Benefícios das águas termais para a saúde

· 22 de maio de 2018
Em função de sua origem as águas termais terão um ou outro conjunto de minerais, por isso é conveniente provar diferentes lugares para tirar o máximo benefício de suas propriedades.

Você já visitou águas termais alguma vez? As águas termais têm muitos benefícios para a saúde, por isso procurar por elas com regularidade pode ser uma boa ideia. Se ainda não sabe o que pode obter deste tipo de águas, hoje vamos te contar.

Algumas águas termais se encontram ao ar livre, outras podem ser encontradas em balneários… As opções são diversas. Além disso, a água está quente, por isso pode usá-la inclusive no inverno. Algo fantástico!

As águas termais para a saúde

Hoje vamos descobrir alguns benefícios que as águas termais tem para a saúde e que, às vezes, não damos atenção. Nos daremos conta de que recorrer a elas pelo menos duas vezes ao ano será uma experiência muito curadora e benéfica para nós.

1. É benéfica graças aos seus minerais

Mulher em cachoeira com águas termais

As águas termais têm características próprias e diferentes dependendo de onde tenham se formado. Pois, a água das águas termais sai da terra e, dependendo do lugar onde tenha se formado, terão diferentes minerais em sua composição.

Quando mergulhamos nestas águas, que costumam estar a uma temperatura alta, seus minerais entram em contato com nossa pele, abrindo nossos poros e permitindo que ela absorva todas as suas propriedades.

2. Aceleram o seu metabolismo

Há muitas pessoas que sofrem de um metabolismo lento. Isso faz com que adquiram quilos a mais ainda comendo muito pouca comida e que tenham problemas de digestão pesada.

As águas termais, assim como realizar exercício, permitem ativar e acelerar seu metabolismo para solucionar este problema.

3. Relaxam o seu corpo

Mulher em piscina com águas termais

Outro dos benefícios das águas termais para a saúde é que ajudam a liberar a tensão do corpo e relaxá-lo. Por isso, se você estiver passando por um período de estresse, procurar por elas é uma excelente opção.

Porém, além de relaxar o estresse que pode sofrer, estas águas também relaxam aquelas partes do seu corpo que podem sofrer algum tipo de inflamação. Portanto, se sofre de pernas ou pés inchados, assim como outro tipo de problemas, as águas termais podem ajudar.

4. Ajudam se você tiver problemas de pele

Há muitas pessoas que sofrem de problemas na pele como dermatite, psoríase e inclusive alguns tipos de alergia. Recorrer às águas termais podem ajudá-las a melhorar o estado da pele que tenha estes problemas.

Em ocasiões, podem coçar a pele ou gerar determinados incômodos. Graças aos minerais das águas termais, a pele se cura e se regenera.

Desta maneira, acelera-se a cura destas manifestações e melhora o aspecto da pele. Nestes casos específicos é necessário procurar por este tipo de água com maior regularidade.

Precaução com as águas termais

Apesar de ter visto alguns benefícios para a saúde que as águas termais oferecem, é necessário que tenhamos precaução quando acudamos a elas. Por isso, vamos ver algumas situações as quais temos de prestar atenção.

  • Não permanecer um tempo excessivo na água: isso poderia gerar hipertensão ou taquicardia. As pessoas que já sofrem destes problemas correm um risco maior caso se excedam no tempo de exposição.

Portanto, deveriam seguir o conselho que veremos a seguir.

  • Consultar sempre ao médico: caso tenha algum problema dos citados acima, como hipertensão arterial ou algum tipo de cardiopatia, inclusive se há tumores ou úlceras no estômago, será necessário que o médico dê sua aprovação para usar este tipo de águas e como fazer da maneira mais adequada.
  • As pessoas com hipotensão devem ter um cuidado especial: a pressão excessivamente baixa que estas pessoas sofrem pode fazer com que enjoem e, inclusive, cheguem a desmaiar.

O melhor é consultar seu médico sobre o tempo de exposição adequado às águas.

Já visitou as águas termais alguma vez? Que benefícios obteve delas? As águas termais, sempre e quando consultemos nosso médico caso tenhamos algum dos problemas mencionados, são muito benefícios para a saúde. Uma terapia natural.