Antibiótico caseiro à base de alho

· 18 de março de 2019
Para aproveitá-lo ao máximo, devemos consumir o alho cru, já que, cozido, ele perde até 90% de suas propriedades. A alicina, o princípio ativo que fornece os efeitos medicinais, é liberada ao socá-lo ou triturá-lo.

O alho é um alimento utilizado em todo o mundo, no entanto, nem todos conhecem suas propriedades medicinais. Durante séculos, a medicina natural tem utilizado remédios à base de alho, já que ele possui propriedades que ajudam a combater infecções, fungos, bactérias, além de ajudar a limpar e purificar o sangue. Uma maneira de desfrutar de todas essas propriedades é através de um antibiótico caseiro, que ensinamos neste artigo.

Essas magníficas propriedades são obtidas ao socar o alho, pois, com esse procedimento, uma substância chamada alicina é liberada, que é à base de muitos medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica.

Utilize este remédio em casa

O alho socado pode ser aplicado diretamente sobre a ferida. Isso aliviará a dor e evitará infecções, já que a alicina entrará na corrente sanguínea. Além disso, ao ser ingerido, o alho ajuda a gerar flora bacteriana benéfica e ameniza o efeito de medicamentos no estômago.

Para as infecções causadas por fungos como, por exemplo, o pé de atleta, é útil usar a pasta de alho como creme e cobrir os pés com meias. É recomendável que essas meias sejam exclusivas para o tratamento e que sejam descartadas no término.

Outro de seus benefícios pode ser observado ao esfregar na região do peito para aliviar os sintomas de resfriados, e ao esfregá-lo na região das fossas nasais, é possível aliviar os sintomas da sinusite e da rinite.

Leia também: O alho: um potente estimulador do sistema imune

Como preparar o antibiótico caseiro à base de alho?

Para fazer esse maravilhoso remédio multiuso, lembre-se da regra do 3×3.

Três ingredientes:

Para preparar serão necessárias três colheres de chá cheias de cada ingrediente.

Modo de preparo

  1. Coloque o óleo de coco para esquentar em fogo baixo.
  2. Adicione o azeite de oliva e misture-os de maneira uniforme.
  3. Quando estiver quente e homogêneo, adicione o alho picado, refogue e depois tire do fogo.
  4. Bata tudo em um liquidificador ou moa em um pequeno pilão ou moedor de café.
  5. Coe tudo e coloque em um frasco.
  6. Pronto! Agora você tem seu próprio antibiótico caseiro. Guarde-a na geladeira e não esqueça de que a mistura tem validade de duas semanas.

Pode te interessar: Como cultivar alho em casa

Para concluir

Esse antibiótico caseiro recém preparado apresenta uma cor branca parecida com o leite mas, pouco a pouco ela se torna uma pasta suave e espessa. Depois de várias horas de refrigeração, sua densidade terá aumentado, tornado-se uma mistura fácil de aplicar.

Apesar do óleo de coco, o cheiro do alho prevalecerá, por isso, utilize-o apenas em casa, pois esse cheiro também impregnará em sua roupa. Dessa forma, escolha roupas especificamente para o tratamento e tenha a precaução de não misturá-las com outras ao lavar.

É extremamente fácil preparar este antibiótico caseiro. Não hesite em prepará-lo; é um remédio natural que proporcionará inúmeros benefícios a toda a família.

  • Tsai, C. W., Chen, H. W., Sheen, L. Y., & Lii, C. K. (2012). Garlic: Health benefits and actions. BioMedicine (Netherlands). https://doi.org/10.1016/j.biomed.2011.12.002
  • Hogea, C. (2007). The health benefits of garlic. Total Health. https://doi.org/10.1300/J381v07n02_08
  • Petesch, B. L., & Sumiyoshi, H. (1998). Recent advances on the nutritional benefits accompanying the use of garlic as a supplement. In Trends in Food Science and Technology. https://doi.org/10.1016/S0924-2244(99)00005-9