Os benefícios da banana para atletas
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
A banana é uma das frutas mais populares entre os atletas. Devido ao seu teor de nutrientes, é muito benéfica para quem mantém uma rotina de exercícios ou pratica esportes. Trata-se de uma fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Quer saber quais são os principais benefícios da banana para os atletas?
Em primeiro lugar, este é um alimento muito versátil, pois pode ser consumido naturalmente, adicionado a vitaminas ou incluído no café da manhã. Além disso, devido à sua composição, é ideal para melhorar a qualidade da dieta. A seguir, falaremos mais sobre este tema.
Banana para os atletas: uma fonte de carboidratos
A banana contém açúcares em sua composição, e devido a isso, pode ser uma fonte de energia para os atletas. Dependendo do seu nível de maturação, esses açúcares apresentam um índice glicêmico maior ou menor. Portanto, pode-se ingeri-la um pouco madura antes de um treino, ou então mais madura durante o mesmo.
Os carboidratos que esta fruta contém permitem repor os estoques de glicogênio assim que o evento esportivo tiver começado, conforme explicado em um artigo publicado na revista Nutrients.
Recarregar o glicogênio muscular durante o exercício, entre outras coisas, retarda o aparecimento da fadiga. Além disso, poderia ajudar a diminuir o risco de lesão muscular.
Contém potássio
Os atletas estão acostumados a consumir uma dieta rica em sódio. A razão pela qual isso acontece é que uma hiponatremia é fatal, e é necessário repor os níveis de sal após o treino. No entanto, uma dieta rica neste mineral pode afetar negativamente a pressão sanguínea, elevando seus níveis.
Para moderar esse efeito, é necessário aumentar o aporte de potássio, conforme declarado em outro estudo publicado na revista Nutrients. A banana é uma fruta que se caracteriza por um alto teor deste mineral.
Além de equilibrar a pressão sanguínea, o potássio presente na banana contribui para evitar um desequilíbrio eletrolítico durante o exercício. Como se tudo isso não bastasse, ajuda a reduzir o risco de cãibras musculares.
Para saber mais: Cãibras na panturrilha: o que as causa e como evitá-las?
Comer banana antes e durante o exercício
Para obter os benefícios da banana para os atletas, é aconselhável comê-la antes e durante o exercício. A razão disso? Antes de iniciar o treino, é aconselhável preencher as reservas de glicogênio e manter os níveis de glicose estáveis. Como comentamos, a banana serve para ambas as tarefas.
Uma vez iniciado o treino, especialmente se for longo, é necessário fornecer ao corpo um suprimento periódico de carboidratos. Dessa maneira, o glicogênio muscular e hepático é preservado e o início da fadiga é retardado. Nesse tipo de situação, a banana também é uma aliada fiel.
Antes do exercício, é conveniente que a fruta não esteja muito madura; no entanto, no meio do treino, o nível de maturação deve ser maior. A ingestão excessiva de fibras nesse momento pode atrasar o esvaziamento gástrico e causar desconforto estomacal, o que é prejudicial.
Você também pode estar interessado: 5 dicas para consumir carboidratos com inteligência
A banana é ideal para a dieta dos atletas
Esta é a fruta preferida de muitas pessoas devido ao seu sabor e textura doces. Além disso, a banana traz benefícios importantes para os atletas. É comum observar atletas de elite consumirem essa fruta antes, durante e depois das competições.
Os carboidratos presentes na banana permitem que os níveis de glicose no sangue permaneçam estáveis. Por outro lado, esses nutrientes ajudam a preservar o glicogênio muscular e hepático. Comer essa fruta durante o exercício pode aumentar o desempenho.
Da mesma forma, a banana contém uma quantidade significativa de potássio em sua composição, garantindo o equilíbrio eletrolítico do organismo. Além disso, permite regular a pressão arterial para que ela não aumente como consequência de uma alta ingestão de sódio.
Finalmente, deve-se notar que a banana é uma fruta que pode ser consumida de muitas maneiras diferentes. Quando consumida in natura, possui boas qualidades organolépticas. Também é possível incluí-la em vitaminas ou, por que não, em cima uma fatia de pão com pasta de amendoim. Inclusive, existem muitas receitas de biscoitos e bolos saudáveis com essa fruta como ingrediente principal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hearris MA., Hammond KM., Fell JM., Morton JP., Regulation of muscle glycogen metabolism during exercise: implications for endurance performance and training adaptations. Nutrients, 2018.
- Stone MS., Martyn L., Weaver CM., Potassium intake, bioavailability, hypertension and glucose control. Nutrients, 2016.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.