6 grandes benefícios de fazer pilates toda semana

· 28 de abril de 2018
O pilates não só nos ajuda a melhorar nossa postura e ganhar flexibilidade, mas também nos permite desconectar e deixar de lado o estresse e as preocupações. 

Você conhece os benefícios de fazer pilates? Cada vez mais pessoas o praticam toda semana. O que começou como uma forma de fazer exercício físico rapidamente se tornou uma prática muito benéfica para a saúde física e mental.

Entre seus benefícios, o pilates nos ajuda a perder peso, ter uma boa musculatura, melhorar a postura e combater distúrbios nervosos, como o estresse e a ansiedade.

Neste artigo analisamos quais são os grandes benefícios de fazer pilates toda semana, uma técnica que nos permite estar em forma sem o risco de sofrer lesões.

Ao mesmo tempo, aumentamos a flexibilidade e obtemos uma silhueta mais tonificada.

6 grandes benefícios de fazer pilates

1. Você perde peso gradualmente

Mulher fazendo pilates

Com a prática do pilates ativamos o metabolismo, a função do corpo que regula o gasto energético. Ao acelerá-lo, aumentamos a temperatura corporal, suando e queimando calorias. Desta forma, facilitamos a perda de peso de forma gradual.

Idealmente, combine o pilates com algum tipo de exercício aeróbico, como caminhar, dançar, correr, nadar, andar de bicicleta, etc.

Assim, teremos um bom equilíbrio corporal entre atividades tonificantes e cardiovasculares. Esta é a maneira mais saudável e eficaz de perder peso e não recuperar os quilos perdidos.

2. Tonifica os músculos sem causar lesões

Um dos benefícios de fazer pilates toda semana é que essa é uma excelente maneira de tonificar os músculos e aumentar nossa força e resistência.

Ele consegue trabalhar de forma muito completa e específica os diferentes músculos do corpo inteiro. Além disso, há um equilíbrio entre a parte superior e inferior, ao contrário de outras atividades.

  • Outra grande vantagem é que, além de fortalecer os músculos, evitamos qualquer tipo de lesão.
  • Isso é possível graças ao tipo de exercícios que são realizados, com o próprio peso do corpo ou ferramentas leves. São usados pesos leves, elásticos, bolas de diferentes tamanhos, faixas, etc.

3. Você modela o seu corpo

Ao facilitar a perda de peso e tonificar os músculos gradualmente, conseguimos modelar a silhueta. O músculo não ganha volume, apenas fica mais definido. Ao mesmo tempo, os exercícios de alongamento e flexibilidade também melhoram nossa forma física.

Modelar o corpo nos ajuda a nos sentirmos bem com relação a nós mesmos. As mulheres obterão curvas femininas e firmes, sem excesso de gordura.

No caso dos homens, podem atingir uma musculatura definida e em harmonia entre a parte do tórax e a das pernas.

4. Melhorias na postura

Homem trabalhando sentado em bola

Os elementos que listamos também resultam em uma melhoria de nossa postura corporal.

A musculatura tonificada do abdômen é o suporte perfeito para as costas retas, e o mesmo acontece ao contrário. A lombar e dorsal fortes nos ajudam a manter um abdômen fortalecido.

  • Também são necessárias pernas e glúteos fortes como suporte para o nosso tronco. Todo o nosso corpo funciona de maneira equilibrada.
  • Nesse sentido, o pilates trabalha tudo de uma forma holística para que nenhuma parte do corpo fique descompensada.

5. Você aumenta a flexibilidade

Os exercícios de pilates sempre incluem alongamentos. Estes são feitos no início e no final, mas também são incorporados em técnicas de tonificação.

Um bom alongamento é essencial para trabalhar o músculo completamente, e isso não se limita a uma contração.

Ao fazer os alongamentos sempre, notaremos um aumento em nossa flexibilidade. Isso nos ajudará a evitar lesões e problemas musculares e articulares.

Contribuirá também para uma boa postura e uma melhor predisposição para fazer qualquer outro esporte.

6. Reduz o estresse

O exercício não só nos ajuda a perder peso, a fortalecer os músculos e a estar em forma. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios para o nosso sistema nervoso. Nesse sentido, nos ajuda a combater distúrbios como o estresse, a ansiedade ou a depressão.

Em particular, o pilates requer boa concentração e coordenação. Essas duas capacidades nos forçam a limpar nossa mente e deixar de lado as preocupações do nosso dia a dia, assim como qualquer sobrecarga no trabalho, família ou estresse emocional.

Enquanto estamos realizando a sessão, nossa mente se concentra em questões como movimento, força, equilíbrio ou respiração. Desta forma, a prática de pilates torna-se um poderoso remédio antiestresse.