Batatas-doces recheadas com ervilhas e abacate
Muitas vezes, preparar um único prato é a melhor opção para nos alimentarmos adequadamente na hora das refeições, sem passar muito tempo na cozinha. Por isso, propomos uma receita saudável, nutritiva, vegetariana e simples: batatas-doces recheadas com ervilhas e abacate.
Com este prato não te faltará nada, pois fornecerá todos os nutrientes necessários para se manter saudável, além de saciar bem o apetite. Siga nosso passo a passo e descubra os benefícios que seus ingredientes principais trarão: batata-doce, abacate e ervilha.
Benefícios da receita com batatas-doces
Os três ingredientes que compõem esta receita contêm uma série de nutrientes essenciais para o organismo e que também se complementam muito bem entre si. Vejamos com mais detalhes abaixo.
- Batata-doce. A Batata-doce é um tubérculo rico em carboidratos, e por isso é uma boa fonte de energia. É rica em vitaminas A, B e C, e em minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio.
- Ervilha. A ervilha é uma leguminosa, fonte de proteína vegetal e que pode ser mais digestiva do que outras, como o grão-de-bico ou o feijão. Seus componentes incluem vitaminas A, B, C, E e K, além de potássio, fósforo, magnésio e cálcio. É também uma excelente fonte de fibra.
- Abacate. O abacate é um fruto muito completo, que não deve faltar em uma dieta saudável. Contém vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio e zinco. Também é uma boa fonte de proteína vegetal e contém gorduras saudáveis.
Batatas-doces recheadas com ervilhas e abacate
A receita de batata-doce recheada com ervilhas e abacate é rápida e fácil de fazer. É possível, inclusive, assar e armazenar as batatas-doces um dia antes para que na hora de comê-las seja preciso apenas aquecer e rechear. Algo muito útil quando estamos com pressa.
Também devemos enfatizar que existem dois tipos de batata-doce, dependendo da cor de sua polpa. As alaranjadas, que são as mais doces e as mais adequadas para assar.
Ingredientes
- Sal (a gosto)
- 4 batatas-doces (460 g)
- Azeite (a gosto)
- 1 xícara de ervilhas cozidas (200 g).
- 2 abacates médios maduros (500 g).
- Condimentos opcionais: pimenta-do-reino, páprica defumada, orégano.
Leia também: As melhores ervas e especiarias para o cérebro
Preparo
Processo de cozimento
- Primeiramente, asse as batatas-doces. Pode-se descascá-las ou não, de acordo com a preferência pessoal. Mas, de qualquer forma, lave-as bem.
- Em segundo lugar, corte as batatas-doces longitudinalmente, ao meio.
- Em seguida, coloque-as na assadeira, com a polpa voltada para cima, e tempere-as com azeite. Reserve os outros condimentos para após o cozimento.
- Caso as batatas sejam muito grandes, também pode-se optar por cortá-las em fatias um pouco mais finas. Dessa forma, elas vão assar em menos tempo.
- Durante o cozimento, a batata doce pode soltar seus açúcares, que caramelizam com o calor. Por isso, é recomendável usar papel manteiga ou folhas de silicone especiais para esse fim.
- Ajuste a temperatura do forno em 200 ° C e deixe que as batatas assem por pelo menos 45 minutos. No entanto, o tempo de cozimento dependerá da espessura das batatas-doces; portanto, a partir de meia hora, atenção para verificá-las. Fure as batatas com um garfo para saber se estão macias.
Recheio
- Enquanto a batata-doce assa, prepare o recheio.
- Primeiramente, corte o abacate ao meio e retire a polpa com uma colher.
- Misture o abacate com as ervilhas em uma tigela e esmague tudo com a ajuda de um garfo. Para uma textura mais lisa você pode usar o liquidificador ou o processador de alimentos.
- Tempere este creme a gosto com azeite, sal e especiarias.
- Quando as batatas estiverem prontas, adicione um pouco de sal e azeite, e coloque o creme por cima.
- Por fim, pode-se decorar com algumas folhas frescas de salsa, orégano seco ou páprica defumada. Além disso, um último fio de azeite dará uma aparência ainda mais saborosa.
Você tentaria preparar e provar esta receita simples de batata-doce recheada com ervilhas e abacate? Você não apenas obterá um prato muito saudável, como poderá surpreender seus convidados em tempo recorde.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wang, S., Nie, S., & Zhu, F. (2016). Chemical constituents and health effects of sweet potato. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2016.08.032
- Cowan, A. K., & Wolstenholme, B. N. (2015). Avocado. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00049-0
- Dahl, W. J., Foster, L. M., & Tyler, R. T. (2012). Review of the health benefits of peas (Pisum sativum L.). British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114512000852