6 bebidas naturais para tratar as infecções urinárias

27 de novembro de 2019
Além de seguir o tratamento médico para infecções do trato urinário, é aconselhável ter uma boa hidratação diária, que pode ser complementada com algumas bebidas naturais.

De acordo com crenças populares, suplementar a hidratação diária com algumas bebidas naturais, como suco de cranberry e chá de cavalinha, pode ajudar a estimular a micção e aliviar alguns dos sintomas de infecções urinárias. 

Antes de continuar, precisamos revisar alguns dados sobre esses problemas de saúde comuns.

O trato urinário e infecções

O sistema urinário é o sistema de drenagem do corpo para eliminar resíduos e o excesso de água. Infecções urinárias podem ocorrer em qualquer parte do sistema urinário: rins, ureteres, bexiga e uretra.

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDKD), as infecções urinárias representam o segundo tipo mais comum de infecção no organismo .

Embora as mulheres estejam mais propensas a ter uma infecção urinária do que os homens, os médicos nos dizem que todos, em algum momento de suas vidas, podem sofrer deste problema muito comum.

As infecções ocorrem no trato urinário inferior (bexiga e uretra) e podem ser dolorosas e incômodas. No entanto, condições mais graves e dolorosas aparecem no trato urinário superior (rins).

A constante sensação de urinar e o desconforto de fazê-lo (queimação, dor pélvica) e ir ao banheiro para urinar em pequenas quantidades são alguns dos sintomas mais comuns de infecções urinárias.

Se você sentir esses desconfortos, é importante consultar um médico para avaliação. Se for diagnosticado com uma infecção do trato urinário, é importante seguir as instruções médicas e tomar os antibióticos prescritos.

Além disso, devemos ter uma dieta equilibrada e prestar atenção à nossa hidratação diária, pois isso tudo também possui um papel fundamental em nossa recuperação.

Bebidas naturais para complementar a hidratação

Como mencionamos anteriormente, as seguintes bebidas não constituem um tratamento para infecções urinárias, mas um complemento à hidratação diária.

1. Suco de cranberry

Suco de cranberry para combater infecções do trato urinário

Devido ao seu teor de vitaminas e antioxidantes, acredita-se que o suco de cranberry pode contribuir para a saúde do aparelho renal e também para o tratamento de infecções urinárias.

No entanto, existem pesquisadores que afirmam que é necessário continuar a pesquisar a esse respeito, pois eles dizem que o consumo dessa bebida não contribui realmente de maneira significativa para a saúde renal.

Descubra: Suco antioxidante e rejuvenescedor de uva, romã e moringa

2. Suco de romã

Segundo um estudo, a romã é um alimento com potenciais benefícios à saúde, devido ao seu conteúdo rico em antioxidantes.

A Fundação Espanhola de Nutrição esclarece que esta fruta não é uma fonte importante de nutrientes. Ele contém uma certa quantidade de potássio e vitamina C, bem como pequenas quantidades de vitaminas do grupo B.

Embora não esteja provado que o suco de romã contribui para a saúde dos rins, seu consumo em uma dieta equilibrada pode ajudar a complementar a dieta e manter a variedade nela.

3. Chá de cavalinha

chá de cavalinha para infecções urinárias

O chá de cavalinha, devido ao seu efeito diurético, ajuda a estimular a micção, libera líquidos retidos e, portanto, contribui de alguma forma para o alívio no caso de infecções urinárias. No entanto, não é um tratamento por si só.

  • Para preparar um bom chá de cavalinha, é necessário aquecer a água até ferver.
  • Em seguida, coloque duas ou três colheres de sopa de planta seca (ou um saquinho de cavalinha) em um copo. Se você deseja fazer uma infusão mista, é possível adicionar tília ou sabugueiro.
  • Em seguida, a água quente é derramada sobre a planta. Tampe imediatamente para deixar repousar por alguns minutos, para que os óleos que contêm as principais propriedades da cavalinha não evaporem.
  • Finalmente, coe e tome em pequenos goles.

Descubra: 5 chás de ervas curativas para reduzir a distensão abdominal

4. Chá de salsinha

Salsinha para tratar as infecções urinárias

Embora a salsa não seja um alimento especialmente nutritivo, de acordo com as crenças populares o consumo de seu chá hidrataria o corpo e contribuiria para a eliminação de líquidos e resíduos acumulados no organismo. Para preparar esta bebida, você precisa:

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • O suco de 1 limão.
  • 1 colher de sopa de salsa fresca (10 g)
  • Mel (a gosto)

Preparo

  • Primeiro coloque o copo de água para ferver e depois deixe a salsinha fazer a infusão nesse copo. Para isso, deixe 20 minutos no fogão e, então, depois deixe que repouse outros 20 minutos.
  • Adoce com mel, adicione o suco de limão e tome pequenos goles ao longo de todo o dia. Além disso, o chá de salsinha deve estar à temperatura ambiente.

5. Água de coco

Outra bebida que geralmente é recomendada em um nível popular em caso de infecções urinárias é a água de coco. Acredita-se que seu consumo ajude a eliminar bactérias patogênicas alojadas no trato urinário e aliviar a inflamação das paredes da uretra e da bexiga.

Descubra como depurar naturalmente a bexiga

6. Chá de alho

Alho descascado e cortado

O chá de alho tem propriedades antibacterianas que certamente serão de grande ajuda. Ele nos oferece vitaminas A, C e B, com as quais fortaleceremos o sistema imunológico para enfrentar as bactérias que se localizam no trato urinário. Sendo assim, anote como preparar o chá de alho:

Ingredientes

  • Um dente de alho
  • Um copo de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa do suco de limão (10 ml)
  • Uma colher de sopa de mel

Preparo

  • A primeira coisa é aquecer o copo de água.
  • Enquanto isso, descascamos o alho e o picamos para que seus óleos essenciais saiam e infundam com a água.
  • Deixe a mistura ferver por 15 minutos e descansar mais 10.
  • Por fim, coe e fique apenas com o chá.
  • Instituto Nacional de Diabetes y Enfermedades Digestivas y Renales (NIDDKD por sus siglas en inglés), Cámara Nacional de Información sobre Enfermedades Renales y Urológicas (NKUDIC por sus siglas en inglés). Urinary tract infections. (2011). niddk.nih.gov/health-information/urologic-diseases
  • Wein AJ, et al., eds. Infections of the urinary tract (Infecciones de las vías urinarias). En: Campbell-Walsh Urology (Urología de Campbell-Walsh). 11.ª ed. Filadelfia, Pa.: Elsevier; 2016. clinicalkey.com. Último acceso: 30 de junio de 2017.
  • American Chemical Society. New evidence on how cranberry juice fights bacteria that cause urinary tract infections. A. Public Release: 23-AUG-2010. eurekalert.org/pub_releases/2010-08/acs-neo080910.php