Batidas ideais para depurar o fígado e ajudar a perder peso
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Poucas pessoas sabem o quão importante é manter um fígado saudável para poder gozar de boa saúde e regular o metabolismo do corpo.
Segundo a Fundação canadense do fígado (Canadian Liver Foundation), este órgão vital do nosso corpo cumpre com mais de 500 tarefas. Entre as quais, estão:
- Combater infecções
- Neutralizar as toxinas
- Fabricar proteínas e hormônios
- Controlar a glicemia
- Produzir bílis
- Ajudar na coagulação do nosso sangue
Uma das qualidades mais interessantes do fígado é que ele tem a capacidade de se regenerar e se depurar por si mesmo; por isso é comum que as pessoas o ignorem até que algo deixa de funcionar adequadamente.
O estilo de vida agitado, a má alimentação e o sedentarismo estão inibindo o processo de “desintoxicação natural” deste órgão tão importante, o que influencia no aumento da obesidade e no desenvolvimento de doenças crônicas.
Por esta razão, há já alguns anos se vêm promovendo várias técnicas de depuração que contribuem para impulsionar a função do fígado e melhorar o seu funcionamento.
Leia também: Conselhos e remédios naturais para manter um fígado saudável
Por que beber batidas pode ajudar a limpar o fígado e a perder de peso?
As batidas naturais estão se convertendo em uma das melhores ajudas para impulsionar a eliminação de toxinas acumuladas no fígado e assim fomentarem a perda de peso. Conheça hoje, os sucos ideais para depurar o fígado e ajudar a perder peso.
Ao combinar as propriedades de algumas frutas e verduras, estas bebidas impulsionam a função hepática e assim melhoram o seu mecanismo de metabolização de gorduras, evitando a sua acumulação no corpo.
Além disso, sua alta concentração de nutrientes fortalece o sistema imunológico, fornece energia ao corpo e contribui para a prevenção de várias doenças.
Batida de limão, aipo e salsa
Os vegetais de folhas verdes, como o aipo e a salsa, se caracterizam por fornecer ao corpo importantes vitaminas, minerais e antioxidantes que facilitam o processo de depuração e inibem a ação dos radicais livres.
E, neste caso, se combinados com um poderoso cítrico, como o limão, que há muito é valorizado por suas qualidades medicinais, especialmente pela capacidade de limpar o organismo e aumentar as defesas.
Ingredientes
- 3 limões
- 1 xícara de salsa picada (45 g)
- 5 talos de aipo
- 1 litro e meio de água
Preparação
- Introduzir todos os ingredientes no liquidificador e bater por alguns segundos, até obter uma mistura homogênea.
Beber dois copos, antes de cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar), durante dois dias seguidos.
Batida de mamão papaia e limão
O mamão papaia contém uma enzima conhecida como papaína, responsável por melhorar a digestão e contribuir para a função hepática.
Combinado com o suco de limão, produz um poderoso shake detox que ajuda a eliminar os resíduos do corpo e complementa a dieta de emagrecimento.
Ingredientes
- ½ mamão papaia
- O sumo de ½ limão
- 1 copo de água (200 ml)
Preparação
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que fiquem bem incorporados.
Tomar em jejum durante 7 dias seguidos e descansar por 10.
Batida de cenoura e repolho roxo
A mistura da cenoura com o repolho roxo faz um shake detox incrível, que ajuda na limpeza do fígado e melhora a capacidade do corpo para eliminar toxinas.
Em particular, o repolho roxo é um ingrediente que ajuda a proteger o fígado para evitar doenças crônicas.
Ingredientes
- 1 copo de suco de cenoura (200 ml)
- 3 folhas de repolho roxo
Preparação
- Misture os dois ingredientes em um liquidificador e beba bem fresco, de preferência em jejum.
Esta bebida deve ser tomada, no mínimo por 7 dias seguidos, duas vezes ao mês.
Recomendamos a leitura: As vantagens em comer cenoura
Batida de beterraba com mirtilos
A batida de beterraba com mirtilos é uma poderosa bebida que alivia a sensação de peso no corpo, ajuda a purificar o fígado e ainda melhora a capacidade do corpo para perder peso.
Sua alta concentração de compostos antioxidantes e vitaminas, estimula a função deste órgão vital e, passo a passo, o protegem contra os radicais livres que podem prejudicá-lo.
Ingredientes
- 3 beterrabas
- 1/2 xícara de mirtilos (60 g)
- O suco de um limão
- Água bem gelada ou gelo
Preparação
- Processe a beterraba (com pele) com um extrator de suco e reserve o líquido resultante.
- Em um liquidificador, bata os mirtilos com a água e o suco de limão, até que fiquem bem integrados.
- Em seguida, adicione o suco de beterraba à mistura por alguns segundos, até obter o suco.
Para melhores resultados é aconselhável tomar este suco em jejum.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pinnamaneni, R. (2017). Nutritional and Medicinal Value of Papaya (Carica Papaya Linn.). World Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, 6(8), 2559-2578. https://www.researchgate.net/profile/Dr_PINNAMANENI_Rajasekhar/publication/319048781_NUTRITIONAL_AND_MEDICINAL_VALUE_OF_PAPAYA_CARICA_PAPAYA_LINN/links/5a93dd2ca6fdccecff05e4f2/NUTRITIONAL-AND-MEDICINAL-VALUE-OF-PAPAYA-CARICA-PAPAYA-LINN.pdf
- Grzanna, R., Lindmark, L., & Frondoza, C. G. (2005). Ginger—an herbal medicinal product with broad anti-inflammatory actions. Journal of medicinal food, 8(2), 125-132. https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/jmf.2005.8.125
- González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of pharmaceutical and biomedical analysis, 51(2), 327-345. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0731708509004816
- Sowbhagya, H. B. (2014). Chemistry, technology, and nutraceutical functions of celery (Apium graveolens L.): an overview. Critical reviews in food science and nutrition, 54(3), 389-398. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10408398.2011.586740
- Hinneburg, I., Dorman, H. D., & Hiltunen, R. (2006). Antioxidant activities of extracts from selected culinary herbs and spices. Food chemistry, 97(1), 122-129. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814605002840
- Sharma, K. D., Karki, S., Thakur, N. S., & Attri, S. (2012). Chemical composition, functional properties and processing of carrot—a review. Journal of food science and technology, 49(1), 22-32. https://link.springer.com/article/10.1007/s13197-011-0310-7
- de Lima, C. (2017). Arándanos. Obtenido de camaralima. org. pe: https://www. camaralima. org. pe/repositorioaps/0/0/par/estudio8/oportunidadesy-retos-en-la-exportaci% C3% B3n-de-ar% C3% A1ndanos. pdf. https://www.camaralima.org.pe/repositorioaps/0/0/par/estudio8/oportunidades-y-retos-en-la-exportación-de-arándanos.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.