Pressão alta: deliciosa bebida matinal para controlá-la

· 23 de setembro de 2016
Ainda que esta bebida possa ajudar a melhorar a circulação, é fundamental seguir uma dieta equilibrada e ter outros hábitos saudáveis para conseguir reverter a pressão alta.

A pressão alta, ou hipertensão, é um transtorno cardiovascular que se apresenta quando a pressão do sangue aumenta devido a um espessamento das artérias.

Isso sobrecarrega as funções do coração e faz com que ele tenha que se esforçar mais para poder enviar o sangue a todas as partes do corpo.

Por conseguinte, além do músculo cardíaco, órgãos como rins, cérebro e pâncreas se veem debilitados.

O mais preocupante de tudo é que se eleva o risco de ataques do coração, derrames cerebrais e outras doenças graves que, nos piores casos, podem levar à morte.

A boa notícia é este problema pode ser prevenido e controlado por meio da adoção de hábitos saudáveis, principalmente os que têm a ver com a dieta.

Nesse sentido, hoje queremos recomendar uma deliciosa bebida matinal cujas propriedades ajudam a manter a elasticidade das artérias, evitando sua obstrução.

Então, quer aprender a prepará-la?

Bebida matinal para combater a pressão alta

abacaxi-combater-pressão-alta

Esta bebida natural, cujo consumo é recomendado pelas manhãs, é uma combinação de ingredientes saudáveis que oferecem grandes quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Ainda que não seja um remédio milagroso para controlar a pressão arterial em pacientes hipertensos, é um bom complemento alimentar para estabilizar seus níveis e reduzir seus riscos.

Além disso, oferece uma grande quantidade de vitamina C, um nutriente bastante eficaz para reduzir moderadamente a pressão arterial.

Num estudo realizado por pesquisadores da Universidade John Hopkins (Estados Unidos) e publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, descobriu-se que o consumo de 500 mg de vitamina C reduz a pressão arterial em até 3,84 mm Hg, a curto prazo.

Quer saber mais? Leia: Método natural para baixar a pressão arterial em 5 minutos sem medicamentos

pressão-alta

Também contém potássio, um mineral necessário para o equilíbrio dos eletrólitos ou sais minerais do corpo.

Seu efeito no organismo combate a retenção de líquidos, desinflama os tecidos e melhora a circulação, para diminuir o risco de hipertensão.

Dada sua alta concentração de resveratrol, contido nas uvas, seu consumo diminui o risco de doenças cardíacas e circulatórias.

Este antioxidante protege as paredes arteriais, impede a oxidação do colesterol ruim e a formação de coágulos no sangue.

De seus nutrientes, cabe mencionar que também contém:

  • Vitaminas (A, B9, E, K)
  • Minerais (selênio, cálcio, magnésio)
  • Fibra

Como preparar esta bebida matinal para combater a pressão alta?

bebida-combater-pressão-alta

Esta bebida saudável para apoiar o tratamento da pressão alta é obtida com a mistura de frutas com poucas calorias e com um significativo valor energético.

Isto quer dizer que, ao incluí-la na dieta, obtemos os benefícios emagrecedores e uma melhora no rendimento físico e mental.

Por outro lado, tendo em conta que também é rica em fibras, serve como suplemento contra a prisão de ventre e as dificuldades digestivas.

Sua ação diurética estimula a produção de urina nos rins e ajuda a drenar os líquidos que inflamam o organismo.

Também contém substâncias depurativas que estimulam a eliminação de toxinas e de outros resíduos do corpo.

Não se esqueça de ler: As 8 melhores frutas para seu organismo

Ingredientes

  • 2 rodelas de abacaxi
  • 8 uvas
  • 1 maçã
  • 1 banana
  • Suco de 1 laranja
  • 1 copo de água (200 ml)

Instruções

  • Primeiramente, corte as rodelas de abacaxi, retire a casca e corte-as em vários pedaços.
  • Em segundo lugar, lave bem as uvas e coloque-as junto com os pedaços de abacaxi no liquidificador.
  • Em seguida, junte a maçã, previamente picada, e a banana.
  • Depois, extraia o suco de uma laranja e junte aos demais ingredientes.
  • Logo depois, acrescente um copo de água para facilitar na hora de bater e processe tudo por alguns minutos.
  • Se quiser torná-la mais gelada, pode incluir alguns cubos de gelo.
  • Logo após obter uma bebida homogênea e sem pedaços, sirva e tome imediatamente.
  • Procure consumi-la em jejum, ou no meio da manhã.

Inclua esta bebida em sua dieta diária e poderá diminuir a pressão arterial para que chegue a níveis moderados e se livrar dos riscos de problemas cardiovasculares.

No entanto, saiba que seus efeitos não são tão potentes quanto os dos medicamentos receitados pelo médico, e dependem dos demais hábitos alimentares.

Uma pessoa que não modera seu consumo de gorduras saturadas, sal e alimentos processados dificilmente poderá controlar este problema; mesmo que consuma muitas bebidas saudáveis.

  • David, J. M. P., David, J. P., Santos, V. L. C. S., de Lourdes, M., Santos, S., & Mota, M. D. (2007). Resveratrol: Ações e benefícios à saúde humana. Revista da rede de ensino FTC, 1-11.
  • Scapini, L. (2018). Ação Antioxidante do Resveratrol na Pele: uma Revisão da Literatura. International Journal of Nutrology11(S 01), Trab60.