Batida anti-inflamatória e reparadora do intestino
Uma batida anti-inflamatória e reparadora é sempre uma boa pedida, afinal o intestino cumpre um papel muito importante no corpo. Isso porque é através dele que são eliminadas as toxinas e reguladas as funções vitais que garantem uma boa saúde.
Estudos comprovam que as principais doenças acontecem por causa de má alimentação, mau funcionamento do intestino e acúmulo de toxinas.
O estilo de vida sedentário e a má alimentação causam uma sobrecarga nas tarefas do intestino. Isso porque não proporcionam os nutrientes suficientes para que os alimentos sejam digeridos por completo e não interfiram nos processos metabólicos do corpo.
Um intestino permeável, inflamado, debilitado ou com resíduos acumulados, causa problemas de saúde. Afinal, a situação não permite uma boa absorção dos nutrientes, causa o enfraquecimento do sistema imunológico e, mais tarde, pode provocar doenças crônicas.
Por isso, é muito importante complementar a função do intestino e oferecer a ele os nutrientes dos quais necessita para se desinflamar e funcionar adequadamente.
Batida anti-inflamatória para reparar o intestino
Para combater a inflamação e reparar o intestino de forma permanente é muito importante modificar os hábitos de vida, bem como adotar uma rotina que inclua uma boa alimentação e a prática de atividade física.
Mas, além disso, podemos ter algumas “ajudas” para que o nosso organismo possa melhorar o funcionamento intestinal e, com isso, manter uma boa saúde.
É o caso desta batida anti-inflamatória e reparadora. Ela combina as propriedades de várias frutas e especiarias, fazendo assim uma bebida com alto poder medicinal capaz de curar o intestino.
Para entender melhor todos os seus benefícios, a seguir explicaremos quais são as propriedades oferecidas por cada um de seus ingredientes.
Manga
É uma fruta com alto poder antioxidante por causa de seu conteúdo de quercetina e isoquercetina, que poderiam proteger o organismo contra o câncer de cólon.
Além disso, contém uma boa quantidade das vitaminas A e C, bem como carotenoides que fortalecem o sistema imunológico e combatem a inflamação.
Recomendamos também a leitura: Deliciosa vitamina de banana e cúrcuma para depurar o fígado
Mamão papaia
Uma de suas principais propriedades é sua alta concentração de enzimas conhecidas como papaína e quimopapaína, que atuam como um poderoso anti-inflamatório e aceleram o processo de cicatrização.
Além disso, também contém vitamina C e E e betacarotenos, que cumprem um papel muito importante na redução da inflamação.
Gengibre
O gingerol, composto ativo que dá ao gengibre o seu característico sabor picante, faz com que ele seja um dos ingredientes naturais com maior poder anti-inflamatório.
Cúrcuma
Seu ingrediente ativo é a curcumina, conhecida por seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório que pode reduzir diferentes tipos de inflamação no organismo.
Como se isso já não fosse suficiente, ela ainda tem propriedades anticancerígenas que poderiam deter e prevenir o desenvolvimento de tumores e outras condições relacionadas.
Canela
De acordo com diversos estudos, a canela reduz os níveis de citocinas (moléculas reguladoras anti-inflamatórias) no organismo.
Probióticos
É o nome dado às bactérias “boas” que ajudam a regular a flora intestinal. Portanto,Consumir este tipo de produto todos os dias pode contribuir para recuperar o equilíbrio saudável de bactérias no intestino.
Recomendamos também a leitura: Contribuições das vitaminas nas dietas
Glutamina
É um aminoácido que contribui para o bem-estar de sistemas tão importantes quanto o digestivo e o imunológico.
A glutamina ajuda a reparar os danos no intestino, complementando o crescimento da mucosa intestinal.
Como preparar esta batida anti-inflamatória?
Esta batida é muito fácil de preparar e é uma forma saudável de reparar o intestino sem provocar efeitos colaterais no organismo.
Ingredientes
- 1 1/2 xícaras de leite de linhaça sem açúcar
- 1/2 xícara de manga congelada
- 1/2 xícara de mamão papaia fresco
- 1/4 xícara de nozes
- 1 cm de raiz de gengibre fresco
- 1 cm de raiz de cúrcuma fresca
- 1/2 colher de canela moída
- 1 colher de sementes de chia
- 1 colher de sementes de linhaça
- 1 colher de glutamina em pó
- 1/4 colher de pó de probióticos
Preparo
- Primeiramente coloque o leite de linhaça no liquidificador.
- Em seguida, acrescente o resto dos ingredientes.
- Processe tudo durante cerca de 2 minutos ou até que a mistura fique com uma consistência cremosa.
- No caso de não contar com um liquidificador potente, é necessário moer os frutos secos ou sementes antes de incorporá-los à batida.
- Assim que estiver pronto, tome bem fresquinho para que não perca a concentração de propriedades.
- O ideal é tomá-lo em jejum ou como um substituto do café da manhã.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Walker, A. (2010). Breast Milk as the Gold Standard for Protective Nutrients. Journal of Pediatrics. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2009.11.021
- Chatterton, D. E. W., Nguyen, D. N., Bering, S. B., & Sangild, P. T. (2013). Anti-inflammatory mechanisms of bioactive milk proteins in the intestine of newborns. International Journal of Biochemistry and Cell Biology. https://doi.org/10.1016/j.biocel.2013.04.028
- Macfarlane, S., Macfarlane, G. T., & Cummings, J. H. (2006). Review article: Prebiotics in the gastrointestinal tract. Alimentary Pharmacology and Therapeutics. https://doi.org/10.1111/j.1365-2036.2006.03042.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.