6 bebidas naturais para tratar as infecções urinárias

· 18 de março de 2016
Para aliviar as infecções urinárias é fundamental estimular a produção de urina com a finalidade de expulsar as bactérias. Com o suco de romã conseguiremos antioxidantes e vitamina C, que podem nos ajudar a proteger o organismo.

As mulheres costumam sofrer de infecções urinárias com mais frequência. Porém, os médicos indicam que todas as pessoas, bem como os homens, em algum momento de suas vidas podem passar por este problema tão comum. Por isso é importante saber tratar as infecções urinárias.

A presença de micro-organismos no trato urinário é o que causa a inflamação que se localiza ou na bexiga ou na uretra. Sendo assim, os quadros mais graves e dolorosos aparecem no trato urinário superior, na região dos rins.

Seja como for, não deixe nunca de procurar um médico para obter o melhor tratamento. Considere que cada infecção urinária pode ocorrer devido a um tipo de bactéria, por isso surge a necessidade de tomar determinados tipos de antibióticos.

Depois de receber a prescrição adequada dos médicos, não deixe de adicionar ao cotidiano estas deliciosas bebidas naturais que ajudarão a curar as infecções urinárias com mais rapidez.

Bebidas naturais para tratar as infecções urinárias

1. Suco de mirtilo

Primeiramente, a bebida natural mais poderosa e adequada não apenas para combater as infecções urinárias, mas também para cuidar da saúde de todo o nosso trato urinário, incluindo os rins, é o suco de mirtilo.

O mais benéfico é o mirtilo vermelho azedo. Pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, e vai nos ajudar em todos os seguintes aspectos:

  • É rico em antioxidantes e em enzimas que protegem a parede da bexiga do ataque de bactérias.
  • Luta contra a bactéria Helicobacter pylori.
  • Evita a formação de cálculos renais.

2. Suco de romã

Suco de romã para tratar as infecções urinárias

Conforme você já deve ter percebido, cstumamos falar com frequência em Melhor com Saúde sobre os benefícios do suco de romã para cuidar da saúde cardíaca. Sendo assim, os leitores também vão gostar de saber que esse suco é um aliado estupendo para favorecer a cura de infecções urinárias.

  • O suco de romã é rico em antioxidantes e vitamina C, de forma que enfrentam a presença de agentes tóxicos e nocivos em todo o trato urinário.
  • Se nos acostumarmos a tomar um copo por dia (200 ml), o suco de romã pode nos proteger das infecções urinárias.

3. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha pode ser encontrado em qualquer loja de produtos naturais. É eficaz para tratar e prevenir muitas doenças, principalmente por seu alto nível de vitaminas e minerais.

A cavalinha é uma planta diurética que trata infecções e que cicatriza o tecido ferido e inflamado. Ela favorece a saúde dos rins e, dessa forma, evita a formação de cálculos renais.

A cavalinha é uma planta depurativa que nos ajuda a eliminar toxinas das quais o corpo não precisa. Em outras palavras, ela age como um filtro em nosso corpo.

Descubra o que a cor da sua urina diz sobre a sua saúde

4. Chá de salsinha

Salsinha para tratar as infecções urinárias

Esta planta medicinal que a princípio usamos como condimento em nossos pratos, é um remédio muito bom para tratar as infecções urinárias.

  • É um bom antibiótico natural, pois ela reduz infecções e inflamações.
  • Tem uma ação diurética e depurativa.
  • O chá de salsinha é rico em vitamina C, então aumenta nossa imunidade e combate bactérias em nosso organismo.

Sendo assim, anote a receita para preparar seu chá de salsinha em casa:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de salsinha (10 g)
  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo

Primeiro coloque o copo de água para ferver e depois deixe a salsinha fazer a infusão nesse copo. Para isso, deixe 20 minutos no fogão e, então, depois deixe que repouse outros 20 minutos.

Adoce com mel, adicione o suco de limão e tome pequenos goles ao longo de todo o dia. Além disso, o chá de salsinha deve estar à temperatura ambiente.

5. Água de coco

O uso de água de coco é muito adequado para tratar doenças relacionadas com a saúde urinária. Estamos diante de um excelente diurético natural que, em resumo, vai aumentar a produção de urina.

Muitos pacientes costumam combinar o tratamento de antibióticos com diuréticos naturais como a água de coco. Dessa forma “arrastamos” as bactérias do trato urinário e aliviamos a inflamação da uretra e das paredes da bexiga.

Descubra como depurar naturalmente a bexiga

6. Chá de alho

Chá de alho para tratar as infecções urinárias

O chá de alho tem propriedades antibacterianas que certamente serão de grande ajuda. Ele nos oferece vitaminas A, C e B, com as quais fortaleceremos o sistema imunológico para enfrentar as bactérias que se localizam no trato urinário. Sendo assim, anote como preparar o chá de alho:

Ingredientes

  • Um dente de alho
  • Um copo de água (200 ml)
  • 1 colher de sopa do suco de limão (10 ml)
  • Uma colher de sopa de mel (25 g)

Preparo

  • Em primeiro lugar coloque o copo de água para esquentar. Enquanto isso, descasque o alho e pique para que seus óleos essenciais saiam e entrem em infusão com a água.
  • Deixe que essa mistura fique no fogo por 15 minutos e que, em seguida, repouse por 10 minutos. Depois, coe o conteúdo e, então, fique apenas com o chá.
  • Não se esqueça de adicionar uma colher de sopa de suco de limão e adoçar com mel. Tanto o suco de limão quanto o mel são componentes naturais muito poderosos para combater infecções urinárias, por isso eles são muito bem-vindos.

Com o fim de tratar as infecções urinárias, você pode tomar esse chá duas vezes por dia.