefas diárias. Felizmente, com algumas medidas de autocuidado, geralmente eles melhoram em pouco tempo. Descubra algumas recomendações a seguir.

Em que consiste o resfriado comum?

O resfriado comum é uma infecção viral que afeta o trato respiratório. Pode ser causado por muitos tipos diferentes de vírus. Na verdade, estima-se que existam cerca de 200 tipos de vírus relacionados, como o rinovírus, o adenovírus e outros.

Ao longo da história, tentativas têm sido feitas para identificar os fatores que favorecem o desenvolvimento desta patologia. Constatou-se que ela é mais frequente na infância, em situações de estresse ou em locais onde predomina um ambiente seco e frio.

Os sintomas geralmente aparecem dois a três dias após a exposição ao vírus. Eles incluem o seguinte:

  • Congestão nasal.
  • Espirros
  • Mal-estar, incômodo geral.
  • Febre baixa (apenas em alguns casos).
  • Tosse e dor de garganta
  • Dor de cabeça. 

O muco fica mais espesso à medida que a doença progride. No entanto, os sintomas melhoram por conta própria em alguns dias. Mesmo assim, é conveniente colocar em prática algumas dicas para enfrentá-los e diminuir o risco de complicações.

O resfriado comum geralmente não leva a complicações. Ainda assim, é aconselhável manter alguns cuidados para controlar os sintomas.

Você pode se interessar: Como preparar um xarope de cenoura contra o resfriado, a tosse e a gripe

Dicas para tratar o resfriado comum em casa

Se não houver sinais de complicações de um episódio de resfriado comum, algumas dicas simples para lidar com os sintomas são suficientes. Isso, somado a um bom descanso, vai causar uma sensação de melhora em pouco tempo.

Consuma água e líquidos saudáveis

Manter uma boa hidratação é uma das medidas fundamentais para aliviar o congestão. Quando bebemos muito líquido, o muco fica mais fino e mais fácil de ser eliminado, seja espirrando ou tossindo.

Recomenda-se beber água e infusões quentes. Sopas e caldos costumam proporcionar uma sensação reconfortante. O ideal é evitar outras substâncias que promovam a desidratação, como as bebidas alcoólicas ou as que contêm cafeína.

Faça uma solução salina

A aplicação de solução salina pode nos ajudar a melhorar desconfortos como a congestão nasal e a irritação na garganta. Basta diluir um quarto de uma colher de chá de sal em um copo de água morna. Depois, usar o líquido para fazer uma lavagem nasal ou gargarejo.

Na farmácia, você também pode adquirir solução salina em aerossóis e gotas nasais. Os mesmos são aplicáveis em caso de obstrução e excesso de produção de muco. Em bebês, o ideal é aplicar várias gotas do produto em uma narina. Em seguida, sugue cuidadosamente o catarro com uma pera de borracha.

A aplicação de solução salina pode reduzir a congestão nasal em caso de resfriado. Pode ser feita em casa ou com os produtos disponíveis nas farmácias.

Cuide da qualidade do seu sono

O descanso é uma das medidas mais importantes quando se trata de vencer o resfriado. No entanto, devemos garantir que ele aconteça em um ambiente livre agentes irritantes, como a fumaça do cigarro, poeira ou produtos químicos de cheiro forte. A exposição a eles pode piorar os sintomas.

Também podemos instalar um umidificador no quarto para que o ambiente fique úmido e quente. Desta forma, diminuímos a irritação do trato respiratório e aumentamos a sensação de alívio.

Leia também: 7 formas naturais de criar defesas para evitar doenças respiratórias e gripe

O que mais podemos fazer para tratar o resfriado comum?

Além de colocar em prática o exposto, é importante lembrar a importância de reduzir o risco de contágio. Portanto, devemos cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar para evitar que as partículas das nossas secreções infectem outras pessoas. Lavar as mãos regularmente e evitar compartilhar itens pessoais é outra medida útil.

Se houver sintomas como dores de cabeça ou mal-estar geral, o consumo de medicamentos analgésicos, como o ibuprofeno ou o paracetamol, é recomendado. Existem também medicamentos mucolíticos e antitússicos que ajudam a reduzir a espessura do muco e a tosse. Em todo caso, para evitar a automedicação, o melhor é ir ao médico e seguir as suas recomendações.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Alimentos que ajudam a melhorar gripes e resfriados

Com simples mudanças nos hábitos alimentares é possível aumentar a imunidade e combater gripes e resfriados. Conheça as frutas que podem te ajudar!